02/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nessa aula de brincadeiras com tampinhas, os alunos poderão: aprender a reutilizar materiais para a construção de brinquedos (nesse caso, tampinhas); pesquisar novas formas e materiais para a confecção de brinquedos; confeccionar peões, currupios, bonecos, bate-bate.
Não há.
Espaços. Sala de aula, quadra, pátio, etc.
Materiais. Tampinhas de garrafas de metal ou plástico; caixas de papelão pequenas; rolos de papel higiênico; cola; fita adesiva; prego; cordão; tesoura;
Material: duas tampinhas, pedaço de barbante, prego para furar as tampinhas.
Como fazer:
1) fure as tampinhas ao meio
2) corte um pedaço de barbante de aproximadamente 50 cm de comprimento
3) passe o barbante pelos furos e dê dois nós, um do lado de dentro da tampinha e outro do lado de fora, para que elas fiquem fixas nas extremidades do cordão.
4) agora é só segurar no meio do barbante e balançar para cima e para baixo de modo que as tampinhas batam umas nas outras, fazendo barulho.
Na ilustração abaixo, troque as bolinhas por tampinhas e, no meio do barbante, não há necessidade de nenhum material.
fonte: http://www.dujair.com.br/fotos/bat_beg.jpg (último acesso em 20/11/2010)
Material: tampinhas de metal, prego ou tesoura; palitos de dente ou de fósforo
Como fazer:
- faça um furo no meio da tampinha usando o prego ou a tesoura.
- passe o palito pelo furo com cuidado para não quebrar o palito, deixando a maior parte do palito na parte de cima da tampinha.
- pinte as tampinhas e os palitos e se divirta!
Atividade 3. Boneco de tampinha. (aprox. 50’)
Material: diversas tampinhas coloridas de garrafas pet (a quantidade varia de acordo com o tamanho do boneco) Como fazer: 1) Perfure todas as tampinhas no centro com tesoura ou prego, exceto as tampinhas da extremidade das pernas e braços que possuem dois furos. 2) Monte cada membro separadamente. Passe o barbante ou um elástico fino nas tampinhas da extremidade, de modo que nas demais será passado um fio duplo. 3) Utilize, aproximadamente, 7 tampinhas para cada braço, 10 para cada perna e 9 para o corpo. Essa quantidade pode variar de acordo com o tamanho desejado para o boneco. 4) A cabeça poderá ser feita com o copinho de pequenos iogurtes e semelhantes, com tampas maiores de desinfetantes ou amaciantes, etc. 5) Invente um chapéu com tampas diferentes ou faça de material a sua escolha. 6) Pinte o olhos, boca, nariz, etc. O boneco está pronto para brincar!
fonte: http://2.bp.blogspot.com/_tG3G2dVVRhg/So67uI_pWdI/AAAAAAAAAYQ/lTtIUMZXQcI/s320/HPIM0873.JPG (último acesso em 20/11/2010)
fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:BsOSL9qVkLDfyM:http://www.setorreciclagem.com.br/albums/album09/boneco_de_tampas_pl_sticas.sized.jpg&t=1 (último acesso em 20/11/2010)
Abaixo, o(a) professor(a) poderá encontrar outras variações e bonecos:
fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ppf4vvCdGH4/TFQj8LB7k1I/AAAAAAAAAEA/nhukYCFjtX4/s320/pgtos_revistas_001.jpg (último acesso em 20/11/2010)
fonte: http://2.bp.blogspot.com/_imUK17pl8Vw/S88kx-cdD8I/AAAAAAAAApI/WEhIUrQCdeI/s1600/boneca+de+tampinha+PET+001.jpg (último acesso em 20/11/2010)
Atividade 4. Corrupio. (aprox. 20’)
Para a confecção desse brinquedo os professores precisarão de pedaços de barbante cortados com, aproximadamente, 60 cm de comprimento, para cada brinquedo. Além do barbante, também precisamos de uma tampinha furada com dois furos(ou botão grande), para cada criança. Passe o barbante pelos dois furos de modo que a tampinha fique ao meio do seu comprimento, e amarre as pontas formando uma espécie de laço. Segure nas duas extremidades do barbante, enrole-o fazendo o movimento de girar a tampinha e depois é só brincar esticando e encolhendo o barbante. A tampinha gira sem parar! Para ficar mais vistoso, pode-se pintar a tampinha com listras coloridas ou até fazer um disco colorido de papelão para que ele gire enquanto puxamos e encolhemos o barbante.
A seguir, um vídeo mostrando como fazer um corrupio de botões.
http://www.youtube.com/watch?v=NQlcB12kXok&feature=related (último acesso em 20/11/2010)
fotografias:
http://bp1.blogger.com/_VSHPSdgNJls/R2jXUb8SPLI/AAAAAAAAAFE/rqUH7Gud_y4/s320/DSC00705.JPG (último acesso em 20/11/2010)
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11983/boneco%20de%20tampinhas.pdf?sequence=1 (último acesso em 20/11/2010)
Como avaliação em Educação Física, acreditamos que a participação e o envolvimento dos alunos devem ser acompanhados durante toda a aula. O importante para esse momento é ter uma conversa final, em roda, perguntando sobre o conteúdo da aula. O que aprenderam com a aula que não sabiam? Quais brinquedos mais gostaram de fazer? Que outros gostariam de aprender? Questione sobre os preços dos brinquedos que compram e relacione essa informação à facilidade com que podemos construir um com materiais já usados, reutilizando-os. Enfatize a importância da construção dos próprios brinquedos, o prazer em fazer como queremos e em não encontrarmos outro igual. Enfim, converse sobre o que achar necessário para avaliar a sua aula e o aprendizado de seus alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/08/2012
Cinco estrelasExcelente! O que estava procurando já que estou começando a trabalhar com reciclagem. Parabens pelo trabalho. Vou seguir teu exemplo.