Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Na ponta da língua - Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar parlenda como versos infantis com rimas.

Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda.

Expressar-se com clareza e ritmo.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Brinque de um boliche diferente com os alunos.

Faça os pinos do boliche com garrafas plásticas recicláveis e a bola de boliche, de borracha, um pouco mais pesada que a de plástico. Coloque dentro das garrafas versos infantis rimados, que são as PARLENDAS.

Divida a turma em dois grupos. Um dos critérios de escolha pode ser o sorteio.

Apresente uma caixinha com tampinhas de garrafas plásticas recicláveis verdes e com a mesma quantidade de tampinhas vermelhas aos alunos. Eles retiram uma tampinha e posicionam-se em fila, de acordo com a cor da tampinha retirada.

A brincadeira consiste em cada componente do grupo derrubar, um de cada vez, somente a garrafa plástica que tiver a tampinha da mesma cor sorteada pelo seu grupo.

As garrafas deverão estar arrumadas em colunas, deixando um espaço entre elas, para facilitar o lançamento da bola pelos alunos.

O professor terá uma garrafa a mais, que não fará parte do jogo, para ser utilizada caso o aluno não acerte o lançamento.

Combine com os alunos quantos lançamentos de bola cada um poderá fazer (1, 2 ou 3) e explique que eles só poderão derrubar uma garrafa.

Caso o aluno acerte, abre a garrafa que derrubou, retira uma parlenda e passa para o final da fila. Caso contrário, ele retira uma parlenda da garrafa do professor e, assim, sucessivamente. Ao final da partida, forme uma roda com os alunos e peça para cada um ler o verso que retirou da garrafa.

Outra sugestão seria colocar as parlendas dentro de caixas de papelão. O professor prepara três caixas com versos infantis rimados. Uma caixa teria a cor verde, a outra vermelha e a terceira branca ou outras cores de sua escolha. As crianças realizam a mesma brincadeira,o jogo de boliche, mas ao invés de tirar as parlendas da garrafa derrubada, tiram os versos infantis da caixa.

Assim, caso o aluno acerte o lançamento, retira uma parlenda da caixa referente à cor da sua tampinha e passa para o final da fila. Caso contrário, ele retira uma parlenda da caixa branca.

Exemplos de parlendas que poderão fazer parte da brincadeira:  

 

Hoje é domingo,

Pé de cachimbo;

Cachimbo é de barro,

Bate no jarro;

O jarro é de ouro,

Bate no touro;

O touro é valente,

Machuca a gente;

A gente é fraco,

Cai no buraco.

Buraco é fundo,

Acabou-se o mundo.   

Bambalalão

Sinhô Capitão

Espada na cinta

Ginete na mão   

Rei, capitão

Soldado, ladrão

Moça bonita

    Do meu coração    

 

Corre cotia

Na casa da tia

Corre cipó

Na casa da vó

Lencinho na mão,

Caiu no chão.

Moça bonita

Do meu coração.   

Meio-dia

Macaca Sofia.

Panela no fogo,

Barriga vazia.  

 

Ao final da brincadeira, oriente o grupo a fazer a leitura de cada parlenda sorteada e pergunte se alguém leu ou já ouviu aqueles versos rimados e o que observou neles.

Peça para as crianças destacarem nas parlendas se há repetições de palavras, ritmo, rimas...

Estimule os alunos a perceberem que apesar de não ter melodia, a sua arrumação de palavras obedecem a um ritmo que a própria metrificação das sílabas lhe empresta.   

Atividade 2

JOGO DA MEMÓRIA 

Proponha um jogo da memória diferente.

Pegue as parlendas e cole cada verso em uma cartolina.

As fichas de cartolina devem ser todas do mesmo tamanho e cor, de preferência.

Forme uma roda com a turma e apresente o jogo.

Explique que a brincadeira será em duplas. Cada criança da dupla terá uma chance de virar, simultaneamente, uma ficha para tentar encontrar os versos que correspondem à mesma parlenda.

Caso a dupla não encontre os versos, devolve as fichas para o centro da roda e passa a vez para a próxima dupla. Quem encontrar as duas fichas com os versos da mesma parlenda, continua a jogar até completar toda a parlenda. O jogo termina quando todas as parlendas forem descobertas.

Estimule os alunos a observarem e emitirem suas opiniões sobre as parlendas apresentadas.

Ao final, anote informações de seus alunos sobre a leitura de parlendas e coloque no mural.   

Atividade 3

PEGA-PEGA DE PARLENDAS

Em roda, distribua os versos de diferentes parlendas, em tiras de cartolina, para as crianças.

Peça que cada uma delas leia silenciosamente o seu verso. Depois da leitura, o professor apresenta o jogo. Explique que cada criança deverá se posicionar aleatoriamente pelo pátio e, após o sinal combinado pelo professor, ela irá procurar as outras crianças que possuem os versos que completam a sua parlenda.

As crianças vão se agrupando até encontrar todos os versos que formam a parlenda. Depois, sentam em roda para organizar os versos e colocar a parlenda na ordem certa.

Caso o grupo descubra que os versos não se completam, deverão entrar novamente no pega-pega.

Assim que todos formarem as parlendas, o professor dará 5 minutos para os grupos lerem silenciosamente e escolherem uma palavra do verso que deverá ser retirada da parlenda para que as outras crianças descubram. Depois, cada grupo fará a leitura da sua parlenda e os outros deverão completar com a palavra que falta.

  

Atividade 4

Com a turma em roda, coloque no centro da mesma, cartelas com desenhos ou fotos de animais e objetos. Peça que cada criança escolha uma cartela e volte para a roda.

Explique que a brincadeira será de perguntas e respostas.

O professor fará as perguntas e os alunos terão que responder, utilizando os desenhos ou fotos escolhidas por eles.

Parlenda sugerida para a atividade:

  

Cadê o toucinho

Que estava aqui?

O gato comeu.

Cadê o gato?

Fugiu pro mato.

Cadê o mato?

O fogo queimou.

Cadê o fogo?

A água apagou.

Cadê a água?

O boi bebeu.

Cadê o boi?

Foi amassar o trigo.

Cadê o trigo?

Foi fazer pão?

Cadê o pão?

O padre pegou.

Cadê o padre?

Foi rezar missa.

Cadê a missa?

Já se acabou.   

 

O professor começa a brincadeira, perguntando:

 _ Cadê o toucinho que estava aqui?

A criança que estiver com a cartela do desenho (neste caso, o gato) levanta a cartela e responde a pergunta:

Fonte: http://jornale.com.br/petblog/?p=818   

_ O gato comeu.

O professor continua fazendo as perguntas:

_ Cadê o gato?

A criança que estiver com a cartela do desenho, levanta a cartela e responde:

Fonte: http://plantamania.wordpress.com/author/plantamania/page/75/ 

- Fugiu pro   mato.

E, assim, sucessivamente.

Fonte: 

http://indexmp3free.com/partistinitialp/ 

http://gentedefe.com/groups/padre-marcelo-rossi   

http://jornale.com.br/mirian/?p=8777   

http://ciencia.hsw.uol.com.br/trigo2.htm 

http://hummcerveja.blogspot.com/2009/04/agua.html 

http://teimoudevir.blogspot.com/2010/06/nos-somos-fogo.html 

Sugiro que o professor apresente não só cartelas com desenhos e fotos que compõem a parlenda original, como também outros desenhos ou fotos a fim de promover a criação de novas perguntas e respostas (produção textual) e oportunizar a participação das crianças que não conhecem a parlenda.

O professor poderá apresentar cartelas somente com desenhos e fotos, ou somente com palavras ou ainda com desenhos, fotos e palavras.

Recursos Complementares

Meu Livro de Folclore - Ricardo Azevedo - Editora Ática

http://www.ricardoazevedo.com.br/

http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse05.htm

Dicionário do Folclore Brasileiro - Luís da Câmara Cascudo - Editora Globo 

http://www.novacultura.de/camara.html 

Avaliação

A avaliação deve ser feita durante a realização das atividades.

Observe se o aluno identificou a presença de ritmo nas parlendas e utilizou a rima nas construções de seus versos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.