30/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
1) Investigar o que vem a ser o aquecimento global e quais são as prováveis causas
2) Identificar os impactos do aquecimento global para a vida dos seres vivos e para o ambiente
3) Provocar um debate a respeito das ações do homem que podem contribuir para minimizar os impactos ambientais decorrentes deste fenômeno
Estudo do clima, ciclo da água
Fonte de consulta:http://oalvodanoticia.blogspot.com/2008/12/formas-simples-de-combater-o.htm
ATIVIDADE 1
1) Professor/a, apresente esta gravura (gravura 1) e explore as associações feitas pelos/as alunos/as.
2) Após este momento, apresente as seguintes gravuras(gravuras 2 e 3) :
Fontes de consulta: http://obviousmag.org/archives/2007/06/aquecimento_glo.html
Fonte de consulta:http://oalvodanoticia.blogspot.com/2008/12/formas-simples-de-combater-o.html
3) Olhando para estas duas gravuras vocês conseguem descobrir qual é o tema da aula de hoje?
4) Estas duas situações apresentadas acontecem em seu município? Quando? Onde? Em qual/ais horário/os?
5) Você consegue estabelecer alguma relação entre o ambiente e a qualidade de vida dos seres vivos?
6) Na sua opinião, qual é a participação do homem para a manutenção destas situações?
7) E para o combate e prevenção em relação a estas situações?
8) Como se denomina o fenômeno que pode ser provocado por estas situações apresentadas?
ATIVIDADE 2
Filme 1: Aquecimento global: Nossa Realidade (7:20)
http://www.youtube.com/watch?v=Bm0KJeS3miY
Filme 2: Aquecimento global: O mundo em nossas mãos (4:08)
http://www.youtube.com/watch?v=e1g4C4-G0gY&feature=related
Após a exibição dos filmes, dar continuidade a discussão coletiva a respeito do tema: Aquecimento global
ATIVIDADE 3
TRABALHANDO COM TEXTO:
AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco séculos, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno. No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo. O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano se tornou 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas. Texto adaptado. Fonte de consulta: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
Professor: Explore o texto oralmente e depois solicite que os alunos/as respondam no caderno as seguintes questões. Esta atividade pode ser feita em duplas.
1) Elabore um conceito de aquecimento global
2) Quais são os fatores que contribuem para que ocorra o aquecimento global?
3) Qual(ais) são as ações do homem que têm contribuído para o aquecimento global?
4) Quais são as ações do seu cotidiano que contribuem para o agravamento desta situação?
5) E quais são as ações do seu cotidiano que podem contribuir para a melhoria desta situação e mesmo para a prevenção?
ATIVIDADE 4
VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE.
LÍNGUA PORTUGUESA e GEOGRAFIA: Solicitar que os/as alunos/as reúnam notícias de jornais ou revistas sobre o aquecimento global e montem um mural com elas. As notícias podem ser agrupadas por regiões ou não. Após esta etapa, promover um debate coletivo.
MATEMÁTICA: Após o agrupamento destas reportagens por região, construir gráficos apontando a incidência nas diferentes regiões e elaborar uma conclusão do grupo.
http://www.brasilescola.com/geografia/os-efeitos-aquecimento-global-no-brasil.htm
http://www.grupoescolar.com/materia/efeitos_do_aquecimento_global_no_brasil.html
A avaliação dos/as alunos/as será processual e será feita em todos os momentos da aula. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno/a na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/06/2014
Quatro estrelasÓtimo, muito bom mesmo usei para me ajudar no trabalho de Prática de Ensino. Obrigada
03/06/2011
Quatro estrelasMaravilhoso esse plano