14/10/2010
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.
Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da coparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.
O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.
Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.
Rádio - http://www.jarriermodrow.com/wp-content/uploads/2010/01/boombox-hip-house.jpg
Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos trechos de gravações de diversos gêneros musicais:
Samba - Bateria de escola de samba - http://www.4shared.com/audio/pDtXu_90/Bateria_Escola_de_Samba_01.html
Bossa nova - Este seu olhar - http://www.4shared.com/audio/qYqWG5-x/06_Este_seu_olhar-_S_em_teus_b.html
Choro - Bole-bole - http://www.4shared.com/audio/vDhhUln7/Bole-Bole.html
Frevo - Viva o Recife - Hino dos batutas de São José - http://www.4shared.com/audio/Axqt3LzC/02_Viva_o_Recife-_Hino_dos_Bat.html
Marchinha - Ó Abre Alas - http://www.4shared.com/audio/UibxKAIO/Carnaval_-_O_Abre_Alas.html
Ciranda - Lia de Itamaracá - http://www.filestube.com/f96b9e68285c78c603e9,g/Lia-de-Itamarac%C3%A1-Eu-sou-Lia-Minha-ciranda-Preta-cirandeira.html
Baião - Baião de corda - http://www.4shared-china.com/account/audio/dzPH0jMC/Baio_de_Corda_-_No_P_do_Lajero.html
Reggae - Stir it up - http://www.4shared.com/audio/K8fevncv/Bob_Marley__-_Stir_It_Up.html
Rock - Smoke on the water - http://www.4shared.com/audio/aq0_1wUN/Deep_purple_-_Smoke_On_The_Wat.htm?aff=7637829
Funk - Rap da felicidade - http://www.4shared.com/account/file/51359207/11f1743c/01_Rap_da_Felicidade_-_Cidinho_e_Doca.html
Rap - Base rítmica - http://www.4shared.com/account/audio/0e7C7_Z8/Base_-_Freestyle_Beats_2010.html
Promova uma discussão à respeito dos estilos:
Roda de samba - http://www.artvisiongallery.kit.net/outubro_07/1_roda_de_samba.jpg
Professor(a), agora promova um desafio de criação musical. Proponha aos alunos que se reúnam em grupos de 4 a 6 alunos e produzam canções, em que escolham um dos gênros musicais ouvidos e misturem com algum outro. Como se daria uma mistura de funk com baião? Ou Rock com frevo? Experimente com os alunos algumas possibilidades e acompanhe seu processo de pesquisa problematizando as soluções encontradas. Para dinamizar o processo, os gêneros podem ser sorteados aleatoriamente pelos grupos.
É importante que os alunos se atentem para:
Se achar pertinente, desdobre esta aula em um projeto com desdobramento em algumas aulas, estimule a pesquisa dos gêneros por parte dos grupos e a troca de informações. Peça registros audiovisuais e traga novos materiais musicais que possam ser ainda desconhecidos da turma.
Ao final da aula, ou do projeto, promova uma apresentação das músicas compostas e registre em audio e vídeo a performance dos alunos. Faça uma avaliação crítica com a turma do processo e o que poderia ser aprimorado nos resultados. Proponha uma autoavaliação perguntando: "O que aprenderam neste processo?". Possívelmente os conhecimentos acumulados vão além do saber estritamente musicais. Busque o diálogo com suas referências culturais. Os gêneros musicais ouvidos em suas comunidades e bairros de origem. O projeto poderia ser ampliado no sentido de uma investigação sobre outros gêneros musicais praticados em outras culturas.
Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...
Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf
Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf
Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao
Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/11/2010
Cinco estrelasTrabalhar com arte é sempre muito produtivo, pois o lúdico é um caminho que facilita a cognição A aula é maravilhosa, que bom que bons professores neste Brasil COLOCAM SUA INTELIGÊNCIA A MOSTRA. OBRIGADA PROFESSOR