Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vidro – entendendo seu processo de reciclagem

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar uma pesquisa dirigida, demonstrando interesse e participação pelo assunto estudado.
  • Compreender o processo de reciclagem do vidro a partir de imagens apresentadas.
  • Exercitar a oralidade e a interpretação, a partir de uma pesquisa e de imagens apresentadas.
  • Produzir, coletivamente, um texto informativo sobre a reciclagem do vidro.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Através de uma conversa informal, perguntar às crianças:

  • Vocês já pararam pra pensar do que é feito o vidro?
  • Que material da natureza é usado para fabricá-lo?
  • Quanto tempo dura o vidro?
  • Será que o vidro pode ser reciclado?
  • Como será que acontece a reciclagem do vidro?

Essas perguntas servirão de introdução para o trabalho proposto. A professora irá propor à turma uma pesquisa sobre o vidro e o seu processo de reciclagem. Deve dar uma folha para cada criança (anteriormente xerocada). A data de entrega da pesquisa deve ser combinada com os alunos.

Momento 2

Chamar cada aluno para apresentar aos colegas o que descobriu sobre o vidro e seu processo de reciclagem. A professora ajudará a criança a ler, caso seja necessário.

Ao final das apresentações, deve ser apresentado à turma o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=0mujuo0nl3k&feature=related, que explica, de forma resumida, o processo de fabricação do vidro. 

Momento 3

Baseados no vídeo apresentado, pedir que façam em uma folha de papel A4 ou no caderno, desenhos de diversos objetos criados a partir do vidro. Deve ser colocado o título: ESTUDANDO O VIDRO

Momento 4

Falar para as crianças que o vidro é um material 100% reciclável, ou seja, uma tonelada de vidro "velho" pode ser transformada em uma tonelada de vidro novo. Com a reciclagem nós ajudamos o meio ambiente, pois economizamos recurso e poluímos menos o ar. Mostrar a imagem abaixo:

http://1.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/SSAi7Gg-3dI/AAAAAAAAAUA/IfvcwSBRzxk/s400/Vidro_OP.jpg 

Apresentar para as crianças o ciclo de reciclagem do vidro, através da imagem abaixo:

Pedir aos alunos para contar como acontece o processo de reciclagem do vidro baseado na figura acima.

http://laupg.files.wordpress.com/2008/06/vidro031.jpg 

Momento 5

Redigir um texto com a turma explicando esse processo. Colocar no quadro o título:

A RECICLAGEM DO VIDRO

À medida que as crianças forem falando, a professora vai escrevendo no quadro e a turma copiando.

Ex:

A reciclagem do vidro

O vidro é um material 100% reciclável. Quando jogamos no lixo embalagens de vidro, elas são limpas e separadas. Depois disso, são trituradas e transformadas novamente em matéria-prima. Essa matéria-prima vai para as indústrias vidreiras, são moldadas e transformadas em novas embalagens. Existem vários produtos feitos de vidro: janelas, garrafas, potes, etc... Esses produtos são distribuídos nas lojas e vendidos aos consumidores. Esses consumidores utilizam o vidro e depois o jogam fora de novo, a partir daí recomeça um novo ciclo.

  • Caso a cidade possua uma usina de reciclagem, é interessante a professora tentar organizar uma visita com os alunos, dando-lhes a oportunidade de vivenciar e entender melhor como se dá o processo da reciclagem.

Recursos Complementares

Site contendo mais informações e curiosidades sobre a reciclagem do vidro: http://www.ecosama.com.br/uploads/editor/file/agir/tudo_sobre_vidros.pdf 

Avaliação

Observar se houve interesse e comprometimento na pesquisa realizada.

Observar se a turma conseguiu compreender o processo de reciclagem do vidro a partir da imagem apresentada, fazendo a interpretação do momento 4.

Observar se foram capazer de criar um texto contendo as informações sobre a reciclagem do vidro.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rosane Oliveira Vaz, Escola Municipal , Minas Gerais - dijo:
    roseovaz@gmail.com

    30/07/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a da aula. Através dela o aluno terá oportunidade de construir realmente conhecimento. O trabalho foi todo direcionado. Apresentou-se um problema, levantou-se hipóteses, fez-se pesquisas, exposição de vídeo e principalmente, a conclusão com registro de tudo que foi aprendido durante a aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.