Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Carta Enigmática: como trabalhar

 

24/11/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Exercitar a leitura a partir de um Livro de Literatura em forma de texto enigmático.

Compreender as especificidades do gênero Carta Enigmática, através de atividades relacionadas.

Produzir uma carta enigmática demonstrando conhecer a estrutura desse gênero.

Correlacionar a confecção de uma carta enigmática à diferentes temas propostos.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha conhecimentos acerca do gênero carta.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor disponibilizará o livro abaixo para os alunos lerem em duplas.

Antes, porém, algum voluntário da escola poderá se fantasiar de bruxa e entrar inesperadamente na sala para realizar um suspense acerca do personagem do livro e da história que será lida.

(Imagem retirada do site: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03101-2.jpg) 

Momento 2

Em seguida, o professor os questionará:

  •  O que essa história tem de diferente de outras histórias de livros que vocês já leram?

O professor os ajudará a perceber que essa história é contada através de palavras e de figuras que substituem palavras.

Momento 3

  1. Após uma leitura em voz alta pelo professor, os alunos realizarão uma leitura oral à frente da sala. Cada dupla lerá uma página do livro, sendo que um integrante da dupla lerá a parte escrita da página e o outro dirá o nome das figuras, complementando o texto.
  2. O professor pedirá para que, em duplas, os alunos escrevam frases sobre a história da bruxa, substituindo algumas palavras por desenhos.
  3. Essas frases serão corrigidas pelo professor, lidas pelos alunos à frente da sala e serão escolhidas as frases mais criativas e bem desenhadas, para serem reproduzidas em um cartaz que, por sua vez, enfeitarão a sala.
  4. O professor pedirá para os alunos pesquisarem em diferentes fontes como internet, livros e revistas alguns exemplos desse texto, bem como o nome desse tipo de texto.

Momento 4

Na aula seguinte, os alunos lerão à frente da sala os textos trazidos e, com o auxílio do professor, concluirão que tais exemplos denominam-se CARTAS ENIGMÁTICAS, havendo vários tipos desses textos, uma vez que uns podem apresentar figuras juntamente com palavras e outros podem representar enigmas maiores, como o uso de apenas sílabas de algumas figuras, de acordo com o exemplo abaixo:

(Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_jOM-lGA-WFM/Sb-eGSY1UfI/AAAAAAAAAPg/D19s9-NoCLQ/s400/digitalizar0010.jpg )

Após a apresentação dos textos pelos alunos, o professor pedirá que, em duplas, eles reescrevam uma carta enigmática trazida por eles, substituindo as figuras por palavras. O professor poderá, também, estipular apenas um texto para ser reescrito por todos e, esse texto poderá ser como o seguinte, abordando questões de outra disciplina para a realização de um trabalho interdisciplinar.

 

(Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_tv8VbDrUe4I/TALX2CBgw-I/AAAAAAAAA9g/UjJbY0z9JzM/s1600/CADEIA~2.JPG )

Momento 5

  • Os alunos serão motivados a escreverem sua própria carta enigmática a partir de temas propostos pelo professor, os quais poderão ser relacionados a outros conteúdos (inclusive de outras disciplinas estudadas).
  • Outra ideia é propor aos alunos que escrevam uma carta enigmática para uma bruxa, contando como é a vida na cidade. (Tema do livro "Era uma vez uma Bruxa")
Recursos Complementares

Caso o professor queira trabalhar outros exemplos de carta enigmática poderá acessar o site: http://ofundamental.blogspot.com/2010/01/carta-enigmatica.html 

Avaliação

O professor avaliará:

  • se os alunos foram capazes de escrever frases a respeito do livro, substituindo palavras por figuras;
  • se os alunos souberam pesquisar e apresentar exemplos de cartas enigmáticas;
  • a reescrita dos alunos, substituindo figuras por palavras;
  • a produção em duplas a respeito do tema proposto, observando a compreensão acerca da estrutura das cartas enigmáticas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.