24/11/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Exercitar a leitura a partir de um Livro de Literatura em forma de texto enigmático.
Compreender as especificidades do gênero Carta Enigmática, através de atividades relacionadas.
Produzir uma carta enigmática demonstrando conhecer a estrutura desse gênero.
Correlacionar a confecção de uma carta enigmática à diferentes temas propostos.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha conhecimentos acerca do gênero carta.
Momento 1
O professor disponibilizará o livro abaixo para os alunos lerem em duplas.
Antes, porém, algum voluntário da escola poderá se fantasiar de bruxa e entrar inesperadamente na sala para realizar um suspense acerca do personagem do livro e da história que será lida.
(Imagem retirada do site: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03101-2.jpg)
Momento 2
Em seguida, o professor os questionará:
O professor os ajudará a perceber que essa história é contada através de palavras e de figuras que substituem palavras.
Momento 3
Momento 4
Na aula seguinte, os alunos lerão à frente da sala os textos trazidos e, com o auxílio do professor, concluirão que tais exemplos denominam-se CARTAS ENIGMÁTICAS, havendo vários tipos desses textos, uma vez que uns podem apresentar figuras juntamente com palavras e outros podem representar enigmas maiores, como o uso de apenas sílabas de algumas figuras, de acordo com o exemplo abaixo:
(Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_jOM-lGA-WFM/Sb-eGSY1UfI/AAAAAAAAAPg/D19s9-NoCLQ/s400/digitalizar0010.jpg )
Após a apresentação dos textos pelos alunos, o professor pedirá que, em duplas, eles reescrevam uma carta enigmática trazida por eles, substituindo as figuras por palavras. O professor poderá, também, estipular apenas um texto para ser reescrito por todos e, esse texto poderá ser como o seguinte, abordando questões de outra disciplina para a realização de um trabalho interdisciplinar.
(Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_tv8VbDrUe4I/TALX2CBgw-I/AAAAAAAAA9g/UjJbY0z9JzM/s1600/CADEIA~2.JPG )
Momento 5
Caso o professor queira trabalhar outros exemplos de carta enigmática poderá acessar o site: http://ofundamental.blogspot.com/2010/01/carta-enigmatica.html
O professor avaliará:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/07/2013
Cinco estrelasUau que legal gostei muinto msm quero aprender mais ^_^
19/05/2012
Cinco estrelasexcelente... quero imprimir