28/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Já ter tido um contato inicial com expressões metafóricas.
1ª aula:
a) Conversar com os alunos, através de perguntas como:
Hoje nós vamos conhecer um personagem muito curioso, que brinca muito com as palavras.
b) Convidar os alunos a ler o livro
Título: De hora em hora
Autoras: Ruth Rocha e Helena Alexandrino
Editora: Quinteto Editorial
Capa do livro disponível em:
http://imagem.buscape.com.br/capas/livros/340/502/190x190_8530502043.jpg
c) Explorar a leitura para detectar o nível de compreensão da turma, verificando se perceberam os diálogos, as ideias do texto, personagens, enfim, a estrutura de um texto narrativo. As perguntas podem ser:
* O texto narra uma conversa entre pessoas de uma família. Em uma conversa, há mais de uma pessoa falando. Quem são os interlocutores dessa história, ou seja, aqueles que participam da conversa?
* Num texto escrito, como identificamos as diversas falas, os diálogos presentes na história?
* Quem é a personagem principal?
* Em que lugar acontece a história?
* Uma narrativa tem início, meio e fim. Normalmente, no início se apresenta o cenário e as personagens, no meio da história o problema ou conflito e no fim, a resolução do problema. Qual era o problema de Marcelo?
d) Propor a leitura dialogada do texto, em que os alunos representarão os personagens que aparecem na história. (Vários grupos poderão fazer essa leitura. Se a escola possuir um palco, os alunos poderão fazer a dramatização, ou mesmo, em lugar de destaque na sala de aula).
e) Como atividade interdisciplinar, a professora poderá perguntar aos alunos quem sabe ver as horas. Caso os alunos não saibam, o livro é uma boa oportunidade para a exploração da Medida de Tempo, pois apresenta conceitos relacionados a horas, minutos, segundos, contextualizando os momentos em que o personagem faz cada atividade.
2ª aula:
a) Recordar a história da aula anterior, pedindo aos alunos que recontem oralmente.
b) Propor atividades escritas relacionadas ao texto para verificar a compreensão.
1. Releia o texto e escreva as explicações que foram dadas para as dúvidas de Marcelo:
- "pra vê a bandapassá"
- "sinal tem pelo"
- "terra margarida"
- "ia veazora"
2. Qual o significado da palavra garrida?
3. Cite uma característica para Marcelo.
4. O que você acha da atitude dos pais de Marcelo ao esclarecer as dúvidas do menino? Justifique sua resposta.
c) Quando os alunos terminarem a atividade, a professora pedirá que eles troquem os cadernos. Fará a correção no quadro, com a participação dos alunos, que farão as correções nos cadernos dos colegas.
3ª aula
a) Recordar o livro trabalhado nas aulas anteriores.
b) Explicar aos alunos que há várias formas de se iniciar uma história e ver como foi que a autora optou por iniciar o livro.
Propor que os alunos façam um outro início para a história, outra introdução do livro, apresentando a personagem principal, o local onde ela se encontra, quando acontece a história...
c) Após a escrita do texto, a professora fará a correção individual e depois os alunos poderão fazer a apresentação para a turma.
Para aprender a ver as horas, os alunos poderão ter acesso ao link:
Observar a participação dos alunos na conversa, bem como ao responder às questões por escrito para verificar se compreenderam a história e as expressões utilizadas.
Verificar se os alunos perceberam a estrutura do texto narrativo, bem como se identificaram o problema vivenciado por Marcelo. Avaliar se identiifcaram o início da narrativa e se conseguiram produzir outro início com coerência e criatividade.
Observar se os alunos foram capazes de identificar o discurso direto presente no livro, fazendo a leitura dialogada, cada qual no seu turno.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!