16/11/2010
Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecatrônica |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Apresente para os alunos a ilustração de um circuito simples e peça que identifique a partir dele o que segue nas questões.
Figura 1. Circuito simples, um gerador, uma pilha e uma lâmpada (resistor). Imagem obtida do endereço: http://www.mecatronicaatual.com.br/files/image/figura_2_MoNtaTrekO.jpg
Exiba o filme de 5,5 minutos sobre os resistores, do endereço a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=mpA02wlddBc&feature=fvsr
Debata o que foi apresentado, seguindo os passos a seguir:
Apresente o simulador "Resistência e mais resistência" abaixo, para os alunos. Siga os passos abaixo para explorar o recurso.
Resistências e mais resistências
Nesta atividade o valor da resistência de um resistor pode ser alterado mudando as cores das linhas que aparecem no resistor. Este simulador ainda tem uma representação do circuito simples e de um ohmímetro, aparelho usado para medir a resistência elétrica. Esta atividade pode ser feita no laboratório de informática. O simulador pode ser acessado em tempo real pelo endereço: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=tex&cod=_medindoresistores
Este programa simulador pode ser baixado em seu computador e projetado durante a aula.
Apresentados os recursos e aplicados espera-se que o aluno saiba o que acontece com a corrente no circuito quando se varia a resistência, mantendo constante a diferença de potencial do gerador. A potência é o produto da corrente e pela diferença de potencia em que a resistência está submetida,como pode ser revisto na aula "Potência Elétrica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22287 . Desta forma o consumo dos aparelhos está ligado a corrente elétrica também. Como fechamento da atividade sobre resistores peça que ordene os aparelhos eletrodomésticos, listados na tabela a seguir, de forma que eles listem os que tem menor resistência primeiro, isto em ordem crescente de consumo, para fazer isto de forma correta, verifique a potência destes aparelhos, quando ligados em 12o Volts e ordene os que tem maior potência primeiro.
Aparelhos: |
Televisor |
Geladeira |
Chuveiro |
Ferro de passar |
Secador de cabelos |
Nome | Tipo |
---|---|
Resistências e mais resistências | Animação/simulação |
Como funciona um resistor pode ser estudado em : http://sabecomofunciona.blogspot.com/2008/05/blog-post.html
Detalhes de um resistor pode obtido em : http://www.ensinodefisica.net/2_Atividades/anee_femag_resistor-eletrico.pdf
O simulador a seguir pode ser utilizado para obter o valor da resitência de um resistor. Ele é simples e prático e dá uma ideia do porque das cores nos resistores.
http://www.gelsat.hd1.com.br/simulador.html
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!