04/11/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Conteúdo Específico
Recursos da aula
Experimentos para o Ensino Médio - Enchendo um balão sem soprar. (Clique na figura ao lado para ler o roteiro do experimento).
http://paginas.terra.com.br/educacao/quimicando/
Vídeo sobre o Aquecimento global com aproximadamente 3 minutos de duração. (Clique na figura ao lado para ver o vídeo).
http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2007/02/03/RelatoClimaONUedt.flv/view
Sugestão de Aula
Preparando a aula:
Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam jaleco (guarda-pó, avental), óculos de proteção e uma garrafa plástica descartável e limpa (garrafa de suco ou água).
Introduzindo a aula ( 5 a 10 min.)
Esta aula pode ser desenvolvida na própria sala de aula, ou em sala ambiente ou no laboratório da escola, sendo importante observar que a atividade implica em uso de materiais que requerem a organização da sala ao final do experimento.
Inicialmente, recolha as garrafas plásticas trazidas de casa pelos alunos e peça para que eles se organizem formando grupos com três componentes.
Reproduza o vídeo Aquecimento global como introdução à aula.
Explique aos alunos que eles irão receber um roteiro para realizar um experimento, o qual os auxiliará a entender o comportamento dos gases, que explicará por que gases produzidos em indústrias de um local podem contribuir para o aquecimento climático de locais distantes. Oriente os alunos para que tomem nota de todos os fenômenos que irão ser observados durante a execução do experimento. Chame atenção para normas de segurança.
Desenvolvendo a aula (20 a 25 min.)
Entregue para cada grupo o roteiro do experimento Enchendo um balão sem soprar (http://paginas.terra.com.br/educacao/quimicando/ ) um kit contendo os materiais necessários para realização do experimento (vide no roteiro – materiais).
Após a finalização do experimento, solicite aos alunos que guardem os materiais usados e limpem as carteiras ou bancada. Lembre de recolher os materiais que possam ser utilizados por outras turmas.
Sistematizando a aula (20 min.)
Peça aos alunos que respondam as questões sugeridas abaixo para que eles possam refletir e redigir o relatório do experimento em grupo. O professor deverá circular na sala verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas. Ao final da aula, os alunos deverão entregar o relatório.
A seguir, são sugeridas questões para serem discutidas e incluídas no relatório. Essas questões poderão ser inseridas no próprio roteiro do experimento.
Questões sugeridas
Questões complementares: Contextualizando a aula
Com estas perguntas verifique como os alunos aprenderam os conhecimentos a respeito do assunto abordado. É possível verificar por meio das respostas dadas pelos alunos, quais deles ainda têm conceituação equivocada com relação ao comportamento dos gases diante da variação da pressão, da temperatura, do volume e da quantidade de matéria.
Sugestão de atividade complementar
O professor poderá abordar com os alunos as mudanças de estados físicos da matéria e o comportamento das partículas utilizando modelo de bolas de bilhar.
Reproduza o vídeo comportamento da matéria quando aquecida (http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/videos/mudancas_de_estado.mov ) e comente com os alunos sobre o comportamento da matéria; medida que esta sofre variação; o sobre a temperatura. Se achar conveniente reproduza o vídeo sem o som original, uma vez que o mesmo está narrado na língua inglesa. A seguir, é apresentada uma sugestão para a narração do vídeo.
Sugestão de narrativa do vídeo
Introduza a exposição do vídeo dizendo aos alunos que a matéria tende a um gasto mínimo de energia, portanto, no estado sólido, as moléculas tendem a estar no menor estado de agitação possível (quase paradas) e num estado de maior organização espacial. Observa-se que à medida que fornecemos calor para as moléculas o grau de agitação das moléculas vai aumentando, ou seja, a velocidade delas aumenta proporcionalmente à quantidade de calor recebida.
Quando o calor fornecido às partículas (moléculas) é igual ao necessário para desfazer as interações intermoleculares que agrega umas às outras, temos a mudança de estado (sólido-líquido) e, consequentemente, um aumento na velocidade e na desorganização das mesmas, assim é atingido o ponto de fusão da substância que está sendo aquecida. Fornecendo mais calor às moléculas, estas aumentam o grau de agitação (velocidade) e absorvem mais energia até que essa seja suficiente para novamente desfazer as interações intermoleculares entre as moléculas no estado líquido, favorecendo que essas mudem novamente de estado (líquido-gasoso), assim foi atingido o ponto de ebulição da substância.
O gráfico mostrado no final do vídeo ressalta que enquanto está ocorrendo uma mudança de estado a temperatura do sistema é constante (não varia), e à medida que as interações intermoleculares vão sendo desfeitas pelo fornecimento de energia ao sistema de moléculas a temperatura varia até que é atingido o ponto de fusão e de ebulição, que correspondem exatamente à quantidade de energia que é necessária ser fornecida a uma substância para que ela sofra mudança de estado físico.
Vídeo/simulador sobre o comportamento da matéria quando aquecida com aproximadamente 1 minuto de duração. Acesse o simulador clicando por meio do link http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/videos/mudancas_de_estado.mov
Site “Sala de Aula” apresenta aula interativa sobre gases, abordando as principais propriedades dos gases, as formas de produção, os principais usos e a origem molecular do comportamento macroscópico deste estado físico da matéria. Acesse o site por meio do link http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/aulas/gas_intro.html
Leia a reportagem “A bomba-relógio do aquecimento global”. Neste artigo, o pesquisador da NASA, James Hansen, discute sobre o aquecimento global apresentando um breve histórico sobre esse problema, além das causas e possíveis atitudes que poderiam ajudar a desacelerar o processo. Acesse a reportagem por meio do link http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_bomba-relogio_do_aquecimento_global_imprimir.html
Acesse o site gerenciado pela SBPC/Labjor, que traz uma série de reportagens abordando o tema desta aula. A reportagem “Aquecimento global já pode ser sentido”, em especial, traz alguns aspectos sobre os fatores que causam o Aquecimento global, bem como as mudanças percebidas nos ambientes terrestres originadas por esse fenômeno. Acesse a reportagem por meio do link http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima06.htm
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