Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Marcha Atlética no Atletismo

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreender o conjunto de regras e as especificidades da modalidade da Marcha Atlética no Atletismo.

Duração das atividades
150 MIN / 3 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos sobre sistemas bioenergéticos;

Conceitos sobre provas rápidas, médias e longas das corridas do Atletismo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Iniciar a aula reunindo os alunos e perguntar:   

- Sabemos que existem vários tipos de corridas dentro do Atletismo e que apresentam diferentes características em relação à distância e aos materiais utilizados. Porém, existe uma prova dentro das corridas que se destaca por apresentar a menor velocidade no deslocamento de seus atletas. Qual é essa prova?   

Após as respostas dos alunos, o professor apresentará as fotos abaixo:

 http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/jasc/jasc07/estadual/fotos/fotos_07/Jos%C3%A9%20Alessandro%20Baggio,%20Timb%C3%B3%20marcha%20atl%C3%A9tica.JPG (acesso em 08/09/10).

 

http://www.webrun.com.br/multimidia/fotos/foto_13355_2008-01-22_grande.jpg (acesso em 08/09/10).

   

http://www.atletx.com.br/img/noticias/g/marcha-atletica-mundial-helsinque-2005-91.jpg (acesso em 08/09/10).

O professor irá dizer que as fotos acima representam uma categoria das corridas denominada MARCHA ATLÉTICA e que apresenta como principal característica o fato de que o atleta tem que, ao caminhar durante toda a prova, manter um dos pés no chão, e mais: ao dar cada passo, a perna que avança deve estar reta.   

Para aprofundar sobre o conjunto de regras e tipos de MARCHAS, o professor irá propor uma pesquisa na internet onde os alunos, organizados em trios, deverão responder às questões abaixo:   

- Quais são as provas oficiais de marcha atlética para os atletas masculinos e femininos?   

- Onde elas são realizadas?   

- Em que ano foi realizada a primeira prova de marcha em uma Olimpíada e qual sua origem?   

- Quais são os erros mais comuns dos atletas nesse tipo de prova?   

- Como é a penalização neste tipo de prova? O atleta pode se desqualificar?   

- É uma prova de resistência ou velocidade? Por quê?   

- A que se deve o movimento “requebrado” desta prova?   

LINKS PARA A PESQUISA:   

http://www.infoescola.com/atletismo/marcha-atletica/ (acesso em 08/09/10). 

http://www.cdof.com.br/atletism1.htm (acesso em 08/09/10).

http://esporte.hsw.uol.com.br/resumo-marcha-atletica-olimpiada.htm (acesso em 08/09/10).

Em seguida, o professor irá propor atividades que remetam a essas provas.   

Atividade 2:

Assim como nas marchas, o professor irá propor uma atividade onde é apresentada uma limitação do movimento do aluno na busca de chegar à frente de seu oponente na linha de chegada. Os alunos deverão se locomover agachados (em forma de cócoras) e não poderão utilizar as mãos para apoiar no solo. Em um espaço plano e delimitado com uma linha de partida e chegada de aproximadamente 50 metros, o professor promoverá esse tipo de corrida. Alguns alunos serão os árbitros e verificarão se os alunos corredores, no ato de correr, posicionam sua cintura acima da linha dos joelhos ou colocam as mãos no solo e, caso infrinjam essas regras, serão desclassificados.Ganha aquele que cruzar a linha de chegada primeiro.   

Atividade 3:   

O professor irá propor uma atividade que se aproximará da marcha atlética. Para contextualizar a prova, o professor exibirá o vídeo abaixo:   

http://www.youtube.com/watch?v=gyjA86c_Tak (acesso em 08/09/10)    

Em um espaço amplo e plano, o professor demarcará uma pista utilizando cones. Sugerimos criar um quadrado de 50 metros de lado. Os alunos realizarão 5 voltas nesta pista e o vencedor será aquele que chegar em primeiro. Os alunos que disputarão a corrida deverão respeitar as mesmas regras da MARCHA ATLÉTICA, ou seja, só se locomoverão com um dos pés tocando o solo e a perna de impulsão só poderá flexionar ao passar pela linha do corpo. Outros alunos serão os árbitros da partida e ficarão observando, em posições distintas da pista, se os corredores obedecem às regras definidas. Ganha aquele aluno que receber até duas advertências dos árbitros e cruzar em primeiro após as 5 voltas na pista. As funções dos alunos deverão ser trocadas ao término de uma rodada.

Recursos Complementares

Sobre Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 08/09/10).

Avaliação

Os alunos justificarão em uma redação a seguinte pergunta:   

A MARCHA ATLÉTICA DO ATLETISMO CARACTERIZA-SE POR UMA PROVA DE RESISTÊNCIA, VELOCIDADE, FORÇA OU COORDENAÇÃO?

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.