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Paragrafação: muito prazer

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos;
  • Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história;
  • Fazer leitura com entonação;
  • Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos;
  • Desenvolver a capacidade de interpretar textos;
  • Desenvolver a expressão oral e o pensamento crítico.
Duração das atividades
Aproximadamente 240minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos estejam no nível silábico alfabético da escrita e tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que saibam o que é frase e também sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

INFORMAÇÃO AO PROFESSOR 

  Os textos em prosa sejam eles narrativos, descritivos ou dissertativos, são estruturados geralmente em unidades menores, os parágrafos, identificados por um ligeiro afastamento de sua primeira linha em relação à margem esquerda da folha. Possuem extensão variada: há parágrafos longos e parágrafos curtos. O que vai determinar sua extensão é a unidade temática, já que cada ideia exposta no texto deve corresponder a um parágrafo.

  A organização do texto em parágrafos é uma longa e às vezes difícil conquista do aluno.

  Normalmente, ensinamos que se muda de parágrafo quando se vai mudar de assunto, e a sistematização da paragrafação costuma ser trabalhada por meio da correção, ou seja, no texto escrito pelo aluno. Assinalamos de alguma forma a ausência de parágrafo ou seu uso inadequado, mostrando-lhe a forma adequada. Ao explicarmos a correção, é comum falarmos: tinha de ser parágrafo porque mudou de assunto.

  Enfim, trabalhar com paragrafação leva tempo, proponha diferentes atividades para contemplar a temática.

  A seguir elaboramos algumas questões que poderão ser adaptadas de acordo com as facilidades e/ou dificuldades apresentadas por sua turma.  

Comece indagando seus alunos sobre as histórias que eles gostam de ler. Pergunte:

* Qual foi a última história que cada um de vocês leu?      

* Qual era o assunto?       

* Era uma história só de imagens ou tinha texto impresso?       

* O que você achou dessa história?       

* Você se lembra como era escrito o texto? Todas as frases estavam escritas numa mesma linha? Com eram as frases?        

* Vocês conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho? Quem gostaria de contá-la?

Você poderá (re) contar essa história, ela está disponibilizada no sítio http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html 

Professor, após o diálogo e a contação da história proposta, para destacar alguns marcadores de mudança de parágrafo, peça aos alunos que formem duplas.

Entregue a cada dupla um texto apresentado em tirinhas.

Informe que a dupla deverá recortar as tirinhas do texto e juntos, seus componentes, deverão organizá-las e colá-las em ordem (na folha que será entregue), de modo a formar um texto.

É preciso analisar a organização das tirinhas com atenção uma vez que o texto deverá ter sentido.

Depois que os alunos organizarem as frases, entregue a cada dupla uma folha com cenas da história Chapeuzinho Vermelho. Eles deverão associar o texto às imagens apresentadas, assim, terão oportunidade de verificar se as frases foram ordenadas na sequência lógica dos fatos.  

Fonte: NAHUM, Erdna Perugine. Meu caderno de redação 2. São Paulo: Scipione, 1991.

 

O Lobo Mau  viu a menina e logo descobriu que ela ia à casa da vovó.

A mãe de Chapeuzinho Vermelho pediu à menina para levar doces à casa da vovó.

O Lobo Mau  deitou na cama e se vestiu com as roupas da vovó para enganar Chapeuzinho Vermelho.  

Chapeuzinho Vermelho gritou.

Chapeuzinho Vermelho e a vovó se abraçaram felizes.

Chapeuzinho Vermelho resolveu seguir o caminho da floresta.  

Os caçadores mataram o Lobo Mau e tiraram a vovó da barriga dele.  

  

Chapeuzinho Vermelho percebeu logo que não era sua avó.   

O Lobo Mau chegou primeiro e devorou a vovozinha.   

 

Os caçadores ouviram o grito e entraram na casa da vovó.  

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, retome a atividade anterior.

Pergunte aos alunos se eles sabem o que é parágrafo. A partir do levantamento das hipóteses você deverá informá-los o significado da palavra parágrafo. Se preferir você poderá pedir aos alunos que consultem o dicionário.

É importante associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história. Nesse caso cada parágrafo corresponde a uma tira.

Converse com os alunos sobre a quantidade de parágrafos que apareceram no texto.

Solicite que digam quais foram as palavras que marcaram a sequência dos parágrafos, interligando-os.

Peça aos alunos que observem a relação entre as imagens correspondentes a cada tira e as informações no texto escrito. Há uma sequência de imagens interligadas entre si para formar uma unidade de sentido, ou seja, cena. Uma cena corresponde a um parágrafo na linguagem escrita, e é essa a relação estabelecida no recorte e colagem da história do Chapeuzinho Vermelho.

Professor, para sistematizar os conhecimentos sobre a organização do texto em parágrafos e discutir critérios de informações em parágrafos e também interpretar texto, reproduza o texto abaixo para os alunos ou escreva-o na lousa para cópia.

   

Fonte das imagens: http://vilmamaisemelhor.blogspot.com/2010/06/histpria-de-chapeuzinho-vermelho.html 

http://www.cabreuva.sp.gov.br/noticias/354_Apresentacao_Chapeuzinho_Vermelho.html 

   

 Chapeuzinho Vermelho de raiva 

              Mário Prata

  ___ Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica aqui mais pertinho da vovó, fica.

  ___ Mas, vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?

  ___ Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar para você. Aliás, está queimada, hein!

  ___ Guarujá, vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora está com um nariz tão grande! Tá tão esquisito, vovó.

  ___ Ora, Chapéu. É a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fica o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.

  ___ Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com minha moto.

  ___ Pois é, minha filha. E o que tem aí nesta cesta enorme?

  ___ Puxa, ia me esquecendo: a mamãe mandou umas coisas para a senhora. Olha aí: margarina, maionese Hellmmans, Danone de frutas e até uns pacotinhos de sopa Knorr, mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?

  ___ Se lembro, se lembro...

  ___ Vovó, sem quere ser chata...

  ___Ora, diga.

  ___ As orelhas. A orelha da senhora está tão grande. E, ainda por cima, peluda. Credo, vovó!

  ___ Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer música deste tipo? Um horror! Você me desculpe, porque foi você que me deu, mas estas guitarras, é guitarra que se diz, não é? Pois é, estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que aguente, minha filha. Música é do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude está perdida mesmo.

  ___ Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um “barato”, hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. Que qué isso?

  ___ Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? Ou você queria que eu fosse domingo no Chacrinha de coque com vestido preto com bolinhas brancas?

  Chapeuzinho pula para trás:

  ___ E esta boca imensa???!!!

  A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:         

  ___ Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!

Fonte: CEREJA, William Roberto, MAGALHÃES Thereza Cochar. Português: linguagens, 1a série. São Paulo: Atual, 2002, p.153-154.  

Vocabulário 

Professor, incentive seus alunos a pesquisarem palavras que eles desconhecem. Se preferir poderá utilizar os registros abaixo:

Chacrinha: animador de televisão que fez muito sucesso nas décadas de 1960 a 1980.

Finado: falecido, morto.

Guarujá: famosa cidade do litoral do Estado de São Paulo.

Para finalizar essa atividade, peça que os alunos façam a leitura silenciosa do texto.

Em seguida pergunte o que acharam do diálogo estabelecido entre Chapeuzinho Vermelho e a vovó. Compare as versões que os alunos já conhecem. Depois, solicite que todos façam uma leitura em voz alta.Logo após, oriente que colem o texto no caderno de Língua Portuguesa e o ilustrem.

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, retome o texto da aula anterior, leia-o para os alunos.

Em seguida registre as atividades abaixo na lousa e peça para a turma copiar.

     TRABALHANDO COM O TEXTO CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA 

1- Releia o texto Chapeuzinho Vermelho de raiva e responda as atividades propostas.   

a- O texto apresenta um diálogo entre avó e a neta. Ele aconteceu no tempo do era uma vez ou nos dias de hoje? Justifique sua resposta.   

b- Quantos parágrafos o texto possui? O que você fez para descobrir a resposta?  Copie o sexto parágrafo.

2 - No diálogo, Chapeuzinho Vermelho fez comentários semelhantes ao do conto original Chapeuzinho Vermelho: o tamanho do nariz, dos olhos, das orelhas e da boca da vovó. Chapeuzinho Vermelho também fala dos tempos modernos. Diante esses fatos faça o que se pede:   

a- Pinte no texto, de amarelo, o parágrafo que explica, de acordo com  a vovó, seu nariz estar grande.  

b- Pinte no texto, de azul-claro, o parágrafo que Chapeuzinho fala do tamanho das orelhas da avó.    

c- Pinte no texto, de verde, o parágrafo que explica a vantagem que a industrialização do bosque trouxe para Chapeuzinho.   

d- Essa vovó é muito moderna. Quais parágrafos do texto mostram isso? Escreva ao lado de cada frase o parágrafo corresponde a ela.

 “O cabelo da senhora está um barato, hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado”. ______ parágrafo.

“Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha”? _____ parágrafo.

3- Dê sua opinião: O que você achou do texto escrito por Mário Prata? Justifique sua resposta.   

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

Professor, acompanhe os alunos até o Laboratório de Informática e apresente outras versões da história de Chapeuzinho Vermelho. Você poderá utilizar os sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=6SM8GMl8uVM&feature=related Versão contada por Pica-pau  

http://www.youtube.com/watch?v=G_sZZx3Nle4&feature=related Coleção Disquinho – Chapeuzinho Vermelho 1  

http://www.youtube.com/watch?v=xDZusDjFyaE&feature=related  Coleção Disquinho – Chapeuzinho Vermelho 2  

http://www.youtube.com/watch?v=6pEZd0Z6VYI&feature=related Magali em Chapeuzinho Vermelho - 2  

(sítios acessados em 07/09/2010)

No sítio http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Eu_Leio/euleio.htm os alunos poderão trabalhar com a história do Chapeuzinho Vermelho. A partir de frases e imagens poderão caracterizar os personagens da referida história.  

Professor, ao final deste momento incentive seus alunos a dizerem o que acharam dos vídeos e jogo realizado. Peça que justifiquem sua resposta.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie a turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: compreender a função da paragrafação; identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; fazer leitura com entonação e agrupar informações em parágrafos. É importante que seja verificada a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
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Opiniones

  • Sara Salles de Azevedo, C.M. Deputado Hilton Gama , Rio de Janeiro - dijo:
    saradeazevedo@hotmail.com

    08/11/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom. Obrigada. Dói chegar ao fim do ano aluno do 6º ano) e perceber que alguns alunos ainda não sabem paragrafar. Penso: "O que não consegui esclarecer?". Por isso vim à procura de orientação, pois já estou revendo minha prática para o ano que vem. Valeu!


  • Janevandrea de Oliveira, BOM JESUS E E E FUND , Paraná - dijo:
    janevandreaoliveira@ibest.com.br

    15/10/2010

    Quatro estrelas

    A aula é muito interessante, pois através da sequencia lógica fica mais fácil para o aluno organizar as ideias, tendo noção dos parágrafos.


Sem classificação.
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