Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial.
  • Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial.
  • Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil.
  • Analisar o papel da religião na festa da Congada.
  • Compreender quais são as políticas públicas de preservação da Congada enquanto patrimônio cultural imaterial.
  • Identificar os agentes ativos na construção e preservação dessa manifestação histórico-cultural.
Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das manifestações culturais afro-brasileiras. É interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula registrada no Portal com o título  "As manifestações culturais afro-brasileiras".

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Construindo o conceito de Patrimônio Cultural e Imaterial.

Solicite aos alunos que façam grupos de 4 ou 5 membros. Entregue para cada grupo imagens de prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e também imagens de festas populares tombadas pelo Patrimônio Cultural Imaterial.

Observação: Nesta atividade o professor poderá utilizar, preferencialmente, imagens de sua cidade ou região para tornar a atividade mais próxima da realidade vivenciada pelos alunos.

Peça para os alunos observarem as imagens e fazerem os seguintes levantamentos:

- onde fica o prédio registrado na imagem? (no próprio estado dos alunos, em outros estados, outros países, na própria cidade dos alunos?);

- qual a importância do prédio? (para o país, para as pessoas?);

- qual a importância dele ser preservado?

- que festa é essa representada na imagem?

- onde esta festa ocorre (no próprio estado dos alunos, em outros estados, outros países, na própria cidade dos alunos?);

Em seguida peça para cada grupo anotar suas considerações;

Solicite a cada grupo que expresse suas considerações e vá anotando no quadro.

Após todos terem se expressado e de todas as respostas estarem no quadro, relacione-as com os conceitos de  patrimônio cultural e imaterial. Destaque  o significado do tombamento de prédios (cultura material) e festas (cultura imaterial) e sua relação com a construção do patrimônio cultural de uma região.

Observação: Professor, construa primeiramente o conceito de patrimônio cultural para depois inserir o conceito de  imaterial. Cabe ressaltar que esses conceitos devem ser construídos com uma variedade de exemplos para que os alunos possam compreender melhor tais conceitos. Para ajudá-lo nesta tarefa utilize a cartilha: "O que é Patrimônio Cultural Imaterial" disponível no site:http://www.fja.rn.gov.br/imaterial/patrimonioimaterial/docs/cartilha.pdf 

Os alunos devem anotar no caderno as conclusões da atividade e dar outros exemplos de tradição e patrimônio cultural imaterial presentes na cultura brasileira.

Esta atividade pode ser realizada em parceria com o professor de Artes. Veja exemplo na aula do Portal "Patrimônios Históricos" de autoria da Profa. Soraia Cristina Cardoso Lelis http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15618 

Atividade 2 - Conhecendo a Congada como manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Para introduzir a Congada como manifestação histórica e cultural,  exponha imagens da festa, questionando os alunos se eles conhecem essa festa. Estas imagens podem ser obtidas em vários sítios da Internet, como por exemplo, o site http://congadouberlandia.blogspot.com Aqui postamos algumas imagens da festa da Congada realizada na cidade de Uberlândia em 2008, retirada do arquivo pessoal de Jeremias Brasileiro. Vocè pode conhecer mais sobre este pesquisador da cultura afrodescente no site   http://coafro.blogspot.com/2008/05/jeremias-brasileiro-e-brasileiro.html 

                           

Após todos participarem do debate, explique as origens da Congada, destacando a festa como uma manifestação popular  cultural religiosa que remonta aos tempos da escravidão no Brasil, onde os escravos foram obrigados a introduzir em sua conduta religiosa os cultos católicos europeus, tendo muitas vezes que negar sua própria religião.

Na apresentação desta temática, aborde as seguintes questões:

- quais os motivos que levaram os negros trazidos da África a adotarem práticas religiosas da igreja católica?

- quais os motivos que levaram os negros a escolherem Nossa Senhora do Rosário e São Benedito como santos protetores dos negros?

- qual é o principal objetivo da Festa da Congada?

- o que é Patrimônio Cultural Imaterial e qual sua importância?

- qual a importância de estudar a Festa da Congada?

Atenção, professor! Você poderá utilizar também o texto: "A Congada em Uberlândia: a importância da participação da criança na festa" disponível no Blog: http://gephiseseba.blogspot.com 

Atividade 3 - Aprofundando o conhecimento sobre a Congada.

Para aprofundar as questões discutidas na atividade 2, propor aos alunos a atividade com o recurso disponível no site da TV ESCOLA.

Vídeo: "Os Arturos" (52 min.)  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=474   O vídeo possibilitará ao aluno  perceber os diferentes momentos da festa da Congada realizada anualmente pela comunidade de negros, Arturos, de Contagem,MG. , a participação de diversas pessoas na festa e sua religiosidade. 

Após a exibição do vídeo, debata suas idéias centrais  e peça para os alunos elaborarem um texto em grupo sistematizando suas considerações a partir do que foi exposto em sala de aula.

 

Atividade 4 - Conhecendo as políticas de preservação da Congada enquanto patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Para esta atividade peça para os alunos fazerem uma pesquisa sobre as políticas de preservação do Patrimônio cultural imaterial do município onde moram. Organize, com eles, em conjunto com o professor de Português, um roteiro para eles entrevistarem o secretário e os funcionários da Secretaria da Cultura do município onde eles moram. Este roteiro pode abordar as seguintes questões:

- O nosso município tem uma política de preservação do seu patrimônio cultural? Se sim, como ela é colocada em prática? Se não, por que esta política não existe?

- Como é decidido quais festas, prédios serão transformados em patrimônio cultural de nosso município? Quem participa desta decisão?

- Em nosso município, há a Congada? Ela é considerada um patrimônio cultural imaterial de nosso município? Por quê?

- Quais outras manifestações culturais podem ser consideradas patrimônio cultural em nosso município?  (esta questão também pode ser explorada em entrevista a ser realizada com moradores diversos do município do aluno, para que se perceba se a população conhece e se preocupa com este assunto)

Depois,  instrua-os a pesquisarem sobre o IPHAN, quando surgiu, quais são os seus objetivos, quais são as ações para a preservação do patrimônio cultural imaterial e observarem, a partir das entrevista realizadas, se os governantes e habitantes do município onde eles moram ajudam na concretização dos objetivos do IPHAN.

Para isto, eles podem acessar o site www.iphan.gov.br 

Recursos Complementares

Professor você poderá enriquecer a sua aula introdutória (atividade 1), conferindo o vídeo: "Patrimônio Histórico e Artístico parte I e II" disponível no site do Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=bJ5cs4HFgJw 

http://www.youtube.com/watch?v=uANiPAamZSM 

Para conhecer melhor a origem da Congada, você pode assistir o início do vídeo "Congada de Ilhabela 2008", parte 1,http://www.youtube.com/watch?v+LQhy3A30TKs. Este  documentário, produzido pela TV ILHA, faz um importante registro da tradicional Congada realizada em Ilhabela, SP. Através da música, dança, poesia, teatro e fé, a Congada de Ilhabela demonstra todo seu louvor a Santo Benedito e  apresenta os diferentes participantes e  momentos da Festa da Congada na cidade de Ilhabela, SP. 

Avaliação

A avaliação da aprendizagem deve ser feita através das atividades que foram desenvolvidas durante as aulas. Nesta avaliação deve-se diagnosticar se os alunos conseguem compreender o conceito de patrimônio cultural imaterial, a Congada enquanto um patrimônio cultural imaterial, as  origens desta manifestação cultural, sua relação com a escrazvização do negro no Brasil e com  a religião afro e católica.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.