20/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
1ª Atividade:
Professor, em roda de conversa, estabeleça um diálogo com as crianças sobre algumas atividades que realizamos no dia a dia e que precisam de instruções. Por exemplo: jogos, instalar equipamentos, receitas, dentre outras. Questione:
Na medida em que as crianças forem respondendo, anote todas as ideias na lousa, a fim de que cheguem à conclusão que devemos seguir instruções para realizar essas atividades.
Explique o significado da palavra instrução: Instrução é informação sobre procedimentos ou normas que devemos cumprir para resolver alguma situação.
Leve as crianças à sala de multimídia e proponha a realização de um jogo da memória por meio de instruções. Acesse o sítio: http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/memoria/jogo_me.htm
Professor, depois de jogarem, pergunte as crianças o que acharam do jogo e o porque, bem como sobre o que utilizaram para começar a jogar. Irão responder que usaram as instruções do jogo. Nesse momento, diga que ao realizar este jogo trabalhamos com um texto instrucional.
2ª Atividade:
Na atividade anterior trabalhamos com um jogo. Analisamos sua/s instrução/ões e depois jogamos. Agora, vamos conhecer uma receita. Adivinhem qual é a receita?
Que tal fazer brigadeiro? Vamos aprender como se faz? Se não for possível fazer o doce na escola, peça às crianças para fazerem em casa, com a ajuda de um adulto.
Professor, oriente as crianças para registrarem a receita do brigadeiro em uma folha separada, que posteriormente será utilizada para compor o livro de receitas da turma.
RECEITA DE BRIGADEIRO
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado.
4 colheres de sopa de chocolate em pó.
1 colher de sopa (cheia) de manteiga.
100g de chocolate granulado.
100 forminhas de papel do tamanho que desejar enrolar o doce.
MODO DE FAZER
Realizando atividades sobre a receita:
1 - Pinte na receita, de acordo com a legenda:
a) Da cor verde - Nome dos ingredientes necessários para fazer o brigadeiro.
b) Da cor azul - Numerais que indicam as quantidades.
c) Da cor vermelha - Nome das medidas utilizadas na receita.
2- O texto está dividido em duas partes.
a) Quais informações foram escritas em cada uma delas?
b) Por que será que as receitas são escritas dessa forma?
Depois que terminarem as atividades é só saborear o delicioso brigadeiro.
http://www.imagensporfavor.com/tag/1/chocolates+e+brigadeiro.htm
3ª Atividade:
Professor, disponibilize uma cópia, para cada criança, do poema abaixo. Em seguida, peça para lerem e observarem como uma receita também pode virar poesia.
RECEITA DA VOVÓ
Açúcar, manteiga, gemas,
bater até esbranquiçar.
Mexer de leve a farinha
mais o leite (com o fermento)
pra fazer a massa inchar.
Por fim, a clara em fumaça
_ clara-nuvem, clara-neve.
Forno quente feito ninho,
pois em calor de carinho
o bolo assa sorrindo,
fica fofo como o beijo
que a doceira quer no gosto
de prender namoradinho.
Elza Beatriz. Caderno de segredos. São Paulo: FTD, 1998.
Realizando atividades sobre o texto:
1 – Esse poema descreve os ingredientes e o modo de preparar um bolo. Complete a receita abaixo com as informações do texto lido.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARAR
Bata o ______________, a _________________, as ___________________ até esbranquiçar.
Acrescente a _____________ e o __________________________ e mexa de leve.
Por último, acrescente a _____________________.
Leve ______________________.
2 – Compare a maneira como os bolos são assados nos dois trechos abaixo e responda: o que faz o primeiro trecho ser parte de um poema e o segundo, de uma receita?
“Forno quente feito ninho, Pois em calor de carinho o Bolo assa sorrindo.”
Leve a massa ao forno Pré-aquecido e deixe Assar por 30 minutos.
Deixe as crianças pensarem e expressarem suas opiniões. Elas devem chegar à conclusão com a sua mediação, que o primeiro trecho é parte de um poema porque indica que o bolo é assado com o calor do carinho e isso só é possível na poesia e que o segundo trecho é parte de uma receita porque revela que o bolo é assado com o calor que vem do fogo, ou seja, de maneira usual.
4ª atividade:
Professor, providencie para cada criança 30 folhas de papel branco tamanho ofício para montarem o livro de receitas da turma. Para tanto, solicite que pesquisem em casa, uma receita que mais gostem ou que a mamãe sempre prepara. Peça para cada criança trazer em uma folha separada e registre a cada dia ou quinzenalmente uma receita. Dessa forma, se na classe tiver 25 crianças, cada uma ficará com 25 receitas diferentes.
Professor, proponha que cada criança monte artisticamente a capa de seu livro de receita (desenho, colagem, pintura). Terminada a montagem, exponha os livros na sala de aula ou em um lugar de circulação da escola para que a comunidade escolar aprecie o trabalho da turma e convide os pais para virem à escola, a fim de receberem o trabalho dos filhos. Nessa oportunidade organize as crianças para falarem sobre o trabalho realizado e lerem algumas receitas. Poderá até ter degustação de algumas receitas, preparadas na escola por todas as crianças com sua orientação e ou em casa com ajuda dos familiares.
http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.com/2010/04/o-livro-de-receitas.html
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e dificuldades da turma com relação ao conceito de instrução e de textos instrucionais.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/05/2013
Cinco estrelasAchei bem interesante a aula. estou querendo usar estas dicas. com muito prazer. E como estou trabalhando com uma turma do sexto ano. Acredito que será um sucesso. Obrigada. abraços.