06/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
História das bonecas
1º Momento: Professor, você pode inicialmente retomar aspectos da aula 1 – O surgimento das bonecas para rever essa história com os alunos. Você pode fundamentar a sua aula no texto Museu dos brinquedos: uma viagem lúdica pela história da humanidade.
Disponível em: http://museudosbrinquedos.wordpress.com/ ou
Bonecos e personagens, disponível em: http://www.brinquedos.com.br/mos/view/Bonecos_e_Personagens/ Acesso em 12/09/2010.
Com esses textos você pode criar várias histórias infantis, fazer ilustrações e contar para seus alunos.
Histórias que você pode iniciar da seguinte maneira:
Consultar os links:
http://www.loucoporbonecos.com.br/falcon80/falcon80.htm
http://www.brinquedos.com.br/mos/view/Bonecos_e_Personagens/
Com uma linguagem no nível de compreensão infantil, você constrói várias histórias, da maneira que achar mais adequada e conta para seus alunos, mas deve destacar os seguintes aspectos:
2º momento – Professor, propicie aos alunos a oportunidade de assistir a arte dos bonecos.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_b6eg5d_G7g Acesso em 12/09/2010
http://www.youtube.com/watch?v=DnDXlTcm5Po&NR=1
Acesso em 12/2010
http://www.youtube.com/watch?v=HoCfGiB9P2U Acesso em 17/09/2010
Professor, no final de cada vídeo, proponha uma discussão a partir das impressões dos alunos, você coordena e aprofunda essa discussão. Em seguida, forma grupos de construção de bonecos mamulengo, marionete, e boneco de sombra. Forma um grupo na escola para apresentar a arte de bonecos para os colegas.
1º Momento: Professor, você pode está selecionando algumas imagens / pinturas que retratem as crianças vistas como adultos e fazer uma apreciação destas obras, para compreender o modo como as bonecas antigas eram vestidas e porque demoraram tanto na história da humanidade se transformar em brinquedo infantil. Ainda pode ser discutida a questão da boneca, em determinado tempo histórico, ser um brinquedo de elite. Podemos tomar como exemplo:
Quadro 1 “As meninas” de Diego Velazquéz.
Fonte:
http://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.com/2010/07/diego-velazquez-as-meninas-analise-e.html
Proceda da seguinte forma:
Deixe os alunos expressarem o que percebem, sem a sua interferência. Em seguida, você orienta o olhar das crianças, mediante os seguintes pontos:
Em seguida pode-se fazer um confronto com outras crianças, destacando esses elementos culturais para realçar a diferença social
Quadro 2 - Trabalho Infantil na Idade Média
Fonte:
http://1.bp.blogspot.com/_usmG7w8GTyE/ScJJj6SNNLI/AAAAAAAAAMA/aiQbiZhFoBU/s1600-h/idade-media.jpg
Em seguida, você orienta o olhar das crianças, mediante os seguintes pontos:
Pode-se fazer um confronto com o nosso tempo, destacando esses elementos na nossa cultura para realçar a mudança e a permanência.
2º momento – Professor, reflita sobre as duas situações, faça uma discussão com os alunos, de acordo com as exigências legais as crianças ganharam o direito de ser criança com suas características e atividades próprias, assim a brincadeira como uma atividade infantil, pode ser realizada com bonecas (meninas) e com bonecos (meninos), dessa forma você discute a questão social, que nem todas as crianças vão à escola e nem possuem esses brinquedos e que ainda tem muitas delas que são trabalhadoras.
Obs: Pode-se mostrar figuras de crianças trabalhando no site abaixo encontra-se estas ilustrações:
3º Momento: Professor, se a sua escola tem condição, motive os alunos a realizar uma campanha para arrecadação de bonecas ou bonecos na própria escola. Cria-se folders para entregar as demais crianças da escola, como também, um posto (local) de arrecadação. Ao final escolhe uma instituição de crianças carentes ou uma comunidade para se fazer a doação. As crianças podem ir entregar pessoalmente o que foi arrecadado. A segunda opção é, se na sua escola as crianças tem situações difíceis, você faz uma campanha junto ao pessoal da escola e compartilha as bonecas e bonecos com as próprias crianças da sala.
1º Momento: Professor, você pode inicialmente retomar aspectos da aula 1 – O surgimento das bonecas. Em seguida orienta os alunos para montar os momentos principais desta história, como a boneca no tempo das cavernas, no Egito, na Grécia, entre os romanos, no século XVIII, no século XIX, XX e nos dias atuais. Desse modo os alunos organizados em trios devem:
______________________________________________________________________________________________________________________
Na pré-história: Bonecas esculpidas em pedra |
Na Grécia antiga: Bonecas ligadas a fertilidade femininapidas em pedra |
Os romanos: Bonecas eram dadas de presente em festas. |
Na Idade Média: desaparecimento temporário das bonecas |
No século 18: com a multiplicação das indústrias, passaram a ser mais popularizadas |
No século 19: bonecas de biscuit |
No século 20: as bonecas começam a ser produzidas em material de plástico e borracha |
|
|
|
|
|
|
|
Observação - Professor, oriente os seus alunos a buscar imagens, ou você traz para a turma ilustrar essa linha do tempo. No final. Os alunos fazem um resumo de cada fase e apresenta em forma de seminário na sala de aula.
links que podem ser utilizado como recurso didático pelo professor e alunos..
http://www.youtube.com/watch?v=_b6eg5d_G7g Acesso em 12/09/2010
http://www.youtube.com/watch?v=DnDXlTcm5Po&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=2N2LjuLbEwM&feature=related http://il.youtube.com/watch?v=ouxSAFCKNAs&feature=related Acesso em 12/2010
http://www.youtube.com/watch?v=HoCfGiB9P2U Acesso em 17/09/2010
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!