18/11/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer as principais obras e pintores que expressam sua arte a partir do futebol.
- Conhecer obras que tratam da história do futebol a partir das artes plásticas.
- Analisar as principais pinturas e como se dá a “comunicação” da arte com o esporte.
- Ampliar o conhecimento sobre novos aspectos da cultura “corporal” no mundo virtual na era das tecnologias.
- Desenvolver a criatividade com atividades de desenho e pintura dentro do tema proposto interagindo com os materiais disponíveis e dialogando com os colegas.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo algumas obras.
Duração: 25 minutos.
Material: Computadores.
Local: Sala de informática.
Para iniciar a aula sobre o futebol nas artes plásticas, o professor (a) poderá apresentar aos alunos algumas imagens que relacionem o futebol com a arte a partir de algumas pinturas. Buscando uma análise das principais pinturas percebendo como elas se relacionam com o “futebol moderno”. Terá a sua disposição diversos vídeos, fotografias e sites disponíveis na que poderão auxiliá-lo.
http://apolinariorebelo.com.br/k2-categoria/item/189-craques-das-artes-pl%C3%A1sticas-exibem-sua-vis%C3%A3o-do-futebol-arte (Acesso em 10/10/10) (Craques das artes plásticas dão sua opinião sobre o futebol).
http://www.youtube.com/watch?v=n7ito7FUiSY (Acesso em 09/09/10) (Pelé e suas investidas na música e no cinema).
http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/gen_1.pl-BR+exact+OA-1127+GT-02++.htm (Acesso em 10/10/10). (Clássica pintura de Portinari “Futebol” de 1935).
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Portinari (Acesso em 10/10/10) (Biografia de Portinari).
Imagem: “Futebol” de Portinari.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_1iFAdwAIzUs/S9oUlDsQ5oI/AAAAAAAAlHA/UCfNbxm-Da0/s1600/futebol+-+portinari.jpg (Acesso em 10/10/10).
Imagem: Escultura na calçada da fama do Maracanã
Fonte: http://www.overmundo.com.br/overblog/futebol-artefutebol-coracaofutebol-emocao (Acesso em 10/10/10).
Pés de alguns dos principais jogadores brasileiros que faziam “arte jogando” registrados no Maracanã: http://www.overmundo.com.br/overblog/futebol-artefutebol-coracaofutebol-emocao (Acesso em 10/10/10).
Imagem: Futebol na favela. Este trabalho é parte da galeria de: Helena dos Santos Coelho, 61 anos - Rio de Janeiro, RJ.
Fonte: http://www.talentosdamaturidade.com.br/galeria/detalhe/work/1156 (Acesso em 10/10/10).
2º momento da aula – o futebol nas artes plásticas: interagindo com o virtual.
Duração: 25 minutos.
Material: Computadores.
Local: Sala de informática.
O professor (a) agora pedirá para que os alunos criem suas pinturas dentro da temática do futebol, a partir de algo nesse esporte que os chama a atenção, utilizando as ferramentas disponíveis no computador, ou seja, programas de pintura e desenho, como paint, photoshop, dentre outros. Os alunos também poderão pesquisar na internet e buscar inspirações para a atividade.
Atividade 2 – O futebol em curtas produzidos no campo cinematográfico.
Duração: 50 minutos.
Material: Computadores, data show e DVD ou computador que passe o filme.
Local: Sala de informática e/ou sala de vídeo.
O professor (a) extrapolando a idéia das artes plásticas poderá apresentar aos alunos dentro do “Futebol-Arte” algumas produções no âmbito do cinema. Posteriormente elegerá uma delas (ou mais) para apresentar aos alunos e depois debater dentro do tema proposto escolhido.
GÊNERO
Filmes:
Decisão
Direção: Leila Hipólito, 1997. (18min) Sinopse: O noivado entre Roberto (Murilo Benício) e Laura (Letícia Sabatella) entra em crise graças à paixão dele pelo Flamengo. E Roberto vive um dilema: ou tenta a reconciliação acompanhando a noiva em um espetáculo de balé, ou vê o seu time disputar a final do Brasileirão contra o Vasco.
Driblando o Destino (Bend It Like Beckham)
Direção: Gurinder Chadha, 2002. (112min) Sinopse: Um caleidoscópio de cores e um choque cultural são apresentados de maneira bem-humorada quando uma família indiana em Londres tenta educar de maneira tradicional a filha que joga futebol. Diferente da provocante irmã mais velha, Pinky, que se prepara para um tradicional casamento indiano e para passar a vida inteira fazendo o chapatti (pão indiano) perfeito, o sonho de Jess é ser jogadora profissional, como seu herói, David Beckham. Totalmente contrários à ambição nada ortodoxa de Jess, seus pais revelam finalmente que suas reservas têm mais a ver com proteção à filha do que com a criação de empecilhos. Quando Jess é forçada a escolher entre a tradição e seu querido esporte, a família tem de decidir se a deixa seguir seu sonho – o futebol.
***
MANIFESTAÇÕES DO TORCER
Filmes:
Unido Vencerás
Direção: Pedro Asbeg, 2003. (12 min) Sinopse: O que há de mais valioso para um clube de futebol? Seus títulos, sua tradição, seus craques? 90 minutos são suficientes para percebermos que, para a torcida do América Futebol Clube, sua maior riqueza são os seus torcedores, apaixonados e fiéis!
Unido Vencerás 2
Direção: Paulo Asbeg, 2006. (10 min) Sinopse: 24 anos depois, o América Futebol Clube disputa um título novamente e seus torcedores são alvo de novo documentário.
***
VIOLÊNCIA
Filmes:
Hooligans (Green Street Hooligans) Direção: Lexi Alexander, 2005. (109 min) Sinopse: Expulso injustamente de Harvard,o americano Matt Buckner (Elijah Wood) vai para a casa da sua irmã em Londres. Lá, ele faz amizade com o seu charmoso e perigoso cunhado, Peter Dunham (Charlie Hunnam), e é apresentado ao submundo dos hooligans do futebol inglês. Matt aprende a marcar o seu território através da amizade que desenvolve neste mundo secreto e violento.
***
ESPETÁCULO ESPORTIVO
Filmes:
A História do Futebol – um jogo mágico (History of soccer: a beautiful game).
Produção: Fremantlemedia, 2006. (DVD duplo: 103min e 102 min) Sinopse: Na realidade, um conjunto com quatro documentários, sob os títulos: “Super Estrelas” e “A Imprensa” (DVD 1) e “Brasil” e “Superpotências Sul-americanas” (DVD 2). Informações históricas, entrevistas com jogadores e técnicos de várias gerações, lances de várias Copas do Mundo. Material muito rico sobre o futebol.
O dia em que o Brasil esteve aqui
Documentário. Direção: Caíto Ortiz / João Dornelas, 2006. (72 min) Sinopse: Retrato da passagem da Seleção Brasileira por Porto Príncipe, capital do Haiti, em 18 de agosto de 2004. Craques como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, o técnico Carlos Alberto Parreira e o veterano Zagalo tiveram naquele dia uma missão além de uma partida de futebol. A presença da seleção brasileira no Haiti tinha por objetivo manter o clima de paz. O mais pobre país das Américas vivia uma situação de guerra e o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva propôs o "Jogo da Paz".
FIFA Futebol – O melhor do século
Distribuição: Focus Filmes, 2006. (104 min) Sinopse: Comemorando os 100 anos da FIFA, este DVD traz a agitação e o desenvolvimento do futebol pelo mundo. É um olhar fascinante e abrangente da rica cultura e história do futebol - um jogo praticado em todo mundo. O filme mostra a propagação do jogo, desde a fundação da FIFA, em 1904, até a inclusão e crescimento do futebol juvenil e feminino internacional. Da primeira Copa do Mundo da FIFA em 1930 até 2002, aprecie as imagens, entrevistas e histórias sobre os grandes times e grandes jogadores - como Pelé, Ronaldo, Ham, e Maradona.
1958 – O ano em que o mundo descobriu o Brasil
Direção: José Carlos Asbeg, 2008. (90 min) Sinopse: A história da primeira conquista brasileira em Copas do Mundo e toda a importância desse evento contada por seus protagonistas.
Futebol de causas
Direção: Ricardo Antunes Martins, 2009. (70 min) Sinopse: Futebol de Causas representa a rampa de lançamento da revolução de Abril e a forma como os estudantes se insurgiram contra o Regime e agitaram um país silenciado pela censura, amordaçado pela PIDE e que chorava as mortes do ultramar. Dentro de campo a Académica dos estudantes, era a face mais visível dos valores e das convicções de um país ignorante do que se passava ao nível da contestação estudantil. Cada pontapé na bola era um pontapé no regime.
***
PRECONCEITO
Filme:
Preto contra branco
Direção: Wagner Morales, 2004. (55 min) Sinopse: Uma tradição de três décadas é o ponto de partida do documentário “Preto contra Branco”. O filme discute o preconceito racial no Brasil, usando como referência um "clássico" do futebol de várzea entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo. A equipe do documentário passou uma semana entrevistando personagens, acompanhando o dia-a-dia dos bairros, em um processo que culmina no jogo. Trata-se de um verdadeiro ritual, no sentido antropológico, que serve para atenuar as tensões raciais locais ao mesmo tempo em que acaba por revelá-las.
***
OUTRAS PERSPECTIVAS SOBRE FUTEBOL E TORCER
Filmes:
Boleiros – Era uma vez o futebol
Direção: Ugo Giorgetti, 1997. (90 min) Sinopse: Este na verdade é o filme: papo de bar. A essência do futebol. A única diferença é que este é um pão entre especialistas, refinado, de gente que “esteve lá”, que “conhece” (ex-jogadores). É inevitável que a conversa seja ilustrada por casos, e esses casos dão lugar a um segundo nível deste filme. Quando algum dos jogadores começa a ilustrar seus pontos ou argumentos com um caso, a ação se desloca para o caso que ele está narrando e os acontecimentos são encenados, às vezes com o auxilio da voz em off do jogador que está narrando. Quando ele termina de narrar, a ação volta para o bar, onde a conversa continua até que alguém comece outro caso.
Ginga – A alma do futebol brasileiro
Direção: Hank Levine, Marcelo Machado, Tocha Alves, 2004. (80 min) Sinopse: Para a realização do longa-metragem, os produtores estiveram em 12 cidades, em sete meses. Nessa trajetória, os cineastas conheceram inúmeras pessoas, homens e mulheres, que têm uma relação bastante próxima com o esporte. E elegeram dez para histórias para contar nesse filme.
Atividade 3 – Nós somos os artistas.
Duração: 50 minutos.
Material: papéis, cartolinas, tintas guaches em diferentes cores, lápis de cor, canetinhas e pincéis.
Local: Sala de aula, pátio e/ou espaço aberto que permita a realização da atividade.
O professor (a) pedirá para que os alunos formem pequenos grupos para agora criar sua própria pintura a partir do tema da aula e dos elementos possibilitados e discutidos. Os alunos poderão dialogar entre si (entre os grupos) buscando estabelecer relações entre o futebol e a pintura; características (semelhanças e diferenças) que perceberam entre nas obras. Poderão também “importar” a criação feita no computador buscando desenvolvê-la agora com as tintas e os materiais disponíveis.
Sugestões de sites:
http://www.museudofutebol.org.br/historia/ (Acesso em 10/10/10) (museu do futebol).
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_trwDiiomHPM/SfjozKdr4OI/AAAAAAAAABI/6f5YCDrxv4g/s400/futebol.jpg&imgrefurl=http://gotinhasdesaber.blogspot.com/2009/04/4-plano-de-aula-interdisciplinar-para.html&usg=__OJhSLsAGMVyxSIiprqN_mKTNqXM=&h=294&w=400&sz=25&hl=pt-BR&start=15&zoom=1&tbnid=ynqF8Is8vjF7hM:&tbnh=91&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dquadro%2Bde%2Bportinari%2Bsobre%2Bo%2Bfutebol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1(Acesso em 10/10/10). (plano de aula sobre Portinari).
www.gefut.wordpress.com (Acesso em 09/09/10).
http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=3204 (Acesso em 10/10/10) (O futebol nas artes plásticas em debate).
Pedir para que os alunos falem sobre a aula, sobre o tema, curiosidades sobre o futebol visto “por outras lentes”. O que mais gostaram e o que menos gostaram. Falar sobre a capacidade de comunicação “corporal” das pinturas e como também expressam de uma outra forma o esporte. Dialogar sobre a mediação virtual e as novas tecnologias que muitas vezes nos distanciam (pela velocidade das informações) de detalhes tão importantes como o das pinturas. Debater com a turma sobre isso. Por fim, os alunos deverão apresentar ao professor (a) e ao grupo contextualizando e falando sobre as fontes de inspiração para a pintura que criaram na última atividade, detalhando os principais aspectos.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/03/2015
Quatro estrelasmuito bom, se conseguirmos os recursos tecnologicos.
03/05/2014
Cinco estrelasBoa tarde.Sempre é muito rico para a educação ter aulas de arte,como a literatura,artes plásticas,cinema,teatro.somando ao futebol,esporte popular do Brasil.sem desmerecer outras discíplinas e com todo o respeito a Arte e o Esporte são a savação da Educação.Claudia perote.obrigado.
16/02/2013
Quatro estrelasótimo!
29/03/2012
Cinco estrelasExcelente aula! Complemento a idéia do colega com o excelente filme "Invictus"(2009/ClintEastwood).Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população.
24/11/2010
Cinco estrelasadorei a ideia, usei todas as dicas e os alunos ficaram encantados, além de ser um tema que eles adoram, é bem dinâmico e de forte conhecimento deles.