30/10/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
1. Reconhecer a diversidade de seres vivos que temos em nosso planeta.
2. Identificar as diferenças e semelhanças existentes entre os seres vivos, enumerar critérios para a classificação nos diferentes reinos.
3. Caracterizar os cinco reinos: Protista, Monera, Fungi, Plantas, Animais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.
Atividade 1 - Desvendando a diversidade dos seres vivos e os segredos dos nomes científicos
O professor deverá discutir com os alunos sobre a diversidade de seres vivos que existem, pedindo que citem os nomes que conhecem ou já ouviram falar. Em seguida, o professor poderá explicar sobre a importância do nome científico dos seres vivos, citando alguns exemplos e demonstrando as regras que devem ser seguidas para a escrita.
Ao término da explicação o professor poderá propor um jogo de erro e acerto. Como irá funcionar? O professor poderá preparar placas com nomes científicos, durante a escrita deverá colocar alguns erros como (iniciar os dois nomes com letra minúscula, esquecer de sublinhar ou colocar em itálico). Há uma série de erros que podem ser cometidos!
O professor inicia a atividade mostrando as placas, uma a uma, com os nomes científicos. A medida em que o professor mostra a placa, os alunos terão que apontar se está certo ou errado a forma de escrever. Se a escrita estiver errada, os alunos terão que fazer a correção. Não esqueça de indicar abaixo do nome científico o nome popular, assim os alunos já começarão a associar. A intenção desse jogo não é gerar competição entre os alunos, mas despertá-los para identificar os erros existentes nos nomes científicos. No final dessa atividade os alunos terão interagido durante o apontamento dos erros e das correções dos nomes científicos apresentados pelo professor.
*Professor quer saber mais sobre os nomes científicos?
http://dicasdeciencias.com/2009/09/29/qual-e-a-importancia-de-se-usar-o-nome-cientifico/
Atividade 2 - Descobrindo a importância dos critérios de classificação
Professor agora que os alunos já reconhecem a diversidade de seres vivos que existem e a importância dos nomes científicos podemos avançar! Para isso, o professor poderá organizar os alunos em círculo. Em seguida, lançar alguns questionamentos que irá introduzir a discussão sobre os critérios de classificação e sua importância:
*Sugestão: Se for possível organize uma visita a um supermercado próximo a escola, para que os alunos observem como se dá a organização dos produtos. As perguntas acima podem ser reformuladas utilizando como exemplo o guarda-roupa; as bibliotecas; os arquivos de empresas.
Professor dê oportunidade para que todos os alunos participem da atividade expondo suas ideias, opiniões ou dúvidas, se necessário faça intervenções durante as colocações dos alunos. Solicite que anotem suas respostas. Ao término dessa atividade os alunos terão conhecido os critérios de seleção sugeridos pela turma e poderão apontar falhas ou contribuições de cada um.
Importante: O professor também deverá anotar as respostas dos alunos. Na atividade número três eles precisarão criar critérios, tendo essas respostas anotadas você poderá comparar ou mesmo formular perguntas que instigue-os a pensar sobre critérios para classificação dos seres vivos.
Atividade 3: Classificando os seres vivos
Ainda na discussão sobre organização de objetos obedecendo a critérios, o professor deverá convidar os alunos para classificar os seres vivos. Para isso contará com um jogo intitulado Classificando os seres vivos (detalhado abaixo). O professor deverá relembrar a diversidade de seres vivos que existem e a importância de classificá-los.
Objetivo:
- Classificar os seres vivos das figuras de acordo com critérios de livre escolha e critérios usualmente estabelecidos para a classificação dos 5 reinos.
Material:
- Figuras de representantes dos 5 reinos (Monera, Protista, Fungo, Animal e Plantas).
Procedimentos:
*Sugestão: Se o professor preferir a atividade poderá ser realizada individualmente. Mas, terá que providenciar as figuras para todos os alunos.
Dica: Os alunos deverão apresentar para a turma a classificação que fizeram com as figuras e citar quais foram os critérios utilizados para o agrupamento. Então, é indicado que o professor faça uma rodada de apresentação ao término da etapa 3 do procedimento, pedindo sempre que os alunos façam o registro no caderno. Em seguida, o professor deverá fazer intervenções apresentando as categorias taxonômicas e as características de cada um dos 5 reinos existentes (Monera, Protista, Fungo, Planta e Animal). Em seguida, o professor solicitará que os alunos classifiquem novamente as figuras.
Importante: Durante a apresentação dos alunos o debate deve ser aberto, permitindo assim que os integrantes dos demais grupos possam questionar sobre o que está sendo apresentado, sugerir alterações, fazer correções.
Fonte: http://remediosdomar.paginas.sapo.pt/images/polvo.jpg
http://www.vivaterra.org.br/pinheiro_do_parana_1.1.jpg
http://cintia1971.files.wordpress.com/2008/11/borboleta.jpg
http://www.reinaldoribela.pro.br/imgs/biologia_vol_II/virus.gif
http://4.bp.blogspot.com/_sLQEhH5uyJc/TCvslZtxtYI/AAAAAAAAABA/MZ5to-A93RM/s1600/peixe.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_rmqO-9W_R4o/Rcd33m1ovDI/AAAAAAAAABo/6MJooQB88A8/s320/paramecio.jpg
http://tubaroes.com.sapo.pt/greatwhite3.jpg
http://profs.ccems.pt/David/imagens/musgo.jpg
http://cmota.no.sapo.pt/Hot/5/DivAnimais/1FormaCorpo/minhoca.jpg
http://insetcontrol.com.br/inset/adm/imagens/noticias/escorpi%C3%A3o.jpg
http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/pteridofitas1.jpg
http://www.isi.edu/robots/self_heal_html/hydra.JPG
http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Ce/5932/2149.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_k13Dgph6BIk/SJ4dsNlwrqI/AAAAAAAAA_A/TQ0YMBaeEYE/s400/pinguim2.jpg
http://manifesto.aos.excluidos.zip.net/images/ticotico.jpg
http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/lombriga.jpg
http://www.crendices.com.br/hps/fotos/serpente.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_nxOBrJopowE/THTSqkP30jI/AAAAAAAAAO8/ZEAgOKO9nT4/s1600/mosca.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_uTDxBeFWwzQ/S70WD12H5dI/AAAAAAAAAFA/LyYbBDndLUg/s1600/c23c2.jpg
http://farm1.static.flickr.com/91/272965538_f1aa16449e.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_HwxB51wkeTE/S_p04TwZe0I/AAAAAAAAEMQ/npgcKmdbzvM/s400/cogumelo.jpg
http://tenicis.zip.net/images/Tenia_solium_scolex.jpg
http://www.apodi.info/bbc-2008/zom/especies-marinhas/002.jpg
http://animais.bicodocorvo.com.br/blog/wp-content/gallery/ameba/foto-ameba-01.jpg
http://animais.com.sapo.pt/Tigre2.jpg
http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/08/foto-zebra.jpg
http://www.ecologiaonline.com/wp-content/uploads/2009/01/elefante-africano.jpg
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/gif_animal/estrela_do_mar1.jpg
http://www.saudeanimal.com.br/imagens/esponja-de-vidro-001.jpg
http://w3.ualg.pt/~madias/geopesca/Gamba-b.jpg
*Sugestão: se o professor preferir poderá escolher imagens de outros seres vivos, preocupando-se apenas em colocar representantes dos cinco reinos.
Atividade 4 - Organizando os conhecimentos construídos
Agora que os alunos já conhecem a diversidade de seres vivos, as categorias taxonômicas e seus representantes. Peça para que eles construam um quadro enumerando: os cinco reinos; as singularidades e os representantes de cada um.
Professor proponha a construção coletiva desse quadro. Peça para que os alunos tragam as anotações das atividades anteriores para que possam consultar. Desenhe na lousa o mesmo quadro que os alunos irão utilizar, a partir disso comece a resgatar os conhecimentos construídos nas atividades anteriores. À medida que os alunos forem mencionando os itens solicitados no quadro os escreva na lousa. Professor questione, instigue, mas não preencha o quadro para os alunos. Ao término dessa atividade os alunos terão revisado todos os itens abordados nessa aula.
*Modelo de quadro:
REINOS |
|
|
|
|
|
REPRESENTANTES
|
|
|
|
|
|
CARACTERÍSTICAS |
|
|
|
|
|
Sugestões de para trabalho interdisciplinar:
Artes: o professor poderá ajudar na confecção das figuras para o jogo.
Língua Portuguesa: o professor poderá juntamente com o professor de Ciências trabalhar questões referentes aos nomes científicos.
Sugestões de sites para o conteúdo:
http://www.cientic.com/tema_classific.html
http://www.biota.org.br/publi/livros/classificacao
A avaliação poderá acontecer em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. O professor também poderá avaliar o material entregue referente às atividades.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/08/2014
Quatro estrelasAchei muito interessante as atividades propostas sobre a classificação dos seres vivos e a nomenclatura científica. Atividades diversificadas e envolventes.
09/03/2014
Quatro estrelasotimas ideias.
15/08/2013
Cinco estrelasAs atividades propiciam a interação e mobilizam os alunos. Excelente!
05/02/2011
Quatro estrelasmuito bem trabalhado, dando ao professor muitos recursos básicos para desnevolver bem o assunto. Também serve como roteiro para classificação de organismos como por exemplo, do Reino Annimalia.