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Reações de neutralização

 

23/06/2009

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conceituar uma reação de neutralização;
• Identificar algumas reações de neutralização de ácido e de bases.

Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Propriedades dos ácidos e das bases.

Estratégias e recursos da aula
                           

Professor, providencie os seguintes materiais:
• Solução diluída de hidróxido de sódio (NaOH);
• Solução diluída de ácido clorídrico (HCl);
• Água;
• Dois recipientes transparentes.

Aula 1:

Inicie a aula com o experimento descrito abaixo:

Procedimentos:
1 – Coloque no recipiente um pouco da solução de hidróxido de sódio e algumas gotas de fenolftaleína. A solução ficará com uma coloração levemente rosa. Esse será o recipiente I.
2 – No outro recipiente coloque um pouco da solução de ácido clorídrico, esta solução deve estar mais concentrada do que a solução de hidróxido de sódio. Esse será o recipiente II.
3 – Chame um aluno e peça para que derrame lentamente a solução do recipiente I no recipiente II.
4 – Coloque algumas gotas da solução I até que a solução volte a ser rosa.

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Peça para que os alunos façam um relatório do que foi feito em sala de aula respondendo às questões a seguir:

Relatório

1 – Quais foram os materiais e os reagentes utilizados no experimento?

2 – Descreva como foi feito o experimento.

3 – O que você observou?

4 – Ocorreu uma reação química?

Aula 2:

Deixe aproximadamente quarenta minutos da aula para que os alunos terminem o relatório. Após a conclusão do relatório, recolha-os para futura avaliação.
Em seguida explique aos alunos que o experimento ilustrou uma reação de neutralização em que um ácido reage com uma base para formar sal e água:

Após a explicação conduza os alunos para o laboratório de informática.

Divida os alunos em função da quantidade de computadores. Peça para que abram a simulação abaixo:

Trapalhadas da vovó Mafalda
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17416


Os alunos deverão ver a simulação e responder uma questão no final:

Trapalhadas da vovó Mafalda


Depois disso, peça para que os alunos expliquem o que é uma reação de neutralização. Por fim, os alunos deverão fazer um relatório com as informações encontradas na simulação.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula. Outra alternativa é o professor baixar a simulação e converter para um formato que seja possível reproduzir em um aparelho que reproduz DVD.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trapalhadas da vovó Mafalda Animação/simulação
Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através dos relatórios produzidos no experimento e na simulação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
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Opiniones

  • Zélia, Colégio Estadual Rafael Nascimento , Goiás - dijo:
    zeliabiologia@hotmail.com

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei das propostas de aulas com experimentos. Trabalho com laboratório de ciências na minha UE, e em sala de aula.Auas com experimentos facilitam a aprendizagem e incentivam para a pesquisa.


Sem classificação.
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