Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ilustração - um trabalho com a linguagem figurada

 

02/12/2010

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e compreender globalmente o texto.
  •  Identificar e analisar a linguagem figurada a partir das imagens do livro “O menino maluquinho”.
  •   Recriar imagens a partir da interpretação e análise das imagens de uma obra literária.  
Duração das atividades
Aproximadamente oito aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Capacidade de interpretar pequenos textos.  

Estratégias e recursos da aula

A linguagem figurada se caracteriza por dar maior expressividade ao texto, pois enfatiza os sentidos que o autor desejar expressar.  Assim, usando a criatividade, o autor seleciona e explora palavras que, no contexto de sua produção, deixam suas ideias mais expressivas. Tais recursos linguísticos são comuns em obras literárias, poesias e letras de música.

1 – Linguagem figurada   

OBJETIVOS:  

 Entender e reconhecer a linguagem figurada.   

PROCEDIMENTOS:

- Selecione algumas frases da prática oral que apresentem o recurso da linguagem figurada. Confira alguns exemplos:

  •  Sou forte como um touro.
  •   Hoje vim voando para escola.
  • Francisco anda como uma tartaruga.
  •  Vou em um pé e volto no outro.
  • Esta semana fiquei morta de cansada.
  •  Minha vida é um mar de rosas.
  •  O carro do Vitor corre como um jato.
  • Minha boca é um túmulo.
  •  Gustavo fala como um papagaio.
  • Júlia é bonita como uma flor.
  • O sorriso de Sofia é doce como o mel.  

 Organize as frases em cartazes, cole-os no quadro/lousa e solicite que as crianças observem. Leia cada uma em voz alta e dialogue sobre os seguintes itens:

  • Vocês compreenderam o que cada uma das frases quis dizer?
  •  Leia e certifique-se de que todos compreenderam o sentido de cada uma das frases.
  •  O que vocês consideram diferente nas palavras escolhidas para expressar o conteúdo de cada frase?              

     É importante que percebam que há situações que nos valemos de uma palavra mais forte para explicitar com maior clareza um sentimento, um desejo, um sentido. Ao utilizar este recurso, estamos usando a linguagem figurada.

- Solicite que copiem no caderno as frases colorindo, em cada uma, a palavra que representa a figura de linguagem.   

- Oriente um Para Casa no qual deverão conversar com outras pessoas solicitando que lhe falem duas ou três frases, do cotidiano, em que há linguagem figurada. Estas deverão ser registradas no caderno.   

Dica: É interessante pedir também que, nesta pesquisa, encontrem uma poesia e/ou uma música que apresente linguagem figurada.  

2 – Menino Maluquinho on-line   

OBJETIVOS:   

Reconhecer a linguagem figurada no livro “O menino maluquinho”, compreendê-la, reescrevê-la e ilustrá-la.

  PROCEDIMENTOS:

- Consulte no site <http://www.meninomaluquinho.com.br/Online/default.asp>   (Acesso em: 09/09/2010) a versão on-line de “O menino maluquinho”.  

 http://www.guanafake.info/wp-content/uploads/2010/10/capa_livro_menino_maluquinho.jpg (Acesso em: 23 de novembro de 2010). 

 ATENÇÃO 

  • Desenvolva a leitura deste livro de modo que, a princípio, os alunos não tenham acesso às ilustrações.   
  • Para o bom andamento das atividades, sugerimos que não sejam trabalhadas mais de quatro ou cinco páginas por dia.                

   - Entregue a cada aluno quatro folhas de papel A4. Oriente que deverão trabalhar com a folha na posição horizontal.   

Leia a primeira página do livro e verifique o que compreenderam. Quando a ideia da frase já estiver clara para todos, leia novamente, mas desta vez as crianças deverão copiar o texto na folha recebida. Ao lado do texto, deverão ilustrar com o desafio de expressar, na ilustração, o sentido de cada frase.  

Somente após concluir a ilustração é que se deve passar para página seguinte do livro. Trabalhadas todas as páginas da história, reúna o material e forme o livro de cada criança.  

Com os livros prontos, organize um momento de interação onde cada criança possa conhecer o trabalho dos outros colegas.

DICAS

  • Se desejar, passe o texto no quadro/lousa para que seja copiado ou mesmo alternar entre ditado e cópia. Há, ainda, a alternativa das crianças digitarem e, em seguida, imprimir o material.  Ou ainda, o professor digitar e imprimir uma cópia para cada aluno. Neste caso, o trabalho das crianças seria a leitura, interpretação e ilustração.
  • Para que se cumpra o objetivo das atividades propostas, é necessário que as crianças percebam como a história está repleta de figuras de linguagem.
  • Com os livros prontos, organize um momento de interação onde cada criança possa conhecer o trabalho dos outros colegas.
  • Caso considere a história grande para este trabalho, selecione com as crianças algumas para compor o trabalho. As primeiras páginas apresentam opções interessantes, já que apresentam o personagem principal da história.

- Prepare um computador com acesso a Internet e conecte-o a um retroprojetor. Você poderá, ainda, usar o laboratório de informática. Acesse o livro on-line de modo que, desta vez, em um único momento todos possam ler o livro e, sobretudo, observar as estratégias utilizadas na ilustração, para representar com ênfase a linguagem figurada que permeia a história.

DICAS

  • Aproveite esta oportunidade para desenvolver atividades no laboratório de informática da sua escola. Reserve um tempo para que as crianças possam conhecer e interagir com as diversas atividades deste site.
  • Apresente e discuta sobre as possibilidades oferecidas pela Internet como um recurso que possibilita ler e ouvir livros.
  • Para desenvolver este trabalho, pode-se inverter a sequência indicada. Isto é, primeiro o grupo lê e conhece a história, suas estratégias e ilustrações, posteriormente desenvolve a reescrita.

3 – Práticas com linguagem figurada   

OBJETIVOS:

  Trabalhar compreensão do texto, bem como identificar e ilustrar a linguagem figurada.   

PROCEDIMENTOS:  

 - Selecione algumas frases apresentadas no Para Casa, indicado na atividade 1. Prepare folhas tipo A3 com estas frases e organize duplas. As crianças serão desafiadas a ilustrar a frase.

O material produzido deve ser exposto no mural da sala ou mesmo da escola.

- Verifique a seguir algumas atividades complementares a serem trabalhadas individualmente.  

 A – Leia atentamente a poesia a seguir:  

Caixa mágica de surpresa                                   

                            (Elias José)

 Um livro

é uma beleza,

é caixa mágica

só de surpresa.

Um livro

parece mudo,

Mas nele a gente

 descobre tudo.

Um livro

tem asas

longas e leves

que, de repente,

levam a gente

longe, longe.

Um livro

 é parque de diversões

cheio de sonhos coloridos,

cheio de doces sortidos,

cheio de luzes e balões.

Um livro é uma floresta

com folhas e flores

 e bichos e cores.

É mesmo uma festa,

um baú de feiticeiro,

um navio pirata do mar,

um foguete perdido no ar,

 É amigo e companheiro.

B – Sublinhe na poesia os trechos onde encontramos linguagem figurada.

C – Ao lado da poesia, faça uma ilustração que corresponda à linguagem figurada que você identificou.

D- Crie três frases que apresentem linguagem figurada.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

Recursos Complementares

Sempre que trabalhamos um livro é importante apresentarmos o autor e características do seu trabalho, suas publicações, entre outros.

Avaliação

A criança deve apreender que: ·        

  •  A articulação das palavras em um texto colabora e, até mesmo, define a forma como se vai expressar a ideia desejada.
  • A imagem, tal como é apresentada, faz dela um recurso que pode se integrar ao texto, imprimindo-lhe o sentido que o autor.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.