14/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Aprender algumas regras básicas dos esportes coletivos mais praticados no Brasil.
- Reinventar algumas dessas regras e criar maneiras diferentes de se praticar alguns esportes tradicionais de nosso país.
- Aprender a agir com criatividade e criticidade diante das nuanças das práticas esportivas.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Futebandeira
Duração: 25 minutos
Material: bola de futebol
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades do tema “Reinventado o esporte” o(a) professor(a) poderá propor o futebandeira, um jogo que mistura as regras do futebol e da brincadeira do rouba-bandeira. Cada equipe poderá ter de 5 a 10 participantes. O objetivo do jogo é atravessar a quadra da equipe adversária e chegar até a área de pontuação de sua equipe conduzindo a bola com os pés. No entanto, não é permitido passar a bola para o companheiro que está à frente. Os passes só podem ser feitos pra a lateral ou pra trás. Diferentemente do rouba-bandeira os jogadores não podem ser colados no campo adversário. A equipe que conseguir passar a bola entre seus jogadores e chegar até a área de gol marca um ponto. Ao final da partida a equipe que fizer maior número de pontos vence a partida. Esse jogo é uma repaginação drástica das regras do futebol. No entanto, ele guarda consigo algumas características fundamentais do futebol que são, o deslocamento em quadra, o passe e o trabalho em grupo.
Atividade 2 – Vôlei surpresa
Duração: 25 minutos
Material: bola de vôlei, lençol ou pano grande
Local: quadra ou pátio
Dando continuidade às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com o jogo do vôlei surpresa. Este jogo apresenta duas mudanças básicas em relação ao vôlei. Uma delas é a presença de uma rede tampada com lençóis que impede que as equipe vejam com clareza a movimentação dos adversários e a saibam a direção exata que a bola vem do outro campo. A segunda modificação é a recepção do primeiro passe. No vôlei surpresa os jogadores podem segurar a primeira bola que vem do campo do adversário. O número de participantes por equipe pode variar de 6 a 10 jogadores. As demais regras de pontuação seguem os padrões do vôlei convencional.
Atividade 3 – Basquete maluco
Duração: 25 minutos
Material: cones e bolas de basquete
Local: quadra ou pátio
Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com o basquete maluco. Esse jogo tem uma alteração básica com relação ao jogo de basquete tradicional. Suas cestas são cones que ficam com a abertura maior virada para cima e suspensa por um jogador. Este, por sua vez, ficará segurando a cesta de sua equipe e poderá se movimentar em quadra para dificultar a pontuação da equipe adversária. No entanto, este jogador não poderá mudar o posicionamento da cesta, que deve ficar segura com as duas mãos na altura do abdômen. Todas as cestas terão a mesma pontuação; 2 pontos cada. A equipe que fizer o maior número de pontos vencerá a partida. As demais regras seguirão o padrão de jogo do basquete convencional.
Atividade 4 – Handetwobol
Duração: 25 minutos
Material: 2 bolas de handebol
Local: quadra ou pátio
Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com o handetwobol. Este jogo segue as mesma regras do handebol, porém utiliza 2 bolas ao mesmo tempo. Isso modifica bastante a dinâmica do jogo, pois no handebol as equipes atacam e defendem em bloco. Com duas bolas em quadra as equipes terão que dividir sua atenção, e em alguns casos, atacar e defender ao mesmo tempo. As demais regras seguem o padrão do jogo de handebol convencional.
Como sugestão de recurso complementar o(a) professor(a) poderá ler o livro de Sávio de Assis Reinventado o Esporte (acessado em 17/09/2010), cujo título da aula foi inspirado. O autor revela um conjunto de críticas lançadas sobre o esporte, questionando desde a sua incompatibilidade com espaços e valores educativos, tomados de forma genérica, até a continuidade de sua existência em outra forma de organização social. O autor lançou mão de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso envolvendo análise de documentos, observação de aulas e realização de entrevistas e seminários com professoras de uma escola pública, tomando como categoria analítica básica o par dialético realidade-possibilidade. Este livro poderá servir de inspiração para ampliar a proposta desta aula.
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
- qual dos esportes teve suas regras mais alteradas?
- quais foram as conseqüências das mudanças de regras nas dinâmicas do jogo?
- qual esporte foi o mais difícil de praticar? - o que você aprendeu nessa aula?
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Reinventando o esporte!”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/10/2010
Cinco estrelasBem dinamica e do jeito que a criançada gosta, de forma ludica chegando ao objetivo.