Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A DIGESTÃO DAS PROTEÍNAS

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pretende-se que o aluno seja capaz de:

conceituar proteínas e descrever o processo da sua digestão pelo organismo humano;

conhecer algumas tradições da região sul;

caracterizar o clima subtropical e a vegetação de araucária.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas da anatomia e fisiologia do sistema digestório.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula passando um vídeo que divulga os costumes alimentares da população da região Sul do Brasil. A  partir de um prato típico da região é introduzido o tema principal: o papel das proteínas na alimentação e processo pelo qual são digeridas em nosso organismo.

Assista ao vídeo juntamente com os alunos. O que comemos - Região Sul - Proteínas 

Em seguida proponha-lhes que respondam no caderno as seguintes questões:

1. Quais as funções das proteínas para o organismo?

2. Há fontes de proteínas com baixo e com alto valor nutricional. Diferencie-as e dê exemplos.

3. O que são aminoácidos?

4. Qual a função das enzimas?

5. Descreva resumidamente o processo de digestão das proteínas.  

6. Por que as frutas ácidas facilitam a digestão das proteínas?

7. Por que as proteínas de origem vegetal são mais difíceis de serem digeridas?

8. Descreva rapidamente o método da salga como forma de conservação da carne. Cite outros alimentos que podem ser assim conservados.   

Corrija as respostas. Se for necessário passe o filme novamente.

ATIVIDADE II:

Esta atividade deverá ser desenvolvida em parceria com o professor de geografia.

 Em parceria com professor de  geografia, explore no mapa a região sul, seus estados e capitais e características do clima subtropical.

Se necessário assista este vídeo com os alunos:

http://www.brasilescola.com/brasil/mata-araucarias.htm 

A partir da imagem solicite aos alunos descreverem a mata de araucária.

 

Corrija as respostas.

ATIVIDADE III: 

Em parceria com o professor de história, discuta com os alunos sobre:

1. as contribuições dos imigrantes para nosso país.

2. as causas que levaram os italianos e alemães a buscarem a região sul do Brasil.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O que comemos - Região Sul - Proteínas Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Se possível, peça as cozinheiras da escola fazerem uma galinhada que é um prato típico da região mineira. Peça aos alunos que contribuam trazendo os ingredientes. (Distribua estes ingrediente entre os alunos. É preciso definir a quantidade para que também seja definido quantos alunos trarão partes de frango ou galinha, arroz, cebola, alho, sal, óleo, cheiro verde, tomate, feijão para o tutu, farinha de mandioca, linguiça). Peça aos alunos que identifiquem neste prato típico mineiro quais as fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras vegetais. Avalie a participação dos alunos.

Caso não seja possível, sugere-se outra atividade:

Identifique na receita divulgada pelo vídeo quais são os alimentos ricos em:

Carboidratos

Proteínas

Fibras vegetais

Gorduras  

Socialize as respostas e avalie a participação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.