Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Golfe e o Croquet: Aliando tacada e precisão.

 

28/10/2010

Autor y Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Desenvolver a rebatida com a bola parada utilizando o bastão.

·        Experimentar diferentes formas de golpear uma bola parada.

·        Vivenciar jogos com mesma temática: o golfe e o croquet adaptados.  

Duração das atividades
150 minutos. 03 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos olhar a seguinte aula no portal que estabelece uma sequência pedagógica natural, importante para reflexão do tema:

  1. Basebol – Golpeando a bola em movimento
  2. O Rebater: movimento contrário a uma trajetória?
Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre o ato de rebater:

             Normalmente, quando falamos em rebater uma bola, é comum nos vir a mente a imagem do ato de golpear uma bola que vem no sentido oposto.

             Vocês podem me dizer como podemos fazer essa ação? (com tacos, com raquetes, com as mãos, etc.).

             Mas será que necessariamente a bola tem que estar em movimento para se rebatê-la?

             Normalmente usamos o termo tacar para o ato de rebater uma bola que não está em movimento, utilizando para isso um bastão ou similar. Vocês conhecem algum jogo onde essa situação está presente? (golfe, sinuca, croquet, etc.).

              Vamos então agora experimentar um pouco do rebater uma bola parada com um taco em diferentes situações?

Atividade 01: Rebatendo a bola parada.

·        O professor dividirá a turma em grupos e montará diferentes estações, onde de tempos em tempos um grupo de alunos vai passar por diferentes situações dentro da mesma idéia (o rebater a bola parada):

·        Rebater uma bola parada, com um taco leve, visando derrubar uma garrafa a uma pequena distância da bola;

·        Rebater uma bola parada, com um taco leve, visando derrubar uma garrafa a uma grande distância da bola;

·        Repetir as situações anteriores mudando o peso do taco e o objetivo: a bola agora deve entrar em uma lata ou similar;

·         Repetir as situações anteriores mudando agora o tipo de bastão (bastão com ponta fina) e o posicionamento do corpo para a rebatida: a bola deve ser golpeada utilizando apenas a ponta do taco – como na sinuca.

                 O professor poderá ainda construir outras situações com os alunos.

Obs.: As bolas utilizadas nas atividades podem variar de tamanho e peso para aumentar a riqueza da vivência (bola de sinuca, tênis, etc.).

        Os tacos poderão ser confeccionados pelos alunos, utilizando pontas diferentes para que os mesmos variem em peso e a forma se aproxime dos diferentes jogos que utilizam essa mesma estrutura (figura 01).

                       (Figura 01 - Arquivo pessoal)

2º Momento – Conhecendo e vivenciando o golfe:

   Agora que já experimentamos o rebater a bola parada em diferentes situações, vamos conhecer e vivenciar alguns jogos que utilizam essa vivência?

 Atividade 02: Golfe

            As origens do golfe não são perfeitamente conhecidas. O jogo consiste em colocar uma pequena bola dentro de buracos espalhados por uma grande área em um terreno irregular utilizando-se para isso de tacos de formatos variados.

           Os campos de golfe são hoje construídos em locais muito diferentes dos primitivos, em terrenos montanhosos, obrigando grandes movimentações de terras, exigindo drenagens e sistemas de rega, mais ou menos sofisticados, devido à ausência da umidade mínima exigível pela vegetação.

           Reunir a turma e a partir de uma leitura rápida do guia rápido de regras do golfe (presente em recursos complementares), discutir e ressaltar as principais regras e montar com a turma “regras do golfe da turma”, com base no número de participantes, material disponível e espaço para o jogo.  

OBS. A bola utilizada poderá ser adaptada (Ex. bola de sinuca pequena) e os tacos poderão se confeccionados pelos alunos com cabo de vassoura e pequenos pedaços de madeira.

        Os buracos poderão ser feitos cavando o chão, caso o local seja de terra, ou no caso de uma quadra poliesportiva os buracos da rede de voleibol irão servir bem. Obstáculos poderão ser providenciados para que o jogo fique mais interessante (figura 02).

                   (Figura 02 - Arquivo pessoal)

·        Vivenciar o jogo de golfe construído.

Atividade 03: Croquet

          O croquet ou cróquete é um jogo de recreação, sendo posteriormente transformando-se em esporte, que constitui em golpear bolas de madeira ou plástico através de arcos encaixados no campo de jogo. Aparentemente o jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830, sendo um derivado do golfe.

          Para facilitar o jogo o professor poderá montar vários arcos de madeira (figura 03), confeccionar com os alunos os tacos (em forma de martelo, com pedaços de madeira maiores nas pontas) e de acordo com o número de bolas disponíveis, dividir a turma em grupos para que possa acontecer a vivência a partir das seguintes regras facilitadas:

1.      Cada aluno terá a sua bola de número ou cor diferente, e terá direito a uma única tacada por rodada;

2.      O objetivo do jogo é passar a bola por baixo dos arcos em uma sequencia previamente determinada e no final derrubar o pino central. Quem fizer essa sequencia primeiro será o vencedor;

3.      A cada vez que a bola passa por baixo do arco correto para o participante, este terá direito a mais uma tacada;

4.      Caso o pino central seja derrubado fora da sequencia correta, o participante será desclassificado, devendo recomeçar o jogo do ponto de partida;

5.      O campo de jogo será préviamente delimitado pelos participantes, e caso durante o jogo uma bola saia desses limites, o participante será desclassificado, devendo recomeçar o jogo do ponto de partida;

OBS. Os alunos poderão propor outras regras para que o jogo fique mais interessante, como por exemplo: restrições, punições ou pontos extras.

                    (Figura 03 - Arquivo pessoal)

·        Maiores informações sobre o jogo e regras originais você encontra em recursos complementares (os alunos poderão ter acesso às regras e estrutura do jogo original e estabelecer comparações com o jogo vivenciado).  

Recursos Complementares
Avaliação

            Além das discussões presentes durante a aula, debater com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: O rebater uma bola parada é mais fácil do que rebater uma bola em movimento (justifique)? O peso e o tamanho da bola influência na dificuldade? Há diferença na habilidade de tacar uma bola no que diz respeito à finalidade: acertar um buraco no chão, derrubar um objeto ou passar a bola por baixo de um arco? O tipo de taco dificulta uma tacada (justifique)?  Qual é o posicionamento ideal para rebater uma bola parada? O que o jogo golfe e croquet podem nos acrescentar de vivencias corporais? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?

            Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, criatividade, disputa e respeito às regras durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.