01/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– O PLANTIO DE UMA ÁRVORE
1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre o que pensam/sabem sobre o reflorestamento. As idéias das crianças devem ser registradas. Depois levar os alunos para a sala de vídeo para assistirem um documentário sobre o assunto. Enquanto estiver assistindo o/a professor/a deverá fazer alguns comentários para que as crianças interajam com o documentário.
2º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre a idéia plantar uma árvore na escola. Depois que decidirem qual a árvore, o/a professor/a deverá providenciar a muda e conversar sobre a árvore que foi escolhida (o seu nome, o tempo que leva para crescer, germinar etc).
3º Momento: O/a professor/a deverá escolher o local que irão plantar a árvore. Limpar o local, cavar e deixar a terra adubada, depois as crianças colocaram a muda e regarão. Esse momento deverá ser registrado com foto, ou filmagem.
4º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverá fazer um cronograma de colaboradores, constando o dia da semana que cada criança será o responsável para regar a planta.
Atividade 2 – O TESOURO ESCONDIDO NA FLORESTA
1º Momento: O/a professor/a deverá antecipadamente organizar todo o equipamento (TV, DVD, video) para uma pesquisa na sala de multimídia, o vídeo deverá retratar as queimadas, retirada de madeira pelos madeireiros e a diversidade de vida na floresta amazônica. Antes, porém, deverá conversar com os alunos sobre o objetivo da aula, que é conscientizar sobre a importância do reflorestamento nas áreas devastadas.
Fotos da Professora Keila quando atravessou o Rio Amazonas de barco.
http://www.youtube.com/watch?v=4b3e7wwF2og&feature=fvsr queimada
http://www.youtube.com/watch?v=yN82YPEsQtk queimada AM e madereira
http://www.youtube.com/watch?v=vXXTMyOxhds
2º Momento: O/a professor/a poderá convidar um ecólogo para esta discussão, propiciando um diálogo acerca da sustentabilidade. Durante a entrevista, as crianças deverão levantar questões com relação ao desmatamento, queimadas e reflorestamento. Ao final, o/a professor/a poderá sugerir que juntos criem um panfleto informando sobre a importância da preservação do meio ambiente. O/a professor/a poderá registrar as idéias das crianças no quadro branco.
Fotos da Profesora Keila - visita na sala
Atividade 3 – A DIVERSIDADE DE VIDA DA AMAZÔNIA EM PANFLETO
1º Momento: A partir das idéias das crianças o/a professor/a deverá orientar a organização do panfleto conversado com as crianças. Depois junto com eles dar coerência e coesão ao texto.
Obs: Antes de começar a confecção dos panfletos o/a professor/a deverá organizar o material (papel oficio de várias cores cortado em quatro partes. Lápis hidrocor, pincel atômico, régua, cola, tesoura, fotos/gravuras de queimadas, reflorestamento, desmatamento.
2º Momento: O/a professo/a deverá solicitar que cada criança escolha uma foto/gravura para a confecção do seu panfleto. Depois cada criança deverá pegar seu material e elaborar/fazer o panfleto, lembrando da importância de conscientizar os colegas sobre o respeito que devemos ter com a natureza. O/a professor/a deverá ajudar as crianças que ainda não tem domínio sobre a escrita. Depois que os panfletos estiverem prontos, as crianças deverão distribuir no portão no horário da saída.
OBS: O material deverá ficar organizado sobre a mesa.
Atividade 4 – AS CORES DA NATUREZA
1º Momento: O/a professor/a deverá questionar com as crianças:
A partir das respostas das crianças o/a professor/a proporá que caminhem no pátio da escola explorando as cores da natureza, e colham folhas, flores. Caso não tenha ao redor da escola, solicite como atividade de casa, para que tragam no dia seguinte.
2º Momento: O/a professor/a deverá solicitar que as crianças friccionem as folhas e flores no papel branco e descubram as cores obtidas. Cada criança deverá escrever o material (folha/ flor) e a cor dele, e em seguida registrar a cor obtida. Depois a pesquisa deverá ser socializada com o restante do grupo.
Fotos Professora Keila - flores na escola
3º Momento: O/a professor/a poderá propor um desenho sobre o meio ambiente e este deverá ser colorido com as cores extraídas da natureza. Para tanto o/a professor/a poderá solicitar que tragam frutas e verduras para colorir o desenho.
Sugestão: beterraba, cenoura, espinafre, couve, manga, casca de uva, jambo, azeitona, folhas, flores, pó de café, terra e carvão.
4º Momento: O material produzido pelas crianças deverão ser identificados e expostos no mural da escola.
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/08/2011
Quatro estrelasachei muito ótimo mesmo seu trabalho e me ajudou em um trabalho que estou fazendo na faculdade sobre o reflorestamento.obg.
17/10/2010
Cinco estrelasA aula é dinâmica, irá despertar a consciência ecológica das crianças, formando cidadãos comprometidos com o meio em que vivem.