Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como o Universo foi criado?

 

24/01/2011

Autor y Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferentes teorias sobre a criação do Universo.

Ampliar os conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre essas teorias, fomentando a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Estabelecer relações entre essas teorias e suas singularidades.    

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Que tal fazer a seguinte pergunta às crianças:

COMO VOCÊS ACHAM QUE SURGIU O UNIVERSO?

Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:

http://missaovirtual.com/2008/12/16/o-universo-em-um-grao-de-areia/

http://cantinhodopregador.blogspot.com/2010/06/como-ler-biblia-de-uma-maneira.html

Peça-lhes que discutam a pergunta em duplas e que registrem suas conclusões para socializá-las posteriormente.

Após esse momento, promova a apresentação das respostas das duplas para a turma. Será uma ótima oportunidade para fomentar o debate sobre o assunto.

Provavelmente, nesse debate, surgirão as duas teorias mais legitimadas como verdadeiras para explicar a criação do universo: a teoria do Big Bang (grande explosão, em Inglês) e a criação do mundo por Deus, relato esse encontrado na Bíblia, no livro de Gênesis.

Traga para a aula textos que discutam o assunto para ampliar as informações das crianças sobre o mesmo.

http://www.brasilescola.com/geografia/big-bang.htm

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/496537-teoria-da-grande-explos%C3%A3o-big/

http://salmos-do-rei-david.blogspot.com/2010/01/genesis-criacao-mundo.html

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/deus-e-superfluo-a-criacao-diz-hawking-02092010-22.shl

Após a leitura dos textos, faça as seguintes perguntas:

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE DIFEREM OS RELATOS?

O QUE ELES TÊM EM COMUM?

QUAL É A RELEVÂNCIA DE DISCUTIR ESSA TEMÁTICA?   

Organize um fórum com as crianças. Pesquise o assunto com elas e pergunte qual das duas teorias parece explicar melhor a criação do universo. Pergunte qual das duas teorias elas acham que explica melhor o que de fato aconteceu. Será que foi dessa forma? Ainda existem informações que desconhecemos? Organize as crianças em dois grupos: o primeiro, argumentará pontos a favor da teoria bíblica e o segundo, da teoria do Big Bang.  Dê-lhes algum tempo para discutir e organizar as suas conclusões.  Promova um debate sobre os grupos, tendo cuidado para não determinar o que é certo ou errado, tampouco em abordar questões relgiosas. O objetivo é fomentar a reflexão sobre o assunto. Após esse momento, registre com as crianças os aspectos positivos e negativos das teorias discutidas anteriromente, assim como aspectos que elas concordem/discordem sobre elas. 

Sugira uma pesquisa sobre a temática. Será que existem outras teorias cuja a intenção seja explicar a criação do universo?

Problematize as seguintes questões:

POR QUE AS DUAS TEORIAS ESTUDADAS SÃO MAIS CONHECIDAS QUE AS DEMAIS?

ESSE FATO É UMA MERA COINCIDÊNCIA?

Fomente essa reflexão a partir das questões anteriores e também das informações pesquisadas pelas crianças. Crie a oportunidade para que seja possível socializá-las em um outro momento. Você também pode sugerir que elas escrevam um texto sobre o assunto (o mesmo poderá ser escrito em duplas). Não deixe de fazer a correção textual coletivamente, aproveitando para destacar aspectos referentes à forma do texto. Desta maneira as crianças estarão (re)pensando sobre a linguagem escrita, o que lhes ajudará entender melhor o seu funcionamento e as suas especificidades. Posteriormente você pode organizar um mural com o material pesquisado e os textos escritos por elas.

Recursos Complementares

 No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/fisica-big-bang-e-origem-da-materia.jhtm

Lembre-se que esse é apenas um contato inicial sobre o assunto.

Avaliação

Pelo menos três momentos que precisam ser avaliados:

1° As crianças demosntraram interesse pelo assunto?

2º As informações que elas possuem sobre o assunto foram ampliadas?

3° Foi possível oportunizar o debate sobre as diferentes teorias que explicam a criação do universo?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.