Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Tribos: o modo de organização dos povos africanos uma viagem à outras culturas

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø      Conhecer os diferentes tipos de organização das pessoas;

Ø      Compreender os modos de organização em tribos;

Ø       Produzir objetos utilizados por povos das tribos africanas;

Ø      Vivenciar danças e brincadeiras dos povos africanos.

Duração das atividades
9 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: 50 minutos

Professor é sempre bom levar para a introdução de uma temática um vídeo ou uma música que possa desencadear a conversa. A sugestão dessa aula é o clipe “Ora bolas” do grupo palavra cantada. Nesse vídeo, aparecem as seguintes perguntas: quem é esse menino? Onde que ele mora? Onde está a casa? Onde está a rua? Onde está a cidade? Onde está a floresta? Onde está o Brasil? Boas perguntas para se conversar sobre o modo de organização das pessoas de nossa sociedade.

Fonte: http://www.videosurf.com/video/ora-bolas-palavra-cantada-150674214 

Letra da música:

Ora Bolas Palavra Cantada

Oi, oi, oi... olha aquela bola A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!

Onde ele mora! Mora lá naquela casa!

Onde está a casa! A casa tá na rua!

Onde está a rua! Tá dentro da cidade!

Onde está a cidade! Do lado da floresta!

Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!

Onde está o Brasil,ta na América do Sul

continente americano cercado de oceano das terras mais distantes de todo o planeta

E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu (biz)   

Depois de assistir ao vídeo proponha um debate com as crianças.

Sugestão de perguntas para o debate:   

Como vivemos em nossa sociedade/cidade?

Com quem vocês moram?

Vivem de forma parecida com o menino do vídeo?

Quem cuida de vocês?

Como são os lugares onde moram?

Conhecem alguém que vive de um jeito diferente do de vocês?   

Anote as respostas das crianças e componha uma memória desse diálogo, aproveitando sempre os conhecimentos trazidos pelos alunos.

Atividade número 2: 4 aulas 50 minutos

Retome a conversa inicial sobre como vivem as pessoas que vocês conhecem.

Sugestão de diálogo: as pessoas vivem em casas, apartamentos, em cidades com a família, outras pessoas moram em fazendas, a família – que são pais, mães, avós outros responsáveis – cuidam de vocês. Eles trabalham fora em diferentes profissões e com isso mantêm o sustento da família.   

Por ser um tema um pouco complexo a ser trabalhado com crianças pequenas, sugiro que você professor leve as informações sobre o órgão responsável pela organização da vida na cidade - A Prefeitura Municipal. Convide as crianças para fazerem um passeio pela prefeitura da cidade. Se possível, conhecer o prefeito da cidade, momento em que as crianças podem fazer uma entrevista sobre a cidade e sobre como funciona o sistema municipal.

Tire fotos durante o passeio e produza um registro com as crianças organizando as descobertas feitas. Você professor faz o registro escrito e as crianças ilustram. Esse registro pode ser individual ou coletivo.

Atividade número 3: 50 minutos

 Retome com as crianças os modos de organização da cidade de vocês com as descobertas feitas até o momento: contribuições das crianças sobre como as famílias vivem, visita à prefeitura da cidade, fotos, e texto escrito sobre o passeio.

Depois de resgatar as descobertas leve a seguinte discussão: Mas será que todas as pessoas vivem assim? Será que existe outro jeito de organizar a vida em sociedade?   Leve para a sala um vídeo clipe que demonstre a organização de comunidades em tribos africanas por ser um país que está em evidência esse ano. O vídeo pode mostrar algumas das características das tribos: costumes alimentares, danças, rituais, etc.

Sugestão: “África do Sul - Tribo Swazi - Canção Zulu”  no sítio http://www.youtube.com/watch?v=ZjcY_cZg2Y0&feature=related 

Outra sugestão: “Maasai” no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=y7bKzF5-bHg&feature=related  

Depois do vídeo converse com as crianças sobre as diferenças de costumes, crenças e valores de cada povo. E sobre o respeito que devemos ter com os costumes das outras pessoas. Peça que destaquem o que viram no vídeo que não estão acostumados a ver em nossa cultura. Faça com elas uma lista desses costumes: vestimentas, danças, comidas, músicas, moradias, crianças  etc.

Atividade número 4: 3 aulas de 50 minutos cada

Combine com as crianças de vivenciarem um dia de tribo em sala de aula. Para isso irão precisar de roupas parecidas com as dos povos africanos. Essas roupas podem ser feitas com papel Kraft onde depois de recortados de forma parecida com a dos povos africanos podem ser trabalhadas pelas crianças com colagens de papel colorido. Professor, leve também para essa vivência, músicas e instrumentos musicais também de origem africana para que as crianças possam explorar. Registre sempre que possível as atividades com fotos ou filmagens. É sempre bom rever as atividades realizadas com as crianças.

Para enriquecer essa vivência acesse o sítio eletrônico: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-ritmo-466966.shtml 

Recursos Complementares

Professor, é importante pesquisar sobre o assunto antes de trabalharmos com nossas crianças. Assim para você compreender um pouco sobre a organização da sociedade acesse o site:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade 

Ainda é importante compreender o conceito de cultura, para isso acesse o site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura 

Outra contribuição importante é a compreensão sobre a organização das cidades ao longo da história. Visite o site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_cidades 

Avaliação

Para verificar conteúdos conceituais – organização dos povos e suas culturas, modos de organização em tribos - avalie a participação da classe nas rodas de conversa e nos debates coletivos, na vivência feita na escola, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses e respeita os modos diferentes de vida em outras culturas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.