01/10/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
As crianças construirão seus conhecimentos no decorrer do desenvolvimento do tema a partir de suas atividades.
1º MOMENTO:
Perguntar às crianças que frutas elas conhecem, as que mais gostam de comer e fazer uma listagem. Em seguida perguntá-las de onde vem essas frutas, como nascem. Resgistrar esses conhecimentos prévios.
Combinar um passeio a um sitio que tenha pomar, de modo que as crianças conheçam as árvores frutíferas e suas respectivas frutas. Durante o passeio, levar as crianças a observarem as cores, formatos, tamanhos e experimentarem os seus sabores.
Ao retornar do passeio as crianças, junto ao professor, poderão listar o nome das frutas que haviam no pomar e de suas respectivas árvores. Também poderão fazer o registro, através da escrita e desenho, da fruta que mais gostou e ou mais lhe chamou atenção.
2º MOMENTO:
Levar para a sala de aula várias frutas para que suas características físicas externas e internas sejam exploradas, garantindo um momento para a degustação. É interessante que as crianças tenham contato com frutas que não fazem parte do seu cotidiano, a fim de ampliar esse universo de sabores. Para tornar a atividade mais motivante, o professor poderá fazer o jogo de advinha de modo que deverão tentar descobrir que fruta é, através do sabor, do cheiro e do tato sem vê-las.
3º MOMENTO:
Realizar um passeio pela escola e seus arredores, a fim de identificar árvores frutíferas e observar como são, que partes possuem. Conversar na roda sobre as observações e buscar em diferentes fontes informações sobre as partes das plantas e suas funções. Fazer um painel coletivo com tais informações e pedir para que as crianças faça a ilustração.
4º MOMENTO:
Propor as crianças a plantação de alguma árvore ou arbusto frutífero para que se observe o seu crescimento. Conhecer os elementos necessários que contribuem para o seu desenvolvimento. Criar um quadro no qual, cada dia da semana, um grupo fique responsável em observar e fazer as anotações necessárias, assim como regar as plantações. Ao fim de um mês organizar um relatório geral das observações realizadas. As crianças poderão desenhar a sequência de crescimento observado.
http://www.villa-forte.com.br/panoramica/pomar/pomar.htm
http://www.caxias.rs.gov.br/urbal/site/projetos_noticias.php?cod_projeto=7&codigo=47
A avaliação será contínua tendo em vista o desempenho da criança nas atividades que realizou. Espera-se que a criança consiga ampliar seu conhecimento sobre as frutas, identificando e nomeando-as com segurança, assim como aprenda a comê-las com maior prazer. Que durante as conversas e registros gráficos (desenhos, escrita) expresse a compreensão do processo de nascimento e desenvolvimento das plantas, demonstrando ter adquirido noções da função de cada parte desse ser vivo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!