Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Expressão corporal: jogos de mímica.

 

18/10/2010

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar mímica;

Transmitir mensagens utilizando a mímica;

Verificar se houve compreensão da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades;

Avaliar as dificuldades e os sentimentos vivenciados durante as atividades.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula indicada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Não é necessário nenhum conhecimento prévio para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Reunir os alunos na sala de aula e dividir a turma em duas equipes para organizar e realizar o jogo dramático de “mímica”.

Informar aos alunos, que durante a realização desta atividade, deverão observar como os colegas estão se movimentando para fazer as mímicas. Essa observação é de fundamental importância para a continuidade da aula.

Organizado as equipes, o professor deve:

  1. Informar que cada equipe deverá, em cada rodada, escolher um representante para fazer a mímica sorteada;
  2. Apresentar as categorias que serão utilizadas no jogo, como por exemplo: nomes de música, objeto, animal, desenho animado, filme, circo, profissões, etc.
  3. Escrever ou desenhar o nome de cinco itens para cada categori;.
  4. O nome e/ou desenho dos trinta e cinco itens (distribuídos em cinco títulos de música, cinco títulos de desenho animado, cinco títulos de filme, cinco nomes de objetos, cinco nomes de animais, cinco nomes de profissões e cinco nomes de artistas de circo), serão colocados em caixinhas separadas para serem sorteadas pelos representantes que fará a mímica para sua equipe;
  5. Definir o tempo limite para a realização da mímica – sugestão de ser no máximo um minuto;
  6. O representante de um grupo sorteará o item a ser representado. Mostrará aos coordenadores do grupo adversário e, a partir da sua autorização, iniciará o tempo de apresentação;
  7. O representante que sorteou o tema deverá fazer a mímica para que sua equipe possa adivinhar. Nesse momento ela não pode falar ou emitir qualquer som;
  8. O representante pode fazer qualquer tipo de sinal e gestos;
  9. A equipe não pode perguntar ao seu representante, mas poderá conversar entre si, dar palpites. Se a equipe acertar, ganha um ponto que é cumulativo;
  10. Vence a equipe que tiver maior número de pontos.

Sobre jogos de mímica, visitar os sites abaixo:

INÁCIO, G. H.; CLASEN, M. de F. Brincando de mímica. 3 mai. 2010. Disponível em: http://jogointeracaoelinguagem.blogspot.com/2010/05/brincando-de-mimica.html Acesso em 19 set. 2010.  

Noites de terror. Disponível em: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/40/artigo57392-1.asp Acesso em 19 set. 2010.  

MANUAL DE BRINCADEIRAS DA MÔNICA. Mímicas. http://www.monica.com.br/revistas/brincade/mimica.htm Acesso em 19 set. 2010.

Realizar o jogo dramático de mímica. Durante o mesmo, o professor marcará o tempo de realização da mímica, e identificará quantos e quais alunos conseguiram fazer a mímica correta.

Antes do término da aula, reunir os alunos e questionar:

  1. Como o seu corpo se comportou durante o jogo de mímica?
  2. Quem fez e qual mímica lhe chamou mais atenção? Por quê?
  3. O que é mímica?

O professor deverá registrar as principais respostas dadas pelos alunos para cada uma das questões, em uma folha de papel. Essas respostas serão importantes para a próxima aula.

Informar aos alunos que a próxima aula será no laboratório de informática. Caso a escola não tenha laboratório, reunir com os alunos na sala de vídeo.

Aula 2

Reunir os alunos no laboratório de informática e solicitar que se organizem em trios para pesquisar sobre:

  1. O que é mímica?
  2. O que as pessoas têm que fazer para transmitir uma mensagem utilizando somente a mímica?

Cada trio deve registrar numa folha, o resultado de sua pesquisa, e ao terminar, entregar ao professor. Caso o trio de alunos encontre algum vídeo que seja interessante, apresentar para os demais colegas e solicitar ao professor, que grave o vídeo para posterior apresentação.

Sugestão de sites que possuem artigos e textos sobre mímica:

Mímica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADmica. Acesso: 12/ set. 2010.  

Mímica. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/mimica.htm Acesso em 19 set. 2010.  

Mímica e Pantomima. Disponível em: http://www.cialuislouis.com.br/tf-pantomima.htm Acesso em: 19 set.2010.  

Sugestões de sites que possuem vídeos de atores fazendo mímicas:

O mímico. Disponível em: http://www.omimico.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=6&gclid=COaz7ai1iqQCFQy87QodHnLUUQ. Acesso em: 12 set. 2010.  

Charlie Chaplin. Charlot et le masque de fer. Disponível: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=9169350142827581729. Acesso em: 12 set. 2010.

Charlie Chaplin. The fireman. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=-2596096893846540556 Acesso em 19 set. 2010.  

Charlie Chaplin. Collection volume 06. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=5953444827554233350 Acesso em 19 set. 2010.  

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_QtUHNg4WcN0/S8ilfI9ciuI/AAAAAAAADbw/mF7LaeBmLlM/s1600/Pensamentos-e-frases-de-Charles-Chaplin.jpg. Acesso em: 16/09/2010.  

Caso sua escola não tenha computadores suficientes para realizar essa atividade, reunir com os alunos na biblioteca, para fazer a pesquisa da primeira questão.

Para a segunda questão, o professor deverá preparar um aparelho de TV ligado a um DVD, para apresentar um filme de Charlie Chaplin ou qualquer outro filme do cinema mudo.

Sugestões de filmes de Charlie Chaplin:

Charlie Chaplin. Charlot et le masque de fer. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=9169350142827581729. Acesso em 12 set. 2010.  

Charlie Chaplin. The fireman. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=-2596096893846540556 Acesso em 12 set. 2010.  

Informar aos alunos, que na próxima aula, terão que apresentar o resultado de sua pesquisa.

Aula 3 e 4

Antes do início dessas aulas, o professor deve:

  1. Organizar um espaço amplo, sem mobiliário e ventilado, para realizar as próximas aulas;
  2. Preparar um aparelho de som com CDs que tenham diferentes ritmos musicais;
  3. Verificar se algum trio apresentará algum vídeo. Em caso afirmativo, organizar um computador e data show.
  4. Apresentar utilizando cartaz ou painel, a síntese das respostas dos alunos, referentes às três perguntas realizadas na primeira aula.
  5. Ter duas cartolinas para registrar as respostas das pesquisas realizadas pelos alunos.

Reunir os trios nessa sala de aula e solicitar que cada trio apresente o conceito de mímica. No quadro negro, o professor deve registrar as categorias presentes nas respostas.

Terminada a apresentação dos grupos sobre o conceito de mímica, o professor deve retomar as categorias apresentadas pelos alunos a partir das suas anotações, e em conjunto com eles, construir um conceito coletivo de mímica.

Construído o conceito, registrá-lo no cartaz que deverá ser fixado na parede da escola, e ao seu lado, a folha com a síntese das respostas da questão 03, respondida na primeira aula.

Iniciar a apresentação da segunda questão. O professor realizará o mesmo procedimento feito na questão anterior. Na medida em que os trios de alunos vão apresentando o resultado de suas pesquisas, o professor deve anotar em um segundo cartaz, quais as ações das pessoas para transmitir uma mensagem utilizando somente a mímica.

Terminado o cartaz, fixá-lo na parede, e ao seu lado, a folha com a síntese das respostas da primeira questão, respondida pelos alunos na primeira aula.

Propor aos alunos um desafio para a próxima aula: Será que conseguem preparar e transmitir uma mensagem para outras pessoas, utilizando apenas a mímica? 

Para essa atividade, o professor realizará:

Atividade 1: Aquecimento:

  1. Solicitar aos alunos que deem as mãos, se organizem em um círculo, fechem os olhos e sintam seus corpos.
  2. Colocar uma musica (ritmo lento, calmo e baixo) e solicitar que os alunos se movimentem pelo espaço.
  3. Fazer a contagem de 1 a 8, e solicitar aos alunos que a cada tempo contado, mudar o tipo de movimento.
  4. Respeitando a contagem realizada pelo professor, estimular os alunos a movimentarem em diferentes planos (alto, baixo, reto, inclinado).
  5. Alterar o ritmo dos movimentos e da música.
  6. Solicitar aos alunos que continuem realizando diferentes movimentos no novo ritmo da musica e na contagem definida pelo professor.  

Atividade 2: Realização de cenas coreógrafas sobre temas a serem sorteados entre os grupos: 

O professor deverá:

  1. Dividir a turma em quatro grupos de aproximadamente sete alunos;
  2. Informar que cada grupo receberá um tema e terá 15 minutos para preparar a apresentação mímica do seu tema;
  3. Preparar cinco temas para serem sorteados entre os grupos. Sugestão de temas: a) Um dia de aula de um colega de sala; b) A apresentação de um jornal de edição nacional; c) Uma equipe de profissionais da área de educação; d) Um grupo de ciclistas perdidos na sua trilha; e)Dar banho em um animal de estimação.
  4. Convidar um representante de cada grupo para sortear o seu tema. Os grupos não poderão trocar de temas e nem informar aos demais grupos qual é o tema que terá que fazer a mímica.
  5. Feito o sorteio, os quatro grupos terão quinze minutos para preparar e apresentar sua mímica aos demais grupos.

Terminado o tempo de preparação, solicitar que cada grupo apresente sua mímica e verificar se os demais colegas descobriram qual é a mensagem que queriam transmitir.

Ao final, solicitar que os alunos respondam oralmente as seguintes questões:

  1. Como o seu corpo se comportou durante o aquecimento?
  2. O que você sentiu quando fez o aquecimento? E quando teve que apresentar uma mímica?
  3. Você conseguiu passar alguma mensagem nas suas expressões corporais ou perceber nos colegas, a mensagem das atividades trabalhadas?
  4. Como a mímica pode ser importante em sua vida?
Recursos Complementares

Sugestão de artigos sobre mímica e expressão corporal:

PRADO. F. A utilização da mímica como recurso psicopedagógico. Disponível em: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_fernando_mimica.htm Acesso em 19 set. 2010.  

WIKIPEDIA. Marcel Mareceau. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcel_Marceau. Acesso em: 10/09/2010.  

Sugestão de sites para pesquisa de músicas:

Música clássica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1QuiRUynAoQ Acesso em 15/09/2010.  

Fantasma da ópera. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UH8ZrxvcPKw. Acesso: 14/09/2010.  

Fantasia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X_Hfr2p2IXI&feature=related. Acesso: 14/09/2010. 

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu transmitir e compreendeu as mensagens transmitidas pelos colegas com o uso de mímicas, expondo seus sentimentos e estratégias, para superar as dificuldades que encontrou na realização das atividades propostas.

Observar a participação do aluno e seu posicionamento frente às discussões, planejamento das atividades propostas e realizadas no espaço de aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.