07/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Reconhecer os diversos motivos que geram conflitos ou confrontos sociais, através de notícias e textos narrativos.
Aprimorar a linguagem oral a partir de algumas situações-problemas, apresentando soluções para os conflitos.
Reconhecer a importância da existência de regras a partir de conversas e debates sobre o assunto.
Analisar e interpretar gráficos contendo dados sobre o assunto.
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
Através de uma conversa informal, perguntar aos alunos o que eles entendem por conflito ou confronto social. Após ouvir as respostas, a professora deve explicar que quando duas ou mais pessoas não concordam com algo e não sabem como resolver a questão, temos um conflito.
Ler a história "O dono da bola" de Ruth Rocha
História disponível em: http://www.scribd.com/doc/7315396/Ruth-Rocha-O-Dono-Da-Bola
Interpretar a história, oralmente, com as crianças através de perguntas:
Pedir que os alunos citem outros conflitos existentes no contexto escolar. O que os chateia? Quais são os motivos que geralmente os levam a "brigar"?
Momento 2
Baseando-se em algumas respostas da questão anterior, a professora deve criar situações-problema e pedir que os próprios alunos pensem em alternativas para resolvê-las. A cada situação criada, pode chamar um ou mais alunos para dramatizá-la, pois ajudará a visualizar o problema.
Ex:
1) Colocar alguns alunos em uma roda brincando e um do lado de fora querendo participar da brincadeira, mas não conseguindo.
Como esse problema pode ser resolvido?
2) Uma criança está brincando com o brinquedo de um colega e sem querer quebra o brinquedo. Qual a melhor maneira de resolver essa situação?
3) Durante uma brincadeira qualquer um dos alunos empurra o colega. Quais as alternativas que esse colega tem? O que seria correto?
Destacar que sempre é importante o diálogo quando acontece algum tipo de conflito. Quando um aluno não conseguir resolver o problema sozinho, falar com a professora ou o adulto responsável, mas nunca revidar com violência.
Momento 3
Após pensarem em alternativas para resolver as situações-problema criadas, perguntar às crianças o que acham sobre a existência de regras.
Refletir com as crianças sobre as regras que existem para nos ajudar a conviver bem uns com os outros. Imaginem se todos pudessem bater um nos outros quando desse vontade... Imaginem se todos pudessem pegar as coisas um dos outros... toda hora sumiria algo de alguém e até das casas das pessoas...
A partir daí, relembrar com os alunos as regras de convivência que a turma possui, se não possuir elaborar algumas.
Momento 4
Fazer uma votação na sala perguntando quem acha importante o uso de regras. A professora deve colocar no quadro quantos alunos responderam sim e quantos responderam não para, a partir das respostas, montar um gráfico.
Ex: 1
Uma sala tem 20 alunos, 15 votaram que SIM - a regra é importante nas relações sociais, os outros 5 votaram NÃO - não acham importante o uso de regras. Criar no quadro o seguinte gráfico:
Explicar que os números representam os alunos da sala e, as palavras, as respostas obtidas.
Professor: caso toda turma vote a favor do uso de regras, uma vez que esse tema está sendo refletido, simular uma situação que indique o não cumprimento de regras e seu possível resultado.
Ex. 2
Em uma sala de 20 alunos perguntar: O que você faz quando está em conflito com o colega? Deixar que todos participem respondendo à pergunta.
Suponha que as respostas sejam: * falo com a professora, *converso com o colega, * bato, * choro.
Mostrar o seguinte gráfico:
Deixar que os alunos tentem ler e interpretar esse gráfico, levantando hipóteses e explicando o que percebem, com os número e cores.
Após ouvir as análises feitas por eles, explicar que existem diversos tipos de gráficos. O do exemplo acima é representado por cores, ou seja: a cor vermelha mostra que dez crianças falam com a professora ao estarem no meio de um conflito, a azul mostra que cinco tentam resolver conversando com o colega, a cor amarela representa três crianças que reagem batendo e a verde duas crianças que choram.
Momento 5
Distribuir para cada criança uma folha da atividade abaixo. Explicar que durante uma semana marcarão os tipos de conflitos que enfrentaram, produzindo assim, cada um o seu gráfico.
Explicar que a cada conflito que acontecer em casa (com um dos pais, irmãos, e/ou familiares) ou na escola (colegas ou professores) a criança marcará um X no quadrinho correspondente. Ao final de uma semana, todos devem trazer essa atividade para, em um momento da aula, montar o gráfico. Cada um olhará o número de conflitos que teve em casa e o número de conflitos que teve na escola, e marcarão no gráfico.
Ex:
Ao término da atividade, pedir que cada um compare o tamanho dos dois gráficos, vendo em que lugar teve maior número de conflitos. O gráfico maior mostrará onde o aluno pode e deve melhorar o seu comportamento, se é em casa lidando com os pais, irmãos e familiares,ou na escola convivendo com os colegas e professores.
Literatura infantil: "Pinote O Fracote Janjão O Fortão" de Fernanda Lopes de Almeida
Disponível em: http://www.historiasinfantis.eu/pinote-o-fracote-e-janjao-o-fortao/
Observar o conhecimento que trazem sobre conflitos, através do momento 1
Analisar se compreenderam a história e os conflitos existentes na mesma, através da interpretação oral.
Observar o envolvimento e participação da turma em dramatizar situações.
Observar a opinião dos alunos a respeito do uso regras, analisando se compreenderam sua importância.
Observar através das análises levantadas se compreenderam os gráficos apresentados e se souberam produzir outro.
Observar se os alunos melhoraram o comportamento (na escola,) após o trabalho sobre seus conflitos.
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