07/11/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
- Utilização do laboratório de informática.
- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.
Atividade 1
Para que os alunos entendam melhor a estética romântica, como motivação, o professor deverá levar a turma ao laboratório de informática para acessarem dois sites:
O primeiro para simplesmente apreciarem a música romântica e o segundo para fazerem a leitura e análise da letra da música '' Faltando um pedaço".
Faltando um Pedaço
Djavan
O amor é um grande laço
Um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculo
Pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada
Como a fuga de uma ilha
Tanto engorda quanto mata
Feito desgosto de filha,
De filha
O amor é como um raio
Galopando em desafio
Abre fendas, cobre vales
Revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro
Se perderá no caminho
Na pureza de um limão
Ou na solidão do espinho
O amor e a agonia
Cerraram fogo no espaço
Brigando horas a fio
O cio vence o cansaço
E o coração de quem ama
Fica faltando um pedaço
Que nem a lua minguando
Que nem o meu nos seus braços.
Professor, faça cópias do texto para seus alunos.
SOBRE O TEXTO:
Atividades orais
O professor pedirá a um aluno que faça a leitura do texto em voz alta. Pedirá a outro que parafraseie o texto, ou seja, apresente o que entendeu do texto com suas palavras.
Atividades escritas
Os alunos deverão anotar as respostas no caderno.
1- Na música "Faltando um pedaço", Djavan usa das figuras de linguagem, metáforas, comparações e personificação.Transcrevam exemplos.
Metáforas |
Comparações |
Personificação |
O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha |
O amor é como um raio galopando em desafio abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios |
O amor e a agonia cerraram fogo no espaço |
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha |
Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha: Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha |
Brigando horas a fio, o cio vence o cansaço |
O amor é como um raio galopando em desafio abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios E o coração de quem ama fica faltando um pedaço |
Que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braços |
|
2- Construa uma metáfora para dar a sua definição do amor.
3- Justifique o título da música.
Atividade 2
Nesta atividade, o professor solicitará que os alunos acessem o site disponível abaixo para responderem, em grupo, as questões propostas no roteiro que trata do Romantismo em Portugal.
http://www.coladaweb.com/literatura/romantismo-em-portugal
Professor, para facilitar para os alunos, fotocopie o roteiro para os alunos.
Antes porém, explique aos alunos que, didaticamente, o Romantismo foi dividido em três fases ou gerações porque, mesmo com as características românticas, em cada fase, os poetas e escritores escreveram sob a influência de diferentes temas.
Na primeira fase, a geração exaltou a natureza do Brasil e o indígena. Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
A segunda fase, por influência de Lorde Byron, os artistas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela revelaram, ainda que românticos, o mal-do-século: pessimismo, dúvidas, desilusões, saudades da infância.
Já a terceira fase foi marcada pela poesia social e libertária. Usaram como símbolo o condor, ave de altos voos. À geração condoreira pertenceram Castro Alves, Sousândrade, Tobias Barreto.
Diga ainda que o estudo que será iniciado refere-se à primeira geração.
Roteiro:
1- Elaborem um esquema que apresente as influências que provocaram o aparecimento do que veio a se chamar Romantismo.
Novas ideologias políticas, econômicas e sociais.
Influência das revoluções francesa e industrial e do pensamento liberal.
Liberdade sobrepujando as regras, a razão predominando sobre a emoção da sociedade da época.
2- Definam Romantismo:
Uma tendência geral da vida e da arte no século XIX. Caracteriza-se pela expressão em prosa e verso dos sonhos, dos devaneios, por atitudes emotivas, subjetivas, diante das coisas.
Idealização de um universo melhor.
Defesa da expressão do eu-lírico, em tom melancólico, falando de solidão e nostalgia.
Sendo a expressão do sentimentalismo, não precisa obedecer a nenhuma regra, antes adorada pelos clássicos.
3- Qual foi o contecimento desencadeador do Romantismo em Portugal?
A luta pelo trono português.
4- Qual o nome do poema introdutor do Romantismo em Portugal? Por que é importante?
Camões escrito por Almeida Garret. Importante pelas características que viriam se firmar no espírito romântico: versos decassílabos brancos (em dez sílabas e sem rima) subjetivismo, nostalgia, melancolia e a grande combinação dos gêneros literários.
O escritor romântico projetava-se para dentro de si, tendo como fonte o eu-lírico, o sentimentalismo e, muitas vezes, com visão melancólica da vida, do amor e, às vezes, exageradamente, da própria morte.
A introversão era característica essencialmente romântica.
5- Como a mulher era vista pelos esritores românticos.
Os escritores, idealizavam a mulher como uma deusa, coisa divina e, com isso, retornavam ao passado que, no trovadorismo, as "madames" eram sonhadas e desejadas, mesmo que fossem inatingíveis. Procuravam a mulher de seus sonhos e, então, ao frustrarem-se por não encontrá-la ou, muitas vezes, por encontrá-la e perdê-la, entravam em constante devaneio. Para amenizar a situação, ao escrever despojavam de todos os seus anseios, procurando fugir da realidade, usando do escapismo, e, não raramente, tinham a natureza como confidente.
6- Além da idealização da muher, forma de escapismo, os românticos fazem utilização de outras formas de escapismo?
Houve o escapismo pela obscuridade. Os escritores buscavam o bem-estar nos ambientes fúnebres e obscuros. Essas frustrações, tidas por amores ou simples desilusões com a vida, provocaram muitos suicídios. Daí a grande frequência dos temas de morte nos poemas românticos, o que caracteriza o mal-do-século.
7- Completem o quadro abaixo que traz nomes de prosadores. Citem suas principais obras:
Almeida Garret |
Alexandre Herculano |
Castilho Castilho |
Camilo Castelo Branco |
Júlio Dinis |
Camões |
A harpa do crente |
Não há nomes de suas obras. Traduzir poetas clássicos. |
Amor de perdição |
As pupilas do senhor reitor |
Dona Branca |
Eurico, o presbítero |
Foi provocador da Questão Coimbrã |
Amor de salvação |
|
Folhas caídas |
|
|
A queda dum anjo |
|
Viagens na minha terra |
|
|
|
|
8- Citem os nomes dos principais poetas românticos.
João de Deus, Tomás Ribeiro, Bulhão Pato, Xavier de Novais, Pinheiro Chagas e Júlio Dinis
Professor, ao fazer a correção, acrescente informações interessantes que você colheu nos sites elencados nos recursos complementares sobre o período romântico na literatura portuguesa. Depois recolha um trabalho de cada grupo para verificar o envolvimento do grupo na correção.
Atividade 3
No laboratório de Informática, pedir aos alunos que acessem o site:
http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/365271/
Texto para leitura:
Literatura romântica brasileira
No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de nosso país. Porque muitos de nossos escritores haviam estudado na Europa, muitas características presentes nos nossos textos românticos denotam influência portuguesa como:
individualismo; subjetivismo; abandono dos modelos clássicos.
Características do Romantismo brasileiro:
Nas Artes Plásticas, obras dos pintores brasileiros buscavam valorizar o nacionalismo, retratando fatos históricos importantes.
As músicas desta fase, os valores retratados foram a emoção, o amor e a liberdade de viver. O nacionalismo, nosso folclore e assuntos populares servem de inspiração para os músicos. O Guarani de Carlos Gomes é a obra musical de maior importância desta época.
Texto adaptado de: http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm
Professor, faça cópias deste texto para os estudantes. Peça que leiam primeiro silenciosamente e depois em voz alta. Oriente-os em relação à compreensão do texto com os alunos.
Em seguida, determine a leitura de textos poéticos da 1ª geração.
No final, solicite que os alunos apresentem a leitura oral em grupo:
Cada grupo deverá escolher um texto, preparar sua leitura e apresentação para a classe em forma de jogral ou dramatização. Para terminar a apresentação, deverão destacar as características românticas presentes nos textos.
http://pt.wikisource.org/wiki/O_dia_7_de_setembro,_em_Paris
http://www.revista.agulha.nom.br/gdias.html
Novamente, os estudantes deverão acessar os sites. O que os alunos encontrarão nestes sites? No primeiro, parte do poema Suspiros Poéticos e Saudades. No segundo, quarenta e sete poemas, obras primas de Gonçalves Dias. O objetivo é deixar a turma ler muitos poemas até encontrar o que mais lhe agrada. Até chegar a esse resultado, terão feito muitas leituras.
Para encerrar o estudo, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para conhecerem duas pinturas feitas sob o mesmo tema à época do Romantismo.Não será preciso compará-las uma vez que a obra de arte "toca" cada pessoa de uma forma. Prova disso é que algumas pessoas vão a museus não para verem todas as obras, mas para admirar, extasiar-se diante de uma. Os alunos poderão levantar suas impressões impíricas sobre os detalhes. A música "O Guarani" de Carlos Gomes deverá ser fundo musical da aula também na tentativa de despertar gosto estético pelo clássico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Am%C3%A9rico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_dos_Guararapes
http://www.youtube.com/watch?v=PTomUb3r1m0&feature=related
Professor, o estudo sobre a 2ª e 3ª gerações românticas será feito em outras aulas.
Professor, saiba mais e incentive a leitura dos alunos sobre Pedro Américo em http://www.algosobre.com.br/biografias/pedro-americo.html
sobre Víctor Meireles em http://www.guiafloripa.com.br/victormeirelles/
sobre Carlos Gomes em http://www.freemasons-freemasonry.com/galdeano_gomes_port.html
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. O professor deverá observar a participação deles nas atividades, tendo como base os objetivos das aulas.
Haverá ainda o momento de AUTO-AVALIAÇÃO (momento em que o aluno irá refletir sobre sua produção e envolvimento nas atividades propostas). O professor poderá utilizar para seu controle os conceitos abaixo.
INSUFICIENTE - Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual, ou discussão no grupo.
REGULAR - Cumpriu as atividades propostas, porém com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de contribuição nas tarefas no grupo.
SATISFATÓRIA - Cumpri todas as atividades propostas com empenho, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo meus posicionamentos, sugestões e executando tarefas. Domino o conteúdo ou se ainda não domino, com um pouco mais de leitura isso será possível.
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/05/2015
Quatro estrelasMuito interessante
24/04/2015
Cinco estrelasgostei muito das propostas de atividades, porém não consigo abrir o site com os quarenta e sete poemas para os alunos apreciarem, dá erro.Poderia, por favor corrigir? desde já agradeço.
05/01/2014
Cinco estrelasExcelente aula!! Parabéns!!
04/01/2014
Cinco estrelasExcelente aula!! Parabéns!!
16/06/2013
Cinco estrelasmuito boa a aula! e as respostas ??
16/04/2013
Cinco estrelasMuito interessante!! Estava em busca de idéias para trabalhar... Gostei!!!
04/09/2012
Cinco estrelasAmei essa aula. Veio num dado momento em que estou trabalhando tudo isso com meus alunos. obrigada por não ser egoísta. O bom educador sempre divide suas ideias com outros professores.
30/07/2012
Cinco estrelasgostei muito deu para oganisa meus trabalho.
23/04/2012
Cinco estrelasMuito bom! encontrei questões que eu precisava para trabalhar com meus alunos sobre o "Romantismo"
17/04/2012
Cinco estrelasEXCELENTE PLANEJAMENTO DE AULA. PARABÉNS!
29/04/2011
Cinco estrelasmuito bom o trabalho, gostei e apliquei com meus alunos . deu um resultado muito bom.....
28/03/2011
Cinco estrelasAmei....ótima sua aula,parabéns...agora vou coloca-la em prática..obrigada.