19/11/2010
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg
Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.
Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.
Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.
Professor(a), inicie a aula perguntando a turma se conhecem o "Sítio do Pica-Pau Amarelo". Instigue a turma com perguntas:
Apresente à turma imagens dos principais personagens do sítio:
Emília - http://fotos.sapo.pt/dgRYAitUJjN7w8LLU2Kr/
Visconde de Sabugosa - http://lab.think4.com.br/wp-content/uploads/2008/06/untitled1.jpg
Narizinho - http://3.bp.blogspot.com/_eIK24HEIOKY/S8mqf9vcZrI/AAAAAAAAARU/NUdqdHhJelE/s400/narizinho1.jpg
Pedrinho e Dona Benta - http://omundomagicodelobato.com/videocapsdosepisodios/joaofazdeconta3.jpg
Dona Benta e Tia Anastácia - http://redeglobo.globo.com/Tv_globo/Noticias/foto/0,,19523932-GDH,00.jpg
Tio Barnabé - http://1.bp.blogspot.com/_tYG2h9Wya_I/R8c8LCebDXI/AAAAAAAADKY/B54-we45Evs/s320/0,9310,348996_4,00.jpg
Saci Pererê - http://3.bp.blogspot.com/_T3bMGHmfnKw/S-IBGZ2piDI/AAAAAAAABCU/UFb23S8kjzc/s1600/saci3.jpg
Cuca - http://1.bp.blogspot.com/_g31b2lFjwxc/SdwhN1IPMCI/AAAAAAAADIo/ppFb4e5A2L8/s400/cuca+2.bmp
Monteiro Lobato - Autor do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" - http://praquenome.pbworks.com/f/1247943606/mlobato.jpg
Resumos de alguns dos livros do Sítio, vide link 6 em Recursos Complementares
O "Sítio do Pica-Pau Amarelo" também possui uma música muito conhecida e característica, pergunte se alguém sabe cantarolar. Questione se lembram de memória qual instrumento toca a melodia principal.
Apresente a turma o seguinte vídeo contendo três aberturas da série de TV, da versão mais antiga para as mais recentes: http://www.youtube.com/watch?v=qdZdT_3_wmM&feature=fvst
Realize com os alunos uma apreciação crítica das versões. Instigue por meio de perguntas:
Gilberto Gil - http://www.warnermusic.com.br/portal/16/Images/462_gilberto_gil_noticia1.jpg
Distribua aos alunos cópias da letra e cante com a turma:
Sítio do Pica-Pau Amarelo (autor: Gilberto Gil)
"Marmelada de banana,
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Boneca de pano é gente,
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata,
Universo paralelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
No país da fantasia,
num estado de euforia
Cidade polichinelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo"
Turma do "Sítio do Pica-Pau Amarelo": http://ofuxico.terra.com.br/admin/smarty/templates/img_upload/2007/12/SitioPicaPau-333-globo.jpg
Professor(a), organize uma prática de composição musical inspirada nos personagens de Monteiro Lobato.
Para auxiliar na construção das composições, pode ser interessante fornecer informações resumidas sobre os personagens:
Emília - Boneca de pano falante, irreverente e divertida.
Visconde de Sabugosa - Sábio boneco de sabugo de milho.
Pedrinho e Narizinho - As crianças que protagonizam as histórias.
Dona Benta Encerrabodes de Oliveira - Avó de Pedrinho e Narizinho, dona do "Sítio do Pica-Pau Amarelo".
Tia Nastácia - Cozinheira do Sítio.
Tio Barnabé - Um homem da roça, foi ele que ensinou Pedrinho a caçar Sacis.
Marquês de Rabicó - O porquinho guloso que só pensa em comida.
Conselheiro - O sábio burro falante que, como o próprio nome já diz, dá sempre bons conselhos.
Quindim - Um doce rinoceronte.
Cuca - Uma bruxa que vive infernizando os protagonistas do Sítio.
Saci - O famoso personagem do folclore brasileiro, que acaba se tornando amigo de Pedrinho.
fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo
Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/
Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin - http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false
Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão - http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 6 - Resumo de alguns livros Monteiro Lobato - http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/PreModernismo/Monteiro_Lobato_O_Sitio_do_Pica_Pau_Amarelo.htm
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/08/2015
Cinco estrelasEra o que estava procurando. Feira cultural, Música e ritmos na minha escola e escolhi Gilberto Gil com a música do sítio do Pica pau amarelo! Obrigada!
06/04/2013
Cinco estrelasAmei a aula proposta.Vou trabalhar esse tema,com certeza terei um ótimo resultado.