12/12/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum.
Atividade 1
O montanhismo surgiu pela necessidade de povos antigos em se deslocar por geografias acidentadas ou até mesmo migrar de um ligar para outro. Muitas vezes grandes montanhas ou pedras eram obstáculos a serem vencidos.
A primeira atividade proposta nesta aula tem como objetivo destacar um dos princípios básico do montanhismo: cada metro de escalada ou caminhada é conquistada planejada cuidadosamente, evitando que um passo em falso não faça a aventura retroceder passos já conquistados.
Descrição da atividade: o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos; cada grupo formado terá duas folhas grandes de jornal; os alunos terão que vencer uma distância determinada pelo professor obrigatoriamente pisando sobre as folhas de jornal; os grupos devem revezar as folhas de jornal no chão para que possam progredir e conquistar a distância estabelecida; todos os membros do grupo devem estar sobre a folha de jornal; a folha de jornal só poderá ser colocada a frente da outro após todos os alunos do grupo estiverem saídos de cima dela; vence o grupo que chegar primeiro ao final do percurso estabelecido (segui imagem ilustrativa).
Obs.: A distância fica a critério do professor e será estabelecida pelos cones (triângulos em vermelho na figura).
Atividade 2
Caracterizando os apoios usados para escalar uma pedra pequena ou uma parede, propor que os alunos subam literalmente um em cima do outro para alcançar um objeto dependurado na sexta de basquete. O professor deverá amarrar uma corda na sexta de basquete e um lenço (ou objeto equivalente); manter os mesmos grupos criados na atividade anterior; os grupos deverão escolher os alunos que ficaram de base e aquele que subirá para alcançar o objeto; o aluno que irá subir poderá se apoiar nos colegas e na corda que foi amarrada pelo professor; vence o grupo que gastar menos tempo para subir, apanhar o lenço e descer de volta (ver imagem a seguir).
A prática da escalada nas montanhas pelo mundo é bem antiga. No início os praticantes não tinham a preocupação em preservar as vias (assim é chamado os caminhos utilizados por montanhista para subir montanhas ou pedras), deixando para trás objetos (instrumentos inutilizados: como grampos), lixos e buracos nas pedras. Com o tempo os esportistas foram percebendo que essa postura dificultava, ou até mesmo comprometia a prática da escalada em certos lugares (que ficavam demasiadamente poluídos pela prática da escalada e principalmente com o aumento do turismo). Iniciaram então uma política de preservação das vias e conjuntamente com o meio (as matas e montanhas em volta da vias), consolidando a união dos esportes radicais ou de aventura com a ecologia.
Atividade 3
Corrida do saco. Identificando a prática do trekking, caminhar por trilhas em grupos (ou sozinho) de forma organizada e sincronizada, o professor deverá:
Atividade 4
Propor a vivência de um circuito que reunirá as habilidades do montanhismo e consciência ecológica vivenciadas nas atividades anteriores. O Professor deverá (observe a figura):
Obs.: O lixo poderá ser representado por qualquer objeto ou material que o professor tenha em grande quantidade e que, também, possa ser colocado em uma sacola.
Link 1: http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/ce/ap/AP20080604_Silverio_Filho.pdf (22/07/2010);
Link 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_de_aventura (22/07/2010) .
Link 3: http://pesquisaemmontanha.wordpress.com/tag/montanhismo/ (15/10/2010).
Link 4: http://pt.wikipedia.org/wiki/Montanhismo (15/10/2010).
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