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O diálogo entre notícia e charge/cartum no domínio discursivo jornalístico

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula objetiva levar o aluno a perceber as relações entre os gêneros notícia, charge e Cartum, gêneros presentes no domínio discursivo jornalístico. O aluno terá a oportunidade de rememorar aspectos dos gêneros em questão, além de ser apresentado ao conceito de domínio discursivo.

Duração das atividades
4 a 5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 1° ano do ensino médio, que conheçam características dos gêneros notícia, charge e Cartum.       

Estratégias e recursos da aula

Professor: a primeira das duas aulas descritas abaixo será predominantemente marcada por uma discussão sobre Neymar, jogador do Santos. Assim, seria um interessante momento interdisciplinar, se você pudesse contar com a participação de um professor de Educação Física no início da aula.  

Aulas 1 e 2   

Professor: conduza seus alunos ao Laboratório de Informática. Inicie a aula, projetando as imagens abaixo, com a finalidade de saber se os alunos conhecem estas personalidades do futebol brasileiro.  Procure instigar a participação de todos, não só quanto à revelação dos nomes, mas também buscando as informações que fazem parte do conhecimento de mundo deles. Antes de cada imagem, há um breve resumo acerca de quem se trata.

 1ª imagem: Neymar da Silva Santos Júnior, jogador do Santos Futebol Club, protagonizou uma crise no clube santista, em setembro de 2010, culminando com a demissão do técnico Dorival Júnior.

http://2.bp.blogspot.com/_h7R9PmuaboE/TEYkLson7LI/AAAAAAAADm0/9XaQK9vMbtA/s1600/neymar22.jpg 

2ª imagem: Dorival Júnior, técnico do Santos, demitido em setembro de 2010, após desavenças com o jogador Neymar.

http://www.estadao.com.br/fotos/dorival_junior292_sergio_neves_ae_07022010.jpg  

3ª imagem: Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Na época de sua convocação, em 2010, era  técnico do Corinthians.

http://www.primeiraedicao.com.br/fck_upload/Image/esportes/2010/Setembro/mano.jpg  

4ª imagem: René Simões, atual técnico do Atlético-GO. Em setembro de 2010, durante a disputa entre Neymar, Dorival Júnior e a Diretoria do Santos, mostrou-se fortemente solidário ao técnico Dorival Júnior.

http://e.i.uol.com.br/esporte/futebol/2010/07/22/tecnico-rene-simoes-1279825463332_300x300.jpg  

Professor: encerrando essa fase, dialogue com seus alunos no sentido de aferir o conhecimento deles sobre a vida e a ascensão profissional do jogador Neymar, do Santos. Faça perguntas, tais como:

a) Onde o jogador nasceu?

b) Quando começou a jogar futebol?

c) Como eram as relações pessoais e profissionais entre ele, o técnico, Dorival Júnior, e, especialmente, os amigos Ganso, Robinho e André?

d) Quais dos jogadores citados na questão anterior saíram do time? Por que saíram? Para onde foram?

e) Qual é a atual situação de Ganso?

f) Neymar recebeu alguma oferta de time estrangeiro? Que time era?

g) Por que ele recusou a oferta?

h)Finalmente, pergunte aos alunos se souberam das desavenças ocorridas em campo envolvendo Neymar; se sabem das causas dessas desavenças, a multa recebida pelo jogador, seu  afastamento do time por um jogo, tudo isso gerando uma crise que terminou com a demissão do técnico Dorival Júnior, que queria uma punição mais rigorosa para o craque Neymar.      

Professor: leia, no quadro abaixo, algumas informações sobre esse assunto. Elas poderão ser complementadas com leituras nos sites indicados logo após o quadro, e pela colaboração de seu colega, professor de Educação Física (caso tenha sido possível contar com sua participação).  

O jogador Neymar foi revelado nas categorias de base do Santos em 2009. Estreou na equipe principal aos dezessete anos, em sete de março de 2009, quando a equipe era comandada pelo técnico Vágner Mancini. Vanderley Luxemburgo, substituto de Mancini, durante sua permanência, fazia restrições ao jogador, pois considerava-o muito franzino (chegou a chamá-lo de “Filé de borboleta”). Neymar passou a ter acompanhamento para adquirir melhor porte físico, ficando mais no banco de reservas. Em 2010, com o técnico Dorival Jr. no comando do time santista, conseguiu desenvolver seu futebol, sendo uma das sensações no 1º semestre. Aclamado pela população brasileira, seu nome foi requisitado para ser um dos convocados por Dunga para fazer parte da Seleção Brasileira na Copa de 2010, na África do Sul, o que não ocorreu.   

No início do segundo semestre, muitos fatos ocorreriam no time do Santos, envolvendo os “meninos da Vila”, jogadores de grande destaque, como Neymar, Paulo Henrique Ganso, André e Robinho. Com a abertura da janela de transferência européia em agosto, André foi comprado pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Robinho, emprestado ao Santos pelo Manchester City, da Inglaterra, mostrou bom desempenho, foi convocado por Dunga e jogou na Copa da África. Terminado o empréstimo, voltou para a Inglaterra, mas logo após se transferiu para o Milan, da Itália. Já Ganso, atualmente, está contundido e só volta aos gramados na temporada de 2011.   

Neymar também recebeu uma oferta: do Chelsea, da Inglaterra. Sua transferência para aquele time, no entanto, não se concretizou, pois ele preferiu ficar no Brasil. Ainda em agosto, foi convocado pela primeira vez para compor a Seleção de Mano Menezes, atual técnico da Seleção Brasileira. Posteriormente, porém, várias confusões surgiram envolvendo seu nome: briga com adversários e companheiros de time e desentendimento com seu técnico. O impasse criado entre Neymar e Dorival gerou, numa primeira decisão da diretoria do Santos, a suspensão de Neymar por uma partida e pagamento de multa. Porém, logo em seguida, o episódio culminou com a demissão de Dorival.   

Neymar, o menino prodígio, tornou-se alvo de discussões, sendo por vezes referido como “mal-educado” e “monstro”.

Essas e outras informações, você poderá conferir em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neymar 

http://www.goal.com/br/news/210/estaduais-2009/2009/03/08/1144694/santos-vence-e-neymar-estreia-com-estrela 

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2010/08/procurador-diz-que-chelsea-cobriria-os-35-milhoes-da-multa-de-neymar.html 

http://www.abril.com.br/noticias/esportes/futebol/santos/file-borboleta-neymar-segue-plano-fortalecimento-517673.shtml 

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100426/not_imp542923,0.php 

Na sequência, acesse o site abaixo, onde se encontra a notícia  Após indisciplina, Mano Menezes deixa Neymar fora da Seleção, publicada em 23/09/2010.   

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/09/mano-menezes-deixa-neymar-fora-da-selecao-brasileira.html 

Professor: antes de iniciar a leitura, levante hipóteses sobre os fatos que serão relatados. Peça aos alunos que identifiquem a foto ilustrativa. A leitura deverá ser feita em voz alta e de forma colaborativa, ou seja, você deverá questionar os alunos sobre as pistas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos. Faça isso a cada parágrafo lido.

Finalizada a leitura, elabore algumas questões orais para verificar a compreensão dos alunos. As perguntas também privilegiam aspectos do gênero em questão.

a) Qual é o gênero do texto lido?

(Resp.: notícia)   

b) O texto de informação, como é o caso da notícia, visa primordialmente, a fazer saber. Assim, o que o repórter deseja informar?

(Resp.: ele deseja informar a nova escalação da Seleção Brasileira de futebol, para dois amistosos, feita por Mano Menezes, destacando a não convocação do jogador Neymar, do Santos, por conta da indisciplina e do desentendimento entre ele, seus colegas, adversários e o técnico (à época) Dorival Jr.   

c) Existem informações adicionais na matéria?

(Resp.: sim, por exemplo, informar que “a CBF divulgou a contratação do técnico Ney Franco, do Coritiba, para ser o novo coordenador das categorias de base e o treinador da Seleção Brasileira sub-20”.)   

d) De que evento os jogadores convocados participarão? Quando será esse evento? Onde?

(Resp.: dois amistosos na Europa, entre os dias 6 e 13 de outubro.)   

e) Por ocasião da convocação, os dirigentes já sabiam quem seriam os adversários da Seleção? Que dificuldades estavam enfrentando?

(Resp.: não. Havia dificuldades para encontrar rivais por conta das eliminatórias para a Eurocopa 2012.)   

f) Muitos novatos foram convocados por Mano. Que motivos teria o técnico para agir dessa forma?

(Resposta possível: a imprensa, a CBF e muitos torcedores criticaram fortemente o técnico Dunga por ter levado à África uma Seleção pouco renovada. A ordem agora é renovar, visando às Olimpíadas e à próxima Copa, que será no Brasil.)   

g) O título escolhido para a matéria faz jus ao fato relatado?   

h) Qual é o lide?   

i) Qual é a função do lide?

(Resp.: o lide acrescenta mais informação, fornece um breve resumo do texto, além de expressar uma opinião do repórter ao fato relatado.)   

j) Se no lide, o repórter expressa opinião, podemos dizer que uma notícia contém apenas informação?   

k) A notícia deve apresentar verbos no passado e em 3ª pessoa. Que importância  essa escolha imprime ao gênero?

(Resp.: ao usar os verbos no passado e em 3ª pessoa, como em “O projeto de renovação da Seleção Brasileira visando à Copa de 2014, no Brasil, ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira”, o repórter procura responder às questões típicas do gênero notícia, tais como o quê? quem? quando?, onde?. O verbo em 3ª pessoa deveria também contribuir para  manter a objetividade e a neutralidade. Porém, sabe-se que neutralidade (imparcialidade)  é algo difícil de se verificar. O ideal seria falarmos em graus de comprometimento em relação à informação veiculada.)     

l) Os verbos do título e do lide também se encontram no passado?

(Resp.: não; eles se encontram no presente. Os verbos no presente dão mais expressividade ao título e ao lide. também reforça a ideia de que há no título e no lide um comentário e não um relato.Veja mais informações no quadro “Coesão”, mais abaixo.)  

Professor: explique aos alunos que a notícia é um dos gêneros textuais mais presentes  no domínio discursivo jornalístico. Se eles ainda não souberem o que é ‘domínio discursivo’, explique esse conceito e, em seguida, anote-o no quadro.

Domínio discursivo   

A ‘notícia’ é um gênero textual que pertence ao domínio discursivo jornalístico. O que é isso? Segundo Marcuschi, usamos a expressão domínio discursivo para designar uma esfera de produção discursiva ou de atividade humana. Esses domínios não são textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bastante específicos. Assim, falamos em discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, etc.. Outros gêneros pertencentes ao domínio discursivo jornalístico são a ‘reportagem’, o ‘editorial’, o ‘artigo de opinião’, as entrevistas, entre outros.

Dando continuidade, distribua a atividade abaixo, que deverá ser feita por escrito, em folha à parte, e ser entregue para correção.A depender do perfil da turma, utilize a técnica do 'estudo dirigido'.

Atividade  

Durante a discussão oral, dissemos que o título e o subtítulo -lide- revelam um fato novo e que o lide expressa uma opinião do repórter. Com o intuito de melhor compreender essa afirmativa, responda às questões abaixo, cujo propósito é comparar o lide com a fala de Mano Menezes, relatada no 2º parágrafo.   

1) Releia o 2º parágrafo.

- Não queremos ser mais realistas do que ninguém, e nem mais duros do que ninguém. O futebol brilhante dos últimos meses deve ser a marca fundamental de um jogador talentoso como o Neymar. Se isso voltar a ser a regra, ele será novamente chamado. A volta do Neymar vai depender dele. Espero mesmo que seja circunstancial essa fase  - disse Mano Menezes [...]

2) Avalie o referente do demonstrativo “isso” presente na oração condicional “Se isso voltar a ser a regra, ele será novamente chamado”. A que se refere a expressão ‘isso’?   

(Resp.: ‘isso’ se refere anaforicamente a toda a oração anterior, ou seja, Neymar deve mostrar seu futebol brilhante e seu talento para ser convocado novamente.)   

3) Releia o último trecho da fala de Mano.

“Espero mesmo que seja circunstancial essa fase  - disse Mano Menezes [...]"

Qual (quais) poderiam ser o(s) referente(s) da  expressão “essa fase”?

(Resp.: “essa fase” pode se referir apenas ao futebol do jogador que não anda tão brilhante. Nesse caso, a coesão é textual, se dá anaforicamente.  Mas, considerando-se que o problema de Neymar teve ampla repercussão na mídia, o repórter (e o técnico Dorival) pode ter atribuído à expressão 'essa fase' outro referente, estabelecendo uma ‘coesão exofórica’ ou ‘situacional’, contando certamente com a ‘aceitabilidade’ do leitor para o estabelecimento do sentido. Assim, 'essa fase' pode se referir aos desentendimentos, às brigas. Sobre esse assunto, leia, o quadro sobre coesão e coerência, mais abaixo.)   

Agora, releia o lide.

Treinador prefere não chamar o atacante do Santos para os dois próximos amistosos após problemas com o técnico Dorival Júnior

a) Qual é a causa atribuída pelo repórter à  não convocação de Neymar?

(Resp.: a causa está relacionada aos problemas com o técnico Dorival Júnior)

b) Na fala de Mano Menezes, discutida na etapa anterior, houve referência explícita a esse problema?

(Resp.: não. O técnico fala em retorno do futebol e do talento do jogador para que ele volte a ser convocado.)   

c) Considerando apenas o conteúdo da notícia e a fala de Mano, poderíamos dizer, então, que essa causa é uma opinião do repórter? Em que fato o repórter está se embasando para manifestá-la?

(Resp.: sim. Mano Menezes não se referiu explicitamente aos desentendimentos.  O repórter está se embasando nos últimos acontecimentos envolvendo o jogador, que ele resume no 4º parágrafo. Essa opinião tem, portanto, uma referência externa (situacional). Existe uma coerência relacionada à situação.  

Professor: leia abaixo algumas informações sobre ‘coesão’ e ‘coerência’.

Coesão referencial   (Exemplos meus)

- Referência: itens da língua que não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, remetem a outros itens do discurso necessários à sua interpretação. A referência pode ser situacional (exofórica) e textual (endofórica).

- A referência textual pode se dar por anáfora: referência a algo já citado no texto, como por exemplo: O garoto foi ao cinema. Ele não gostou do filme.  (Ele = o garoto).

Ou por catáfora: referência a algo ou alguém que ainda será citado. Exemplo: Saiu correndo para ver a mãe. Ao encontrá-la, Mauro emocionou-se. (Ele = Mauro). Repare que, nesse exemplo, temos um caso de elipse do pronome pessoal “ele”, que podemos recuperar devido à desinência verbal.                                    

                                       KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2004   

Obs.: na mesma obra acima, você encontra informações sobre  recorrência de tempos verbais. Os tempos-base em relatos (notícia, reportagem, etc) são pretérito perfeito e imperfeito. Por outro lado, o tempo-base em comentários (por exemplo, artigos de opinião) é o presente do indicativo.

Observe que, quando há uma inversão (por exemplo, usar o presente como tempo-base em relatos), o que acontece no título e no lide, o repórter demonstra maior engajamento, comprometimento.

Essa questão está discutida na seguinte obra de Koch.              

             KOCH, Ingedore Villaça. Linguagem e argumentação. IN: A inter-ação pela linguagem.  São Paulo: Contexto, 1998

Coerência   

Há vários fatores de coerência envolvidos na produção do sentido. Em se tratando dessa notícia, destacamos:   

- Intencionalidade: refere-se ao modo como os emissores usam textos para perseguir e realizar suas intenções, produzindo para tanto, textos adequados para a obtenção dos efeitos desejados. Tem a ver com a argumentatividade (desde que aceitemos a idéia de que não existem textos neutros).

- Aceitabilidade é a contraparte da intencionalidade. Postulado básico que rege a comunicação é a cooperação (Princípio Cooperativo de Grice): quando duas pessoas interagem por meio da linguagem, elas esforçam-se por fazer-se compreender e procuram calcular o sentido do texto do interlocutor, partindo das pistas que ele contém e ativando seu conhecimento de mundo, da situação, etc. Por mais dificuldades que sejam apresentadas, o interlocutor sempre tentará estabelecer a coerência. Por isso, Charolles (1983) conceitua a coerência como um princípio de interpretabilidade do discurso.   

- Situacionalidade: atua em duas direções: da situação para o texto (adequação à situação de comunicação e ao interlocutor; questão de variação linguística / registro (grau de formalidade). E do texto para a situação: ao construir um texto, o produtor recria o mundo de acordo com seus objetivos, propósitos, interesses, crenças, convicções, etc.. Não se trata de uma cópia fiel do mundo real, é um mundo tal qual é visto pelo produtor. O receptor por sua vez, interpreta o texto de acordo com a sua ótica.             

                               KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual.  São Paulo: Contexto, 2001

Aulas 3 e 4   

Professor: caso a atividade da aula anterior não tenha sido concluída, destine um tempo para tal. Em seguida, conduza seus alunos ao Laboratório de Informática. Solicite que acessem o site abaixo para assistirem a um vídeo com o técnico René Simões.

http://www.youtube.com/watch?v=QSiZ-sr0PP8 

Faça um levantamento, procurando averiguar o ponto de vista dos alunos em relação à fala de René Simões. Permita que alguns alunos manifestem sua posição pró ou contra, devidamente sustentada com argumentos. Essa atividade oral não deve se estender por muito tempo.   

Na sequência, peça à turma que acesse outro endereço, onde encontrarão uma charge animada e bem divertida sobre as difíceis relações entre Dorival e Neymar.

http://www.youtube.com/watch?v=BAvTy9tC_AM 

Professor: questione seus alunos sobre a compreensão dessa charge animada.

a) Seria possível compreendê-la sem que soubéssemos da crise no Santos?

b) Em que fatos essa charge está ancorada?

c) Com qual gênero ela dialoga?

(Resp.: principalmente com as notícias veiculadas na mídia. Pode ser que também dialogue com a entrevista concedida por René Simões, conforme foi visto anteriormente.)

d) Quem são os personagens presentes?

(Resp.: Neymar, seus ex-companheiros de time,  Dorival Júnior e, possivelmente, René Simões)

e) Como podemos identificá-los?

(Resp.: por meio de relações icônicas – relações de semelhança – estabelecidas pelas caricaturas dos envolvidos.)   

f) Em que lugar Neymar se encontra? Como você pode afirmar?

g) Qual é o papel exercido por Dorival nesse momento?

(Resp.: existe uma ambiguidade. Ele está numa mesa com os dizeres ‘psicólogo’. “Neymar” encontra-se num divã, o que sugere uma relação psicólogo-paciente. Mas “Neymar”o trata como técnico - chama-o de ‘professor’, que é uma forma de tratamento usada pelos jogadores em referência a técnicos, e reclama por não tê-lo deixado bater um pênalti. Poderíamos interpretar da seguinte forma: muitas vezes, no exercício de uma função, acabamos exercendo muitas outras.)     

h) Dorival, nesse momento está tranquilo?

(Resp.: Dorival sempre manifestou que era preciso tratar os “meninos” com paciência, tranquilidade, etc, mas, nesse momento, ele está irritado, o que é perceptível pela sua feição.Há nela alguns índices que levam a essa interpretação.)   

i) Quem chega para acudi-lo?   

(Resp.: possivelmente René Simões, porque ele deu uma entrevista criticando fortemente o comportamento de Neymar. Com essa postura, ele se torna um aliado de Dorival Júnior.)   

j) Que tratamento esse personagem dá a Neymar? Como se pode chegar a essa conclusão?

(Resp.: ele trata Neymar como uma criança: aparece, possivelmente, vestido de mágico, compondo, assim, um personagem infantil, e oferece-lhe uma chupeta, calando sua boca. Professor: lembre-se de que René Simões disse que Neymar ainda não é um homem e nem um craque. Ele ainda é um projeto disso.)    

Atenção: podem surgir outras interpretações. Uma possibilidade é que a pessoa que surgiu seja um “cartola”, que veio “mimar” o jogador, já que ele é o craque do time e o clube precisa mostrar resultados. Há também o interesse financeiro...)   

k) Seria  possível fazer todas essas interpretações sem outras leituras ou mesmo sem discutir os fatos que estão na mídia?    

Professor: sobre 'ícones', 'índices' e 'símbolos', consulte a aula Charges e cartuns: o olhar humorado sobre temas do cotidiano. Nessa aula você também poderá encontrar  informações sobre Cartum e charges, algumas das quais transcreveremos mais abaixo.

Explique a seus alunos que a compreensão de charges e Cartuns exige a leitura de outros textos como notícias, editoriais, entrevistas e, às vezes, até de obras literárias. Precisamos desse conhecimento de mundo para estabelecer as relações intertextuais intencionadas pelo chargista/cartunista. Explique a eles, brevemente, o que é o conhecimento de mundo e o que é a intertextualidade. Para seu embasamento, leia os textos abaixo.

Conhecimento de mundo: adquirido pela experiência do dia a dia, são armazenados na memória em blocos (modelos cognitivos). São eles:

- frames (conhecimento armazenado em rótulos, sem ordenação entre eles): Carnaval, Natal

- esquemas (conhecimento armazenado em sequência temporal ou causal): funcionamento de um aparelho, por exemplo.

- planos: conhecimento de como agir para atingir um objetivo

- scripts: conhecimentos sobre modos de agir altamente estereotipados em dada cultura, como os rituais religiosos.

- Também faz parte desse processo conhecer os esquemas textuais, como o conhecimento acerca das tipologias e gêneros textuais.

- Além do conhecimento adquirido pela experiência, ainda existe o conhecimento dito científico, aprendido nos livros e na escola.

                                    KOCH, I. V. & TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual.  São Paulo: Contexto, 2001

Intertextualidade: recurso pelo qual recorremos ao conhecimento prévio de outros textos.

  

Intertextualidade de forma: repetição de expressões, enunciados ou trechos de outros textos, ou então o estilo de determinado autor ou de determinados tipos de discurso.   

Intertextualidade de conteúdo: os textos de uma determinada época, de uma determinada área de conhecimento, de uma mesma cultura, etc dialogam uns com os outros. A intertextualidade de conteúdo é comum em matérias jornalísticas (mesmo jornal ou jornais diferentes; noticiários de TV, rádio). Também é comum em letras de músicas, assim como a apropriação de provérbios e ditos populares, em nossas conversas ou textos escritos.                   

                            KOCH, I. V. & TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual.  São Paulo: Contexto, 2001

Charge   

- relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto ela provavelmente perderá sua força comunicativa, portanto é perecível. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importantíssimo como registro histórico;                                                                                        

-são temporais e a gente só pode vender naquele momento preciso;   

-tem mais afinidade com os temas políticos e podem ter um sentido mais partidário, pode-se pinçar um ângulo diferente entre os partidos, entre os políticos que estão ligados ao poder ou à oposição;   

- texto atraente aos olhos do leitor; afinal,  a imagem é de rápida leitura, transmitindo múltiplas informações de uma só vez.   

- o leitor do texto chárgico tem que estar bem informado acerca do tema abordado, para que possa compreender e captar seu teor crítico. Afinal, ali está focalizada e sintetizada uma certa realidade. E somente os que conhecem essa realidade efetivamente entendem a charge.

Texto baseado em pesquisa disponível em  http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/03.htm 

Professor: ainda no Laboratório de Informática, solicite aos alunos que entrem no site abaixo.

http://novacharges.files.wordpress.com/2009/11/fut.jpg 

Embora o endereço faça menção a charge, trata-se de um Cartum.

Leia abaixo informações sobre Cartum, que também estão na aula  Charges e cartuns: o olhar humorado sobre temas do cotidiano.

Cartum 

- texto humorístico no qual autor realiza a crítica social, a crítica de costumes, focalizando uma realidade genérica e, por isso, desconhece os limites de tempo que a crítica a personagens, fatos  e acontecimentos políticos impõe.   

- para conseguir o humor em seus textos, muitas vezes o chargista e o cartunista recorrem à caricatura. (Baseado em texto disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/943-2.pdf?PHPSESSID=2009080509434790 

Faça uma discussão com seus alunos sobre esse Cartum, cujo maior objetivo é criticar o comportamento de atletas (e de juízes) durante as partidas de futebol, assim como a enorme exposição na mídia: todos querem aparecer.

Peça que façam anotações, pois na próxima aula deverão produzir um texto sobre tudo o que viram e discutiram.    

Aula 5 

Professor: aplique a atividade abaixo para ser feita por escrito em grupo. Recolha ao final da aula para correção.   

Atividade   

1) De que assunto trata o Cartum examinado na última aula?   

2) Como você poderia relacioná-lo à notícia e à charge que estudamos?

Recursos Complementares
Avaliação

A indisciplina tem sido uma questão muito discutida em vários segmentos da sociedade. Os conflitos estão presentes nas famílias, entre vizinhos, nas festas, nas ruas.  No que diz respeito à escola, esse problema vem se agravando a cada dia. São várias as denúncias de brigas e desentendimentos. Porém, recentemente, em reportagem do programa “Fantástico”, da Rede Globo, foi apresentada uma solução bem interessante adotada por uma escola de São Sebastião, uma das cidades mais pobres do Distrito Federal. Para combater a indisciplina, a escola introduziu no ambiente escolar a função do mediador: pessoas (não apenas professores, também alunos podem participar) que atuam em conflitos, promovendo o entendimento entre as partes.

Assim, responda:   

a) Pode-se dizer que a indisciplina também já chegou ao futebol?

b) Muito se fala sobre crise de autoridade na sociedade em geral. A esse respeito, Lya Luft diz o seguinte, no texto "Sobre pais e filhos":  "O mundo é informe quando se está começando a caminhar por ele: quem poderia sugerir formas, apontar caminhos, discutir questões, escutar e dialogar está tão inseguro quanto os que mal acabaram de nascer”.

Reflita sobre essa questão e dê a sua opinião a respeito, respondendo à questão:     

Está faltando autoridade no futebol, ou seja, existe carência de pessoas que realmente se preocupem com a educação/formação dos jovens atletas, ensinando-lhes o respeito e exigindo a disciplina?

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