Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Lenda do Xadrez

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar algumas lendas sobre a origem do Xadrez.

- Compreender as implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter.

- Apresentar algumas noções elementares para o jogo de Xadrez.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Sua origem é considerada um mistério cercado por muitas lendas, como a lenda do Reino do Xadrez. Para iniciarmos essa aula a sugestão é realizar uma atividade contando essa lenda, com a intenção de despertar a curiosidade com a história e começar a trabalhar com a concentração, pois todos estarão sentados apenas ouvindo e esperando o estímulo, usando o raciocínio rápido.

Todas as atividades sugeridas deverão ser registradas pelos alunos no formato de um portfólio.

- Para a construção do portfólio, o professor pode sugerir que os alunos formem grupos de 3 componentes.

- Os alunos poderão utilizar o portfólio para auxiliar na fundamentação de suas ideias no círculo de debate que será realizado no final da atividade 5.

Percurso de aprendizagem que os portfólios permitem:

Disponível em: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acessado em 14/11/2010).  

Definição de portfólio:

O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.

Constituição de um portfólio:

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.

Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio (acessado em 01/09/2010).    

Atividade 1

Essa atividade exigirá muita atenção dos alunos. Seu objetivo é através de uma atividade lúdica, propiciar um primeiro contato com o jogo de xadrez, sem necessariamente começar com o jogo propriamente dito.

Material: 1 peça do tabuleiro de xadrez, ou uma caneta.

Formação: formar duplas, sentados um de frente para o outro com a peça no centro da mesa. A mão deve estar na orelha e os  cotovelos apoiados na mesa.

Desenvolvimento: o professor irá ler o texto e informar que cada vez que ele disser a palavra "rei", os alunos deverão pegar o objeto da mesa.

Obs: no texto repete-se a palavra "reino" algumas vezes, o professor pode expressá-la de forma mais lenta, aguçando a concentração dos alunos, certamente muitos pegarão o objeto nessa palavra.

Lenda do Xadrez

"Há muito tempo existiu um reino chamado Xadrez. Era um país próspero, onde todo mundo convivia em paz e harmonia. Xadrez era o exemplo de um reino bem dirigido por um rei admirado por todos. O nome do monarca era R, mais conhecido como rei do Xadrez. R estava casado com D, a quem também chamava de a dama do Xadrez.

Em seu matrimônio, tiveram dois filhos gêmeos. Só uma coisa os diferenciava. Um tinha os cabelos tão loiros que cegavam a quem olhasse e era chamado de R, o rei branco. O outro, ao contrário, era muito moreno e por isso foi batizado com o nome de R, o rei preto. Os dois irmãos eram bons amigos. Nunca brigavam e sempre ajudavam um ao outro.

Quando ficaram adultos, casaram-se. R, o rei branco, casou com D - a dama branca - e R, o rei preto, casou-se com D, a dama preta. As celebrações duraram 40 dias e 40 noites. Contudo, a alegria não durou muito tempo. Num dia de tempestade, R, o rei do Xadrez, ficou doente. Mas antes de morrer repartiu o reino de 64 províncias, dividindo-as entre seus dois filhos: 32 brancas para o rei branco e 32 pretas para o rei preto.

Também repartiu o exército em duas metades, distribuindo-as aos dois filhos. Em pouco tempo, o rei do Xadrez morreu e foi enterrado com grandes honras. No dia seguinte, o reino do Xadrez possuía duas partes: o exército branco e o exército preto. Os problemas não tardaram a surgir, pois nenhum dos dois se conformava com o que tinha, querendo todo o terreno. Então declararam uma guerra, a qual venceria o mais astuto, isto é, aquele que conseguisse derrotar o outro. Para isso dispunham da ajuda do exército real".

Disponível em: http://alemdocaderno.blogspot.com/2009/04/lenda-da-criacao-do-tabuleiro.html (acessado em 28/09/2010).   

De acordo com a lenda acima, em comum com outras lendas sobre o nascimento dos jogos de xadrez, sugerem uma "batalha" entre exércitos, entre povos.

Vídeo 1 - o primeiro vídeo exemplifica essa "batalha" entre o exército branco e o exército preto.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=unlwlpOkpJI (acessado em 28/09/2010). 

Vídeo 2 - O segundo vídeo mostra o exemplo de uma escola em Santa Maria, DF, na qual a prática do xadrez contribuiu no processo de ensino e de aprendizado dos alunos, melhorando seus rendimetos.

Xadrez na escola: parte 1 [Com ciência] 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18520 (acessado em 28/09/2010).   

Atividade 2

Após visualizarem os vídeos o Professor pode sugerir um roteiro com questões pertinentes ao tema, e também utilizar o quadro abaixo para que os alunos possam perceber e comparar as características do jogo de Xadrez com suas implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter.

- Onde nasceu o xadrez?

- A prática do xadrez estimula o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Quais?

- Quais mudanças ocorreram após a inclusão do Xadrez na Escola apresentada na reportagem?

- Como outras disciplinas podem auxiliar no Xadrez na Escola?

Atividade 3

Essa atividade pode ser realizada no laboratório de informática ou na biblioteca, onde os alunos deverão pesquisar algumas noções básicas e elementares para o jogo de xadrez.

Sugestão para Pesquisa:

Caso o professor tenha disponibilidade de utilizar laboratório de informática, a sugestão é de realizar uma navegação orientada no site do Centro de Excelência de Xadrez - CEX, pois nele consta 25 aulas básicas sobre o xadrez, 16 aulas para estudo tático além de um estudo sobre os finais básicos. Essa pesquisa deverá ser registrada no caderno dos alunos.

Disponível em: www.cex.org.br/html/apresenta_template.php?template=aulas_basicas.tpl (acessado em 28/09/2010).    

Atividade 4

A webquest abaixo traz um roteiro de atividades a ser realizado utilizando preferencialmente os recursos de pesquisa disponíveis na internet. Ela proporcionará aos alunos conhecerem ou aprofundarem seus conhecimentos sobre alguns movimentos ou lances como o Roque (pequeno e grande), a Coroação e o En Passant utilizados num jogo de xadrez.

Esses lances especiais deverão ser pesquisados como sugere a tarefa da webquest, e durante o processo eles serão discutidos no grande grupo.

Webquest - Xadrez: Lances Especiais

Disponível em:

http://www.aprendaki.net/webquest/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=247&id_pagina=1 (acessado em 28/09/2010).  

Definição de WebQuest:

A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular.

Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.

É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.

A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.

Bancos de WebQuestsPHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.

Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 02/09/2010).   

QuestGarden, é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação.

Disponível em: http://questgarden.com (acessado em 02/09/2010).    

zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo.

Disponível em: http://www.zunal.com/  (acessado em 02/09/2010).   

Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.

Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1 (acessado em 02/09/2010).   

Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests.

Disponível em: http://www.edutic.ua.es (acessado em 02/09/2010).    

 

Atividade 5

Jogos Pré-Enxadrísticos

Chegou o momento dos alunos vivenciarem alguns jogos pré-enxadrísticos com o intuito facilitarem no processo ensino do xadrez, de uma forma mais lúdica. Para isso iremos desenvolver o jogo do Gato e Rato, onde os começaram a utilizar algumas peças, farão alguns deslocamentos,  sendo inevitável a concentração, análise dos lances, criatividade, imaginação e outras características próprias requeridas no jogo de xadrez.

Gato e Rato

Desenvolvimento:

Utiliza-se um tabuleiro de 64 casas (8x8).

Peças: 4 Gatos e 1 Rato.

- Os Gatos movem-se de uma em uma casa pela diagonal à frente.

- O Rato move-se de uma em uma casa pela diagonal à frente e para trás.

- Não há captura.

- Os Gatos vencem se bloquearem o Rato.

- O Rato vence se escapar do cerco dos Gatos.

Após os alunos entrarem em contato com a Lenda do Xadrez, responder os questionamentos dos vídeos de como o xadrez pode  contribuir no processo de ensino e de aprendizado dos alunos, de conhecer alguns dos lances especiais e de vivenciar um jogo pré-enxadrísta, o professor pode sugerir um debate mediado, onde os alunos poderão consultar os dados registrados no portfólio para enriquecer a discussão.

Através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso o julgue necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Xadrez na escola: parte 1 [Com ciência] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Centro de Excelência do Xadrez: www.cex.org.br/  (acessado em 28/09/2010).   

Sites para Pesquisa:

Criptopage (site com uma lenda sobre a origem do xadrez):

http://criptopage.caixapreta.org/secao/xadrez/xadrez_lenda.htm (acesso em 28/09/2010).  

Clube de Xadrez (site com as regras do xadrez): 

www.clubedexadrez.com.br/portal/capelaxadrezclube/leisfide.htm (acesso em 28/09/2010).  

Portal da Educação Física (O jogo de Xadrez: os professores de Educação Física e as modalidades esportivas):

www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=545 (acesso em 28/09/2010).     

Artigo "XADREZ: esporte, história e sua influência na sociedade":

www.cdof.com.br/xadrez.htm (acesso em 28/09/2010).   

 

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Carlos Thiry, SEDUC MS , Mato Grosso do Sul - dijo:
    carlosthiry@gmail.com

    15/05/2014

    Cinco estrelas

    Aula muito bem elaborada, parabéns.


  • glerian herreiro, SERAFIM FRANCA C E E FUND MED , Paraná - dijo:
    glerian85@yahoo.com.br

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Otimo!


  • Mateus, hsrtjh , Rio de Janeiro - dijo:
    mpm90@r7.com

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    nossa vlw !!! adoreei sua aula tbm pelo ''lendas do Xadrez''tive q faser um trabalho... Tirei 10 ! vlw!!! meu parça


  • sabrina, bairro nova yorque , Paraná - dijo:
    sabrininha03@live.com

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    eu achei muito bom por que tem um site pra nos procuramos sobre a lenda do xadrez porque quando a prof:manda uma tarefa para pesquisar sobre a lenda do xadrez ja temos um sitepara entrar obrigada por ter esse site que vces ajudam a nos se indentificar sobre a lenda do xadrez. muito obrigada!!bjus


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.