22/11/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Identificar algumas lendas sobre a origem do Xadrez.
- Compreender as implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter.
- Apresentar algumas noções elementares para o jogo de Xadrez.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Sua origem é considerada um mistério cercado por muitas lendas, como a lenda do Reino do Xadrez. Para iniciarmos essa aula a sugestão é realizar uma atividade contando essa lenda, com a intenção de despertar a curiosidade com a história e começar a trabalhar com a concentração, pois todos estarão sentados apenas ouvindo e esperando o estímulo, usando o raciocínio rápido.
Todas as atividades sugeridas deverão ser registradas pelos alunos no formato de um portfólio.
- Para a construção do portfólio, o professor pode sugerir que os alunos formem grupos de 3 componentes.
- Os alunos poderão utilizar o portfólio para auxiliar na fundamentação de suas ideias no círculo de debate que será realizado no final da atividade 5.
Percurso de aprendizagem que os portfólios permitem:
Disponível em: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acessado em 14/11/2010).
Definição de portfólio:
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
Constituição de um portfólio:
O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.
Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio (acessado em 01/09/2010).
Atividade 1
Essa atividade exigirá muita atenção dos alunos. Seu objetivo é através de uma atividade lúdica, propiciar um primeiro contato com o jogo de xadrez, sem necessariamente começar com o jogo propriamente dito.
Material: 1 peça do tabuleiro de xadrez, ou uma caneta.
Formação: formar duplas, sentados um de frente para o outro com a peça no centro da mesa. A mão deve estar na orelha e os cotovelos apoiados na mesa.
Desenvolvimento: o professor irá ler o texto e informar que cada vez que ele disser a palavra "rei", os alunos deverão pegar o objeto da mesa.
Obs: no texto repete-se a palavra "reino" algumas vezes, o professor pode expressá-la de forma mais lenta, aguçando a concentração dos alunos, certamente muitos pegarão o objeto nessa palavra.
Lenda do Xadrez
"Há muito tempo existiu um reino chamado Xadrez. Era um país próspero, onde todo mundo convivia em paz e harmonia. Xadrez era o exemplo de um reino bem dirigido por um rei admirado por todos. O nome do monarca era R, mais conhecido como rei do Xadrez. R estava casado com D, a quem também chamava de a dama do Xadrez.
Em seu matrimônio, tiveram dois filhos gêmeos. Só uma coisa os diferenciava. Um tinha os cabelos tão loiros que cegavam a quem olhasse e era chamado de R, o rei branco. O outro, ao contrário, era muito moreno e por isso foi batizado com o nome de R, o rei preto. Os dois irmãos eram bons amigos. Nunca brigavam e sempre ajudavam um ao outro.
Quando ficaram adultos, casaram-se. R, o rei branco, casou com D - a dama branca - e R, o rei preto, casou-se com D, a dama preta. As celebrações duraram 40 dias e 40 noites. Contudo, a alegria não durou muito tempo. Num dia de tempestade, R, o rei do Xadrez, ficou doente. Mas antes de morrer repartiu o reino de 64 províncias, dividindo-as entre seus dois filhos: 32 brancas para o rei branco e 32 pretas para o rei preto.
Também repartiu o exército em duas metades, distribuindo-as aos dois filhos. Em pouco tempo, o rei do Xadrez morreu e foi enterrado com grandes honras. No dia seguinte, o reino do Xadrez possuía duas partes: o exército branco e o exército preto. Os problemas não tardaram a surgir, pois nenhum dos dois se conformava com o que tinha, querendo todo o terreno. Então declararam uma guerra, a qual venceria o mais astuto, isto é, aquele que conseguisse derrotar o outro. Para isso dispunham da ajuda do exército real".
Disponível em: http://alemdocaderno.blogspot.com/2009/04/lenda-da-criacao-do-tabuleiro.html (acessado em 28/09/2010).
De acordo com a lenda acima, em comum com outras lendas sobre o nascimento dos jogos de xadrez, sugerem uma "batalha" entre exércitos, entre povos.
Vídeo 1 - o primeiro vídeo exemplifica essa "batalha" entre o exército branco e o exército preto.
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=unlwlpOkpJI (acessado em 28/09/2010).
Vídeo 2 - O segundo vídeo mostra o exemplo de uma escola em Santa Maria, DF, na qual a prática do xadrez contribuiu no processo de ensino e de aprendizado dos alunos, melhorando seus rendimetos.
Xadrez na escola: parte 1 [Com ciência]
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18520 (acessado em 28/09/2010).
Atividade 2
Após visualizarem os vídeos o Professor pode sugerir um roteiro com questões pertinentes ao tema, e também utilizar o quadro abaixo para que os alunos possam perceber e comparar as características do jogo de Xadrez com suas implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter.
- Onde nasceu o xadrez?
- A prática do xadrez estimula o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Quais?
- Quais mudanças ocorreram após a inclusão do Xadrez na Escola apresentada na reportagem?
- Como outras disciplinas podem auxiliar no Xadrez na Escola?
Atividade 3
Essa atividade pode ser realizada no laboratório de informática ou na biblioteca, onde os alunos deverão pesquisar algumas noções básicas e elementares para o jogo de xadrez.
Sugestão para Pesquisa:
Caso o professor tenha disponibilidade de utilizar laboratório de informática, a sugestão é de realizar uma navegação orientada no site do Centro de Excelência de Xadrez - CEX, pois nele consta 25 aulas básicas sobre o xadrez, 16 aulas para estudo tático além de um estudo sobre os finais básicos. Essa pesquisa deverá ser registrada no caderno dos alunos.
Disponível em: www.cex.org.br/html/apresenta_template.php?template=aulas_basicas.tpl (acessado em 28/09/2010).
Atividade 4
A webquest abaixo traz um roteiro de atividades a ser realizado utilizando preferencialmente os recursos de pesquisa disponíveis na internet. Ela proporcionará aos alunos conhecerem ou aprofundarem seus conhecimentos sobre alguns movimentos ou lances como o Roque (pequeno e grande), a Coroação e o En Passant utilizados num jogo de xadrez.
Esses lances especiais deverão ser pesquisados como sugere a tarefa da webquest, e durante o processo eles serão discutidos no grande grupo.
Webquest - Xadrez: Lances Especiais
Disponível em:
http://www.aprendaki.net/webquest/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=247&id_pagina=1 (acessado em 28/09/2010).
Definição de WebQuest:
A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular.
Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.
É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.
A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.
Bancos de WebQuestsPHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 02/09/2010).
QuestGarden, é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação.
Disponível em: http://questgarden.com (acessado em 02/09/2010).
zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo.
Disponível em: http://www.zunal.com/ (acessado em 02/09/2010).
Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.
Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1 (acessado em 02/09/2010).
Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests.
Disponível em: http://www.edutic.ua.es (acessado em 02/09/2010).
Atividade 5
Jogos Pré-Enxadrísticos
Chegou o momento dos alunos vivenciarem alguns jogos pré-enxadrísticos com o intuito facilitarem no processo ensino do xadrez, de uma forma mais lúdica. Para isso iremos desenvolver o jogo do Gato e Rato, onde os começaram a utilizar algumas peças, farão alguns deslocamentos, sendo inevitável a concentração, análise dos lances, criatividade, imaginação e outras características próprias requeridas no jogo de xadrez.
Gato e Rato
Desenvolvimento:
Utiliza-se um tabuleiro de 64 casas (8x8).
Peças: 4 Gatos e 1 Rato.
- Os Gatos movem-se de uma em uma casa pela diagonal à frente.
- O Rato move-se de uma em uma casa pela diagonal à frente e para trás.
- Não há captura.
- Os Gatos vencem se bloquearem o Rato.
- O Rato vence se escapar do cerco dos Gatos.
Após os alunos entrarem em contato com a Lenda do Xadrez, responder os questionamentos dos vídeos de como o xadrez pode contribuir no processo de ensino e de aprendizado dos alunos, de conhecer alguns dos lances especiais e de vivenciar um jogo pré-enxadrísta, o professor pode sugerir um debate mediado, onde os alunos poderão consultar os dados registrados no portfólio para enriquecer a discussão.
Através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso o julgue necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Xadrez na escola: parte 1 [Com ciência] | Vídeo |
Referências:
Centro de Excelência do Xadrez: www.cex.org.br/ (acessado em 28/09/2010).
Sites para Pesquisa:
Criptopage (site com uma lenda sobre a origem do xadrez):
http://criptopage.caixapreta.org/secao/xadrez/xadrez_lenda.htm (acesso em 28/09/2010).
Clube de Xadrez (site com as regras do xadrez):
www.clubedexadrez.com.br/portal/capelaxadrezclube/leisfide.htm (acesso em 28/09/2010).
Portal da Educação Física (O jogo de Xadrez: os professores de Educação Física e as modalidades esportivas):
www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=545 (acesso em 28/09/2010).
Artigo "XADREZ: esporte, história e sua influência na sociedade":
www.cdof.com.br/xadrez.htm (acesso em 28/09/2010).
Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/05/2014
Cinco estrelasAula muito bem elaborada, parabéns.
22/05/2012
Cinco estrelasOtimo!
26/10/2011
Cinco estrelasnossa vlw !!! adoreei sua aula tbm pelo ''lendas do Xadrez''tive q faser um trabalho... Tirei 10 ! vlw!!! meu parça
04/05/2011
Cinco estrelaseu achei muito bom por que tem um site pra nos procuramos sobre a lenda do xadrez porque quando a prof:manda uma tarefa para pesquisar sobre a lenda do xadrez ja temos um sitepara entrar obrigada por ter esse site que vces ajudam a nos se indentificar sobre a lenda do xadrez. muito obrigada!!bjus