26/11/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula
a) Apresentar o vídeo disponível em recursos educacionais:
Que língua é essa? Episódio I - Capítulo I
b) Conversar com os alunos sobre o vídeo, verificando sua compreensão.
c) Apresentar o texto informativo, disponível no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Norma_culta
Pedir aos alunos que façam a leitura individual. Depois a professora fará a leitura oral, permitindo que os alunos tirem suas dúvidas a respeito do conteúdo do texto.
Norma culta
Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Todas as variedades linguísticas são adequadas, desde que cumpram com eficiência o papel fundamental de uma língua – o de permitir a interação verbal entre as pessoas, isto é, a comunicação. Apesar disso, uma dessas variedades, a norma culta ou norma padrão, tem maior prestígio social. É a variedade linguística ensinada na escola, contida na maior parte dos livros e revistas e também em textos científicos e didáticos, em alguns programas de televisão, etc. As demais variedades, como a regional, a gíria ou calão, o jargão de grupos ou profissões (a linguagem dos policiais, dos jogadores de futebol, dos metaleiros, dos surfistas), são chamadas genericamente de dialeto popular ou linguagem popular. |
Observe a ilustração! Qual relação você estabelece entre ela e o texto lido?
Imagem disponível no link:
d) Escreva, com suas palavras, o que entende por: VARIANTE PADRÃO
e) Pedir aos alunos que leiam para os colegas as suas respostas sobre a variante padrão, discutindo as possíveis interpretações. Em seguida, registrar no caderno:
Após trocarmos várias ideias, concluímos que variante padrão é......
2ª aula:
a) Você sabe o que é sotaque? Procure no dicionário:
Sotaque é a pronúncia típica de um indivíduo, uma região, etc. (FERREIRA, A.B.H. Miniaurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)
b) Perguntar se alguém conhece algum sotaque. Ouvir as opiniões.
c) Apresentar o vídeo para que os alunos escutem diferentes sotaques:
http://www.youtube.com/watch?v=pgW_ewZ_oH8
d) Explorar porque as palavras precisam ser escritas da mesma forma: foi a maneira encontrada para que as palavras pronunciadas de várias formas, em diversas regiões do Brasil, pudessem ter um jeito único de ser compreendida.
e) Fazer uma lista dos diferentes sotaques:
Paulista |
pronúncia arrastada do r. |
Carioca |
fala carregada, s tem som de "ch" |
Catarinense |
sotaque cantado |
Mineiro |
omite som final de algumas palavras |
3ª aula:
a) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa em casa, seguindo o roteiro:
PESQUISE, COM A AJUDA DE ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA: a) Além dos sotaques trabalhados na aula, que outros sotaques encontramos nas diversas regiões brasileiras? b) Encontre uma música que represente um sotaque característico de uma região ou estado. c) Existe uma variante linguística que é considerada padrão. Quem a desconhece fala errado? Justifique sua resposta. d) Caso você encontre uma curiosidade sobre as variantes linguísticas, sotaques, etc., registre aqui. |
b) No dia combinado para a entrega da pesquisa, a professora pedirá aos alunos que formem duplas. Cada dupla montará um texto informativo, explicando sobre as variantes linguísticas, a variante padrão, os sotaques, juntando as informações trazidas em um único texto.
d) Após a correção feita pela professora, os textos poderão ser lidos para os colegas e afixados no mural.
Nome | Tipo |
---|---|
Que língua é essa? Episódio I - Capítulo I - Fala e escrita | Vídeo |
Algumas informações sobre as origens dos sotaques podem ser lidas a partir do link:
http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/natalie/sotaque.htm
Verificar se os alunos foram capazes de identificar a variante padrão através das respostas escritas.
Verificar se os alunos identificaram os sotaques de diversas regiões do Brasil e se perceberam as diferenças no modo de falar, mas não na forma de se escrever.
Analisar se foram capazes de pesquisar sobre o tema sugerido, a partir de um roteiro de estudo.
Avaliar o texto produzido pelas duplas quanto à clareza das ideias apresentadas e compreensão do tema abordado.
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