Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Movimento Negro nos EUA

 

18/10/2010

Autor y Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A aula possibilitará ao aluno a compreensão do processo em que se deu o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos da América (EUA), discutindo, assim, a segregação racial e as formas de mobilização e luta da população negra norte-americana.

Duração das atividades
Três aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para facilitar a aproximação com os temas abordados, os alunos deverão apresentar conhecimentos preliminares sobre a Colonização e a Independência dos EUA e a Guerra de Secessão (1861-1865).

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Para o professor dar início à discussão sobre o Movimento Negro nos EUA na década de 1960 e a sua luta por Direitos Civis, ele deverá solicitar ao aluno uma reflexão livre do que é “Racismo” e trabalhar as respostas de forma que faça o aluno refletir sobre as reivindicações do Movimento Negro.

Contextualização

É importante que o aluno compreenda que as reivindicações do Movimento Negro dos EUA da década de 1960 estão ligadas às formas de colonização dos EUA e à abolição da escravatura.

Atividade 1

Criar um quadro esquemático sobre as 13 Colônias e, utilizando a divisão clássica de Colônias do Norte e Colônias do Sul, ir preenchendo as diferenças da forma de colonização que os alunos lembrarem.

Colônias do Norte | Colônias do Sul

Após a feitura do quadro, ressaltar a utilização do trabalho escravo africano nas Colônias do Sul e a diferença com as demais colônias.

Após a discussão, abordar a Guerra de Secessão (1961-1965). O entendimento da divergência da utilização do trabalho escravo como um dos principais motivos da Guerra de Secessão (1961-1965) é de extrema importância para contextualizar as demandas e reivindicações do Movimento Negro da década 1960. Caso o professor queria, pode embasar sua discussão no texto "Um conflito entre irmãos" de Túlio Vilela (consultado em 05 out.2010). 

Atividade 2

Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por um tema específico.

Grupo 1:

Com a discussão da utilização do trabalho escravo na Colônia e a questão racial na Guerra de Secessão, o aluno poderá entender melhor o surgimento e a atuação da organização racista “Ku Klux Klan”.

O professor exibirá um trecho do filme “O nascimento de uma nação” (1915), do cineasta norte-americano D.W. Griffith, para o grupo e apresentará as cinco fotografias abaixo. 

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

Questões a serem tratadas pelo grupo: qual é a origem da Ku Klux Klan? O que eles defendiam? Qual eram suas ações?

Embasar a discussão deste grupo nos seguintes textos (acesso em: 5 out.2010):

Grupo 2

O “Partido Pantera Negra para Auto-defesa”, ou simplesmente “Panteras Negras”, surgiu na década de 1960 como uma forma de resistência às condições de vida da população negra.

Iniciar a discussão do grupo com o vídeo da entrevista com Huey P. Newton, um dos fundadores dos Panteras Negras:

Questões a serem tratadas pelo grupo: qual é a origem dos Panteras Negras? O que eles defendiam? Qual eram as suas ações?

Embasar a discussão do grupo nos seguintes textos:

Grupo 3

Malcolm X foi um dos mais importantes militantes norte-americanos na luta contra o racismo e por direitos nas décadas de 1950 e 60.

Iniciar a discussão com um trecho do filme “Malcolm X” (1992), do cineasta norte-americano Spike Lee:

Questões a serem tratadas pelo grupo: como Malcolm X começou sua militância? Qual eram suas propostas para os negros norte-americanos? Qual foi a importância de suas ideias para a sociedade norte-americana? Qual foi o desfecho de suas ações políticas?

Embasar a discussão do grupo nos seguintes textos:

Grupo 4

O pastor protestante Martin Luther King se diferenciou na luta por direitos civis da população negra norte-americana por acreditar que a coexistência pacífica entre brancos e negros era a melhor forma de integração.

Iniciar a discussão com um trecho do discurso “I Have a Dream” (“Eu tenho um sonho”), proferido por Martin Luther King na “Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade”, em 28 de agosto de 1963.

Questões a serem tratadas pelo grupo: como Martin Luther King iniciou sua militância? Quais eram as suas propostas para os negros norte-americanos? Qual foi a importância de suas ideias para a sociedade norte-americana? Qual foi o desfecho de suas ações políticas?

Embasar a discussão do grupo nos seguintes textos:

---

O professor orientará a pesquisa dos grupos para que, no final, eles tenham a compreensão do Movimento Negro nos EUA e suas ações, reivindicações e desdobramentos, por meio da militância dos grupos e personagens estudados. Cada grupo apresentará ao restante da turma um painel respondendo às questões de sua responsabilidade e abrindo para o debate dos demais grupos. O debate é importante para que os alunos percebam as diferenças de propostas e ações.

Recursos Complementares

Outros recursos que podem ser usados para aprofundamento (acesso em: 5 out.2010)

Vídeos:

“Breve História dos EUA” – animação retirada do filme “Tiros em Columbine” (2002), de Michael Moore. 

Último discurso de Martin Luther King antes de ser assassinado em Memphis, Tennessee, no dia 4 de abril de 1968. 

Textos

Página sobre Educação do Portal Terra, escrito por Voltaire Schilling:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/martin_king.htm 

Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • neide, E.E. Rosa Francisca Mano , São Paulo - dijo:
    neidesoares17@hotmail.com

    21/10/2013

    Quatro estrelas

    parabéns essa aula é muuito bom da ideias para melhor trabalhar o tema parabéns


  • Antonia maria de oliveira, Colégio Estadual Hildete Lomanto , Bahia - dijo:
    toniamoliveira@hotmail.com

    17/08/2013

    Quatro estrelas

    Ótima atividade, gostei bastanate, é bem interessante para que os alunos possam construir o seu próprio conhecimento através da pesquisa, do debate, da troca de informções com os colegas e orientado pelo professor.


  • rafael, Escola Tereza Torres , Pernambuco - dijo:
    foxrafa@gmail.com

    08/07/2012

    Cinco estrelas

    muito boa essa aula. parabéns professores


  • elizete duarte bomfim, ESCOLA ESTADUAL DONA ZULMIRA C. FAUSTINO , São Paulo - dijo:
    elizeteduarte7@gmail.com

    30/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, as propostas para a realizaçao das aulas. Realmente, no final, o objetivo de mostrar o movimento negro nos EUA será alcançado, Parabéns aos profs.!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.