07/12/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não é necessário conhecimentos prévios
ATIVIDADE 1 - CONHECER A ORIGEM DA MÚSICA SERTANEJA
1º Momento - O professor poderá fazer um levantamento prévio com as crianças acerca do que elas sabem sobre a música sertaneja.
O professor deverá dar oportunidade para que todas as crianças falem, respeitando sempre os que não gostam de se expor no grupo. Como atividade de casa, o professor poderá solicitar que as crianças façam uma pesquisa sobre a origem da música sertaneja, e também tragam CD's, DVD's e imagens de duplas e cantores deste estilo musical
2º Momento - Conforme o material da pesquisa for chegando, o professor deverá ir lendo para as crianças no momento da roda, informando que a música sertaneja é o nome que se dá à música produzida por compositores rurais e urbanos a partir da década de 20 do século XX e que anteriormente era chamada de modo geral de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques. A música sertaneja surgiu em 1929, quando Cornélio Pires, pesquisador, compositor, escritor e humorista, começou a gravar "causos" e fragmentos de cantos tradicionais.
Após a leitura da pesquisa, o professor poderá formar duplas e propor que elaborem e organizem um cartaz para cada cantor caipira/sertanejo. Para tanto deverá juntamente com as crianças fazer uma lista com o nome destes cantores.
Cantores sertanejos: Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Rio Negro e Solimões, Leonardo, Daniel, Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó.
Após a seleção dos cantores para cada dupla, o professor deverá disponibilizar o material que as crianças trouxeram, distribuindo as imagens referente a cada cantor/dupla, bem como cartolina, cola, tesoura, hidrocor, lápis de cera, lápis de cor, reguá e borracha. Durante a elaboração e confecção dos cartazes, o professor deverá circular entre as duplas, mediando o processo de produção, possibilitando que as crianças respeitem a opinião e o trabalho do outro, bem como a socialização de materiais entre eles.
OBS.: É importante que o professor também contribua com a pesquisa trazendo material.
http://entrelinhas.liberal.com.br/2009/02/vergonha.html
ATIVIDADE 2 - APRECIANDO AS MÚSICAS SERTANEJAS.
1° Momento - O professor deverá apresentar para as crianças as músicas dos cantores e duplas sertanejas. Para tanto, deverá providenciar os CD's e DVD"s
http://www.youtube.com/watch?v=rSQxdbrqZu4 Tonico e Tinoco - Moreninha Linda
http://www.youtube.com/watch?v=U5yZag6oi3A Milionário e José Rico
http://www.youtube.com/watch?v=Ww4OcZm6NYY&feature=related Milionário e José Rico
http://www.youtube.com/watch?v=r1dQOv_fIJc Rio Negro e Solimões
http://www.youtube.com/watch?v=GRwif6CMUvI - Daniel
Ao final das apresentações, se faz necessária uma discussão acerca da mensagem da música:
É importante que todas as crianças expressem suas idéias, o professor deve ficar atento, para que as crianças que não gostam de se expor diante do grupo tenham direito à voz.
ATIVIDADE 3 - PALADAR SERTANEJO
1° Momento - Aproveitando o clima sertanejo o professor poderá propor uma culinária sertaneja. É interessante que as crianças façam um levantamento das comidas típicas do sertão.
Como sugestão de culinária: Polenta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polenta
Foto: polenta acompanhada com cogumelos e salame
INGRIENTES
2 Litros de água,
1 colher de sopa de sal,
2 colheres de sopa de manteiga,
400 g de fubá
100g de queijo parmesão.
MODO DE PREPARO.
Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado o fubá, continue mexendo. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique queijo parmesão.
OBS. A polenta poderá ser servida com um molho de sua preferência.
2° Momento - O professor poderá trabalhar pesos e medidas durante está atividade, questionando:
Nesse momento, o professor poderá solicitar que as crianças tentem ler (localizar) nas embalagens as medidas (números), e, conforme as crianças forem descobrindo os números na embalagens, questionar se é realmente a medida ou é o preço ou código de barra. Depois desta discussão, o professor poderá fazer alguns questionamentos:
Para realizar esta atividade, o professor poderá separar alguns litros de refrigerante com diferentes capacidades: meio litro, 1l, 2l, 2,5l. e solicitar que as crianças reflitam sobre a capacidade de cada vazilhame.
3° Momento - O professor deverá solicitar que as crianças escrevam a receita, para tanto deverão lembrar quais foram os ingredientes utilizados, uma vez que terão que ensinar a receita para os pais.
As crianças deverão ser avaliadas se:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/08/2012
Quatro estrelasInteressantissima, vou falar com minha coordenadora!!
06/07/2011
Quatro estrelasESTOU TRABALHANDO GENEROS MUSICAIS COM MEUS ALUNOAOS DA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO E ESTA SUGESTÃO DE TRABALHO VEIO DE ENCONTRO AO QUE COSTARIA APENAS FAREI ALGUMAS ADAPTAÇÕES
01/07/2011
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DESSE PLANO. PRETENDO MONTAR UM PROJETO COM UMA COLEGA AQUI NO NOSSO CENTRO E A IDEIA É BEM INTERESSASNTE. ABRAÇOS