Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SOM E SABOR SERTANEJO

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as origens da música sertaneja;
  • Conhecer os principais representantes desse estilo musical;
  • Conhecer a culinária sertaneja.
  • Estabelecer relação com pesos e medidas.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - CONHECER A ORIGEM DA MÚSICA SERTANEJA

1º Momento - O professor poderá fazer um levantamento prévio com as crianças acerca do que elas sabem sobre a música sertaneja.

  • Quem conhece alguma música sertaneja? Qual?
  • Vocês sabem cantar?
  • Quais os cantores que cantam estas músicas?
  • Quem tem algum CD  com estas músicas?

O professor deverá dar oportunidade para que todas as crianças falem, respeitando sempre os que não gostam de se expor no grupo. Como atividade de casa, o professor poderá solicitar que as crianças façam uma pesquisa sobre a origem da música sertaneja, e também tragam CD's, DVD's e imagens de duplas e cantores deste estilo musical

2º Momento - Conforme o material da pesquisa for chegando, o professor deverá ir lendo para as crianças no momento da roda, informando que a música sertaneja é o nome que se dá à música produzida por compositores rurais e urbanos a partir da década de 20 do século XX e que anteriormente era chamada de modo geral de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques. A música sertaneja surgiu em 1929, quando Cornélio Pires, pesquisador, compositor, escritor e humorista, começou a gravar "causos" e fragmentos de cantos tradicionais.

Após a leitura da pesquisa, o professor poderá formar duplas e propor que elaborem e organizem um cartaz para cada cantor caipira/sertanejo. Para tanto deverá juntamente com as crianças fazer uma lista com o nome destes cantores.

Cantores sertanejos: Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Rio Negro e Solimões, Leonardo, Daniel, Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó.

Após a seleção dos cantores para cada dupla, o professor deverá disponibilizar o material que as crianças trouxeram, distribuindo as imagens referente a cada cantor/dupla, bem como cartolina, cola, tesoura, hidrocor, lápis de cera, lápis de cor, reguá e borracha. Durante a elaboração e confecção dos cartazes, o professor deverá circular entre as duplas, mediando o processo de produção, possibilitando que as crianças respeitem a opinião e o trabalho do outro, bem como a socialização de materiais entre eles.

OBS.: É importante que o professor também contribua com a pesquisa trazendo material.

http://entrelinhas.liberal.com.br/2009/02/vergonha.html 

 

ATIVIDADE 2 - APRECIANDO AS MÚSICAS SERTANEJAS.

1° Momento - O professor deverá apresentar para as crianças as músicas dos cantores e duplas sertanejas. Para tanto, deverá providenciar os CD's e DVD"s

http://www.youtube.com/watch?v=rSQxdbrqZu4  Tonico e Tinoco - Moreninha Linda

http://www.youtube.com/watch?v=U5yZag6oi3A  Milionário e José Rico 

http://www.youtube.com/watch?v=Ww4OcZm6NYY&feature=related  Milionário e José Rico 

http://www.youtube.com/watch?v=r1dQOv_fIJc    Rio Negro e Solimões

http://www.youtube.com/watch?v=GRwif6CMUvI -  Daniel

 Ao final das apresentações, se faz necessária uma discussão acerca da mensagem da música:

  • Qual a mensagem desta música?
  • Esta música é triste ou alegre? Por que?
  • Qual destas músicas vocês conheciam?

É importante que todas as crianças expressem suas idéias, o professor deve ficar atento, para que as crianças que não gostam de se expor diante do grupo tenham direito à voz.

ATIVIDADE 3 - PALADAR SERTANEJO

1° Momento - Aproveitando o clima sertanejo o professor poderá propor uma culinária sertaneja. É interessante que as crianças façam um levantamento das comidas típicas do sertão.

Como sugestão de culinária: Polenta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polenta 

Foto: polenta acompanhada com cogumelos e salame

INGRIENTES

2 Litros de água,

1 colher de sopa de sal,

2 colheres de sopa de manteiga,

400 g de fubá

100g de queijo parmesão.

MODO DE PREPARO.

Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado o fubá, continue mexendo. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique queijo parmesão.

OBS. A polenta poderá ser servida com um molho de sua preferência.

2° Momento - O professor poderá trabalhar pesos e medidas durante está atividade, questionando:

  • Se eu for no mercado como posso saber a capacidade (quantidade) de liquido que tem na garrafa?
  • E para saber a medida do sal como faço?
  • E a da manteiga?

Nesse momento, o professor poderá solicitar que as crianças tentem ler (localizar) nas embalagens as medidas (números), e, conforme as crianças forem descobrindo os números na embalagens, questionar se é realmente a medida ou é o preço ou código de barra. Depois desta discussão, o professor poderá fazer alguns questionamentos:

  • Se eu tenho esta garrafa de coca cola que tem a capacidade de 1l, quantas garrafas destas vou precisar para encher duas garrafas de 2 litros.

Para realizar esta atividade, o professor poderá separar alguns litros de refrigerante com diferentes capacidades: meio litro, 1l, 2l, 2,5l. e solicitar que as crianças reflitam sobre a capacidade de cada vazilhame.

3° Momento - O professor deverá solicitar que as crianças escrevam a receita, para tanto deverão lembrar quais foram os ingredientes utilizados, uma vez que terão que ensinar a receita para os pais.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças deverão ser avaliadas se:

  • Conheceram a origem das músicas sertaneja;
  • Vivenciarem uma culinária sertaneja;
  • Estabelecerem relação com pesos e medidas (litro e quilo).
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • samuel nunes de siqueira, EMEF Cassimira , São Paulo - dijo:
    siqueiravio@hotmail.com

    24/08/2012

    Quatro estrelas

    Interessantissima, vou falar com minha coordenadora!!


  • ROSILENE, CMOLIVEIROS PEREIRA DA SILVA , Rio de Janeiro - dijo:
    WWWZANGINHALUZ@YAHOO.COM.BR

    06/07/2011

    Quatro estrelas

    ESTOU TRABALHANDO GENEROS MUSICAIS COM MEUS ALUNOAOS DA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO E ESTA SUGESTÃO DE TRABALHO VEIO DE ENCONTRO AO QUE COSTARIA APENAS FAREI ALGUMAS ADAPTAÇÕES


  • LILIAN INÁCIO, C.M.E.I. PEDACINHO DO CÉU , Santa Catarina - dijo:
    lilian_bandaestacao@hotmail.com

    01/07/2011

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DESSE PLANO. PRETENDO MONTAR UM PROJETO COM UMA COLEGA AQUI NO NOSSO CENTRO E A IDEIA É BEM INTERESSASNTE. ABRAÇOS


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.