01/11/2010
Bruno Pagliarani Mattiazzo e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Conceituar o que é plasma;
Discutir sobre a importância deste estado da matéria; e
Compreender o uso deste estado da matéria no seu cotidiano.
Calor;
Mudança de estado.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.
Motivação:
Sugerimos que o professor instigue a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, questionando se eles sabem quais são os estados físicos da matéria encontrados no universo (Fig. 1).
Figura 1 – Estados da matéria.
Imagem disponível em: http://www.grupoescolar.com/img-conteudo/plasma3.gif. Acesso em: 05 Out. 2010
Provavelmente os alunos lembrar-se-ão dos estados sólido, líquido e gasoso. Informe-os que no universo também encontramos o plasma e que este estado da matéria será estudado no decorrer destas aulas.
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá exibir o vídeo (Fig. 2) que versa sobre o plasma, conforme postado abaixo, o qual tem a duração total de 9 minutos e 23 segundos.
Recursos: Física na Cultura - Plasmas, o que são e onde estão [1/3]
Link do Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=FV_HtkYmc-I
Figura 2 – Imagem do vídeo “Física na Cultura - Plasmas, o que são e onde estão [1/3]”.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Este vídeo explica os estados da matéria, focando principalmente no plasma e onde os encontramos com maior frequência.
Após a apresentação do vídeo, sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos de quatro (4) pessoas. Feito isto, eles deverão discutir, de acordo com o roteiro postado abaixo, o conteúdo do vídeo em questão.
Roteiro de discussão:
Inicialmente o professor deverá distribuir as questões separadamente por grupos, por exemplo, questões 1 e 3 aos grupos A e B, questões 2 e 4 aos grupos C e D, questões 1 e 2 aos grupos E e F e assim sucessivamente. Os alunos deverão primeiramente discutir estas questões em grupo - escrevendo as suas respostas numa folha de papel e, então, compartilhar com a sala de aula estas informações.
Sugestão: Sugerimos que o professor entregue aos grupos folhas de papel pardo ou cartolinas, de forma que eles possam anotar as conclusões que chegaram as questões do roteiro.
Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!
Atividade 2
Dando prosseguimento à aula, nesta atividade o professor deverá distribuir a cada grupo a reportagem (Fig. 3) “Saiba o que é plasma, o quarto estado da matéria” e um questionário para ser preenchido, conforme disponíveis no link abaixo.
Link da reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u8458.shtml. Acessado em: 05 Out. 2010.
Figura 3 – Reportagem.
Observação: O professor deverá providenciar cópias, em números suficientes aos alunos, da matéria jornalística.
Feito isto, o professor deverá pedir para que cada grupo leia e discuta a matéria jornalística que recebeu, e responda o questionário postado abaixo.
Questionário sobre a reportagem:
Após os grupos terem analisado e discutido a reportagem em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às questões do questionário e debatam entre todos da sala os pontos mais importantes percebidos por ele. Favoreça com que cada grupo faça um comentário referente a cada questão, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!
É importante que os alunos possam compreender a necessidade de se conhecer este estado da matéria (plasma) e compreendê-lo, pois este - mesmo não parecendo, está muito presente no nosso cotidiano.
Pergunte aos alunos onde podemos encontrar plasma no nosso cotidiano? Favoreça com que os alunos compreendam que, a lâmpada fluorescente e as de gases (encontrada em postes) talvez seja a aplicação mais imediata do plasma; os letreiros de néon são um outro exemplo, juntamente com os televisores. Mas o fenômeno mais belo que é constituído de plasma é a Aurora Boreal (Fig. 4), no hemisfério norte e aurora austral no hemisfério sul, são constituídos de plasmas brilhando na alta atmosfera. Existe uma região atmosférica, a cerca de 80 km de altitude, chamada de ionosfera. Como o próprio nome diz, ela é um plasma.
Figura 4 – Aurora boreal.
Imagem disponível em: http://www.oragoo.net/wp-content/uploads/2008/04/aurora-boreal.JPG. Acesso em: 12 Out. 2010
Atividade 3
Nesta etapa, sugerimos que o professor peça para que os grupos façam, conjuntamente, um Jornal Mural (Fig. 4), que terá como tema "Plasma: o quarto estado da matéria". Para isto, os grupos deverão apresentar, oralmente, o que foi aprendido durante está aula e, tendo sido esclarecidas as dúvidas que acaso existam, confeccionem, sob supervisão e acompanhamento do professor, o Jornal Mural. Orientamos que, este Jornal Mural tenha várias imagens, principalmente de equipamentos que utilizem o plasma.
Figura 5 – Jornal Mural.
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg. Acesso em: 05 Out. 2010
O Jornal Mural deverá, ao término, ficará exposto num dos corredores da escola. As informações a serem colocadas neste jornal deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas, como, por exemplo: o que é plasma, onde é encontrado, sua forma e sua utilidade na sociedade. Ressaltamos que, estes murais deverão conter figuras e textos explicativos sobre o tema proposto.
Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, acessem a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013. Acesso em: 05 Out. 2010)
Sugestão:
Neste momento, o professor deverá exibir aos alunos o vídeo “O que é plasma”, postado abaixo, com duração de 2 minutos e 57 segundos (Fig. 6). O vídeo explica o que é plasma.
Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DB9GW1--W0Q Acesso em: 12 Out. 2010
Figura 6 – Imagem do recurso “O que é plasma”.
Neste momento, o professor deverá mediar e conduzir uma conversa com os alunos sobre o plasma, de forma a estimular a participação de todos, bem como, para esclarecer dúvidas e corrigir conceitos errôneos.
Teoria e experimentos:
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem na internet e em livros, qual a diferença do plasma frio e do normal.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!