19/11/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
• Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
• Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto à clareza e objetividade.
• Localizar informações específicas em anúncios e folhetos explicativos.
• Analisar criticamente mensagens publicitárias.
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
• Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
• Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.
• Respeitar o turno da palavra.
• Produzir textos adequados ao gênero, objetivo e interlocutor.
- Dominar o processo da leitura.
- Conhecimentos básicos da escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE: A PROPAGANDA EM NOSSOS DIAS
1) O professor inicia a aula propondo uma discussão a partir das questões:
a) O que é uma propaganda?
b) Quais as principais características que um texto de propaganda deve ter?
c) Para que servem as propagandas?
d) Onde elas aparecem?
2) Em seguida, o professor propõe o preenchimento do quadro abaixo a partir das questões:
a) De quais propagandas vocês se lembram?
b) Como elas são?
c) Onde elas apareceram?
Propagandas lembradas pela turma |
Características |
Onde foi veiculada |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3) O professor faz um resumo oral realizando os comentários necessários.
4) O professor organiza a turma em grupos e apresenta a cada um deles uma das propagandas abaixo solicitando a leitura das mesmas.
Grupo 1:
http://adubandoavida.wordpress.com/2008/06/20/propagandas/
Grupo 2:
http://4.bp.blogspot.com/_rXCa6wd2_Ag/Swv_pTsBm1I/AAAAAAAABNI/xVwqfI_PZsA/s1600/cotonete.jpg
Grupo 3:
http://recebiporemail.com.br/wp-content/uploads/2009/06/12.jpg
Grupo 4:
http://4.bp.blogspot.com/_Vy594VHkNsk/SPYFg2AsrnI/AAAAAAAADkU/3NeCCEOnhQg/s320/propaganda+onibus.jpg
Grupo 5:
http://batatatransgenica.files.wordpress.com/2008/11/transitofl2.jpg
Grupo 6:
http://2.bp.blogspot.com/_7IkrVOCTfF4/Sw--pX-bLNI/AAAAAAAABak/KY8SKPCMN3c/s1600/use_a_imaginacao.jpg
5) Após a leitura das propagandas, o professor solicita que cada grupo, a partir do texto que recebeu, faça o que se propõe abaixo:
a) Descreva a propaganda de modo que quem não a tenha visto possa saber exatamente como ela é. Indique que elementos funcionam como instruções para o leitor: os lingüísticos e os não-lingüísticos.
b) Que produto está sendo anunciado? Você teve alguma dificuldade para compreender o texto? Por que sim ou por que não?
c) A quem a propaganda se destina?
d) Que efeitos essa propaganda causou em você?
e) Que informações aparecem explícitas? Por que estão explícitas?
f) O que fica implícito, o que você deve inferir? Está implícito por quê?
g) Que conhecimentos anteriores você usou para compreender a propaganda?
h) Você acha que a propaganda pode atingir o objetivo de convencer o consumidor a adquirir o produto que ela apresenta? Por quê?
6) O professor socializa as respostas dos grupos e faz os comentários necessários.
2ª ATIVIDADE: ANALISANDO AS PROPAGANDAS
1) O professor propõe uma análise das propagandas lidas na atividade anterior, solicitando que sejam levantados os pontos positivos e os negativos de cada uma delas. Para isso, o quadro abaixo será preenchido coletivamente.
PROPAGANDA |
PONTOS POSITIVOS |
PONTOS NEGATIVOS |
CARRO CELTA |
|
|
COTONETE |
|
|
TRAMONTINA |
|
|
ÔNIBUS |
|
|
PERSONAGENS |
|
|
DOAR LIVROS |
|
|
2) Após o preenchimento do quadro, o professor solicita que a turma realize uma eleição para a escolha da melhor propaganda.
3) Com a turma em grupos, o professor solicita que escrevam um texto argumentando a escolha da propaganda.
4) O professor socializa os textos, faz os comentários necessários enfatizando os elementos usados pelas equipes para defender a propaganda escolhida.
3ª ATIVIDADE: CRIANDO UMA PROPAGANDA
1) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das imagens abaixo solicitando que criem uma propaganda para cada uma delas, imaginando que ela será publicada em uma revista ou em um jornal.
Grupo 1:
http://colegioptq.files.wordpress.com/2008/08/leitura.gif
Grupo2:
http://blog.cancaonova.com/paisecatequistas/files/2009/07/familia-lendo-a-biblia.jpg
Grupo 3:
http://3.bp.blogspot.com/_3VTOjOAnVe8/TFT6IuoiwDI/AAAAAAAABZU/OI7G340PkHM/s400/perfil02.jpg
Grupo 4:
http://www.nosrevista.com.br/wp-content/uploads/2010/05/crian%C3%A7a_2_.jpg
Grupo 5:
http://historiasparaosmaispequeninos.files.wordpress.com/2007/09/justica.jpg
2) O professor socializa as propagandas, faz os comentários necessários.
3) O professor organiza, com a turma, a exposição das propagandas em um espaço da sala.
4) Em seguida e ainda com a turma em grupos, o professor entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:
1º grupo: Criar uma propaganda para convencer os outros alunos da escola a visitarem a exposição da turma.
2º grupo: Criar uma propaganda para convencer os moradores da comunidade próxima da escola a visitarem a exposição da turma.
3º grupo: Criar o convite para a equipe da diretoria da escola, convidando-os a visitarem a exposição da turma.
4º grupo: Criar uma faixa para ser colocada na entrada da sala dando boas vindas aos visitantes.
5º grupo: Criar um texto falando sobre a importância da leitura das propagandas em nosso cotidiano.
5) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e as possíveis correções nos textos.
6) Após a realização da exposição o professor propõe uma avaliação da atividade realizada procurando destacar o que foi positivo, o que precisa ser melhorado e o que foi possível aprender com esse estudo.
Dicionário de gêneros textuais. Sérgio Roberto Costa. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.
· Proposta de leitura do gênero textual propaganda impressa www.unitau.br/scripts/prppg/la/5sepla/site/...orais/artigo-alba_helena.pdf
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura, análise e criação das propagandas, a exposição dos trabalhos criados, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/08/2015
Cinco estrelasMuito bom!
11/08/2013
Cinco estrelasAdorei as sugestões foi muito criativa
12/06/2013
Cinco estrelasMuito bem organizada a estrutura dessa aula e também muito interessante para envolver os alunos nas atividades.
09/10/2012
Cinco estrelasMuito bacana. Fiz e deu certinho!
30/08/2012
Cinco estrelasMuito boa. Parabéns!
19/08/2012
Cinco estrelasSuper interessante, bem planejada, bastante lúdica e dinâmica. Vou usar.
14/02/2012
Quatro estrelasA proposta foi bem edificante.