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Do Atari ao PlayStation 3 (Jogos eletrônicos)

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a história e a evolução dos jogos eletrônicos.

- Refletir sobre os problemas causados pelos chamados vícios eletrônicos, causados pelo uso excessivo de videogames e computadores.

- Aprender a jogar os games eletrônicos de diversas épocas, possibilitando o acesso a jogos virtuais que caíram em desuso. 

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Dos primórdios dos games aos problemas da atualidade

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula Do Atari ao PlayStation 3 o(a) professor(a) poderá mostrar alguns vídeos que abordam os seguintes temas propostos para esta aula: a história e a evolução dos games e os problemas da atualidade causados pelo vício em jogos eletrônicos. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.   

Sugestão de vídeos: 

Atividade 2 – O retorno do Pac-Man

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá propor um retorno ao passado dos games e trabalhar com as crianças alguns jogos do saudoso Atari. O ideal seria que as crianças tivessem a possibilidade de utilizar o próprio jogo do Atari para que pudessem ver como eram os consoles, cartuchos e manusear as manetes do jogo. No entanto, caso o(a) professor(a) não consiga um exemplar desse jogo as versões dos jogos de Atari disponíveis na internet poderão ser utilizadas.                

Figura 1 - Pac-Man (acessado em 13/10/2010)    

Sugestão de sites:

Atividade 3 – Os craques do Winnig Eleven

Duração: 25 minutos

Material: PlayStation 3 e televisão

Local: quadra ou pátio           

  

Figura 2 - Winning Eleven (acessado em 13/10/2010)

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá propor uma partida de Winning Eleven, o jogo de futebol do PlayStation 3 que é muito popular entre crianças, jovens e até adultos atualmente. Para a realização deste jogo é necessário a utilização do PlayStation 3, pois não existe versão similiar disponível na internet. No entanto, caso não se consiga a versão mais recente de jogo pode-se utilizar as versões anteriores deste game, como o PlayStation 1 e 2. As partidas serão jogadas por 2 jogadores por vez, por isso, seria interessante que dois ou mais games estivessem disponíveis simultaneamente para evitar uma grande demora no rodízio das crianças. O(a) professor(a) poderá propor que as crianças que estiverem esperando a vez de jogar façam torcida para aquelas que estiverem jogando para dar mais entusiasmo e animação ao jogo.     

Atividade 4 – Pac-man ao vivo

Duração: 25 minutos

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar a aula o(a) professor(a) poderá propor uma atividade que movimente o corpo e faça alusão ao jogo do Pac-Man do Atari. Essa brincadeira consiste em um pega-pega onde uma criança será o pegador e a outra o fugitivo. As demais crianças da turma ficarão dispostas em filas para formar um grande labirinto humano. Ao sinal do fugitivo (ex.: palma) as crianças do labirinto darão as mãos no sentido vertical. Quando o sinal for dado novamente elas darão as mãos no sentido horizontal. O fugitivo poderá correr pelo labirinto e mudar o sentido do mesmo para dificultar o trabalho do pegador. O pega-pega continua até que o pegador consiga alcançar o fugitivo. É importante que as crianças façam um rodízio para que todas possam ter a experiência de ser fugitivo e pegador.

Recursos Complementares

Logo após a seqüência de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através de uma breve fala sobre a história e a evolução dos games, bem como os problemas atuais causados pelo vício em jogos eletrônicos. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.    

Sugestão de sites: 

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:

  • Quais os primeiros videogames a surgirem no mercado?
  • Como eram os gráficos dos games do passado?
  • Quais os personagens dos games do passado que fizeram mais sucesso?
  • O que os games atuais têm de melhor que os do passado?
  • Quais os riscos causados pelo uso excessivo de videogames e computadores?
  • Como podemos evitar esses problemas?

Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças para que façam um desenho inspirado nas atividades nos temas debatidos nesta aula. Logo após a feitura dos desenhos, cada criança deverá mostrar o trabalho feito para turma e explicar o que tentou representar ali. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Do Atari ao PlayStation 3”, que ficará exposto em um mural da escola.

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