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Compreendendo a ordem dos numerais

 

13/12/2010

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Compreender a sequência numérica;
  •   Perceber a escrita dos algarismos;
  •   Realizar adições e subtrações;
  •   Estimular o raciocínio lógico-matemático;
  •   Registrar a atividade.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e conhecer os números naturais.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, o entendimento da ordem e da classe dos números naturais é de suma importância para a compreensão do sistema de numeração decimal.

Providencie um exemplo em uma cartolina ou em um papel maior, com um número representativo para a turma como, por exemplo: quantidade de meninos (9) e de meninas da turma (13), total de alunos da turma (22), total de alunos da escola (648), respectivamente.

Veja:

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, explique que a 1ª classe é a Classe das Unidades Simples. Ela é formada por três ordens: unidades, dezenas e centenas. Uma classe completa tem três ordens, mas existem numerais que não têm uma classe completa. Nesse sentido, de acordo com o exemplo acima, temos:

Numeral formado por um algarismo e uma classe incompleta. 

Fonte: Acervo da autora

  

Numeral formado por dois algarismos e uma classe incompleta.  

Fonte: Acervo da autora

  Numeral formado por três algarismos e uma classe completa. 

Fonte: Acervo da autora

Professor, após a explicação solicite que os alunos copiem os exemplos registrados na lousa. Elabore algumas atividades para que você possa solucionar possíveis dúvidas.

Veja nossas sugestões:

ATIVIDADES

  1- Escreva ao lado de cada numeral, quantos algarismos ele possui:

603 (   )                      3 (     )                  81 (   )                16 (   )             900 (    )               180 (    )          

 4 (     )                       78 (   )                  599 (   )

2- Pense e responda:

a- Qual é o maior numeral de dois algarismos diferentes? ____ (98)

b- Que numeral que corresponde a meia centena? ____ (50)

c- Qual é o menor numeral de dois algarismos iguais? ___ (11)

d- Qual é o maior numeral de uma classe simples completa? ____ (999)

e- Que numeral corresponde a uma dezena e duas unidades? ___ (12)

f- Qual é o numeral formado por seis dezenas e oito unidades? ­­___ (68)

2ª atividade:

Professor, retome a aula anterior e verifique se a turma compreendeu quais são as ordens que compõem a  Classe das Unidades Simples.

Uma vez compreendido, apresente a Classe do Milhar.

Você poderá apresentar a seguinte Situação Problema:

Manuela tem 999 lápis. Marcela trouxe-lhe mais um lápis. Com quantos lápis Eliana ficou?

(Professor, faça questionamentos para que os alunos cheguem ao resultado. Questionem qual a forma que pensaram, que estratégias utilizaram para obter a resposta).

Escreva a situação problema na lousa e peça que os alunos a copiem.

Em seguida faça o registro abaixo:

Para representar o número 1000 usamos 4 algarismos.

Esse número tem 4 ordens, que formam duas classes: a Classe das Unidades Simples e a Classe dos Milhares, que está incompleta.

Veja:

 

Fonte: Acervo da autora

Então: 10 centenas = 1 unidade de milhar

1 unidade de milhar = 1000   

Professor, elabore algumas atividades para verificar se os alunos entenderam o que foi explicado.

1- Escreva de 100 em 100 até 1000:

 0- 100............   

2- Escreva por extenso:

1000

2000

3000

4000

5000

6000

7000

8000

9000

3- Efetue:    

3ª atividade:

Professor, retome a aula anterior e verifique se a turma compreendeu a  Classe das Unidades Simples e a Classe dos Milhares.

Uma vez compreendido, apresente a Classe do Milhão.

Você poderá apresentar a seguinte Situação Problema:

Imaginemos que a cidade A tem 999.000 habitantes. Se nascesse uma criança nesse momento, quantos habitantes teria a cidade?  

(Professor, faça questionamentos para que os alunos cheguem ao resultado. Questionem qual a forma que pensaram, que estratégias utilizaram para obter a resposta).  

Escreva a situação problema na lousa e peça que os alunos a copiem.

Em seguida faça o registro abaixo.   

Para representar o número 1000000 usamos 7 algarismos.

Esse número tem 7 ordens, que formam três classes: a Classe das Unidades Simples, a classe dos Milhares e a Classe dos Milhões, que está incompleta.

Veja:

Fonte: Acervo da autora

Professor, nesse momento, proponha as atividades de registro no caderno de Matemática. Sugerimos:

1 - Observe o numeral 12.247.865 e responda:  

a)  Quantos algarismos? ______

b)  Quantas classes? ______

c)  Quantas ordens? ______

d)  Qual é o algarismo de 4ª ordem? ______

e)  Qual é o algarismo de centena simples? ______

2 -  Escreva os numerais correspondentes:

a)  Vinte e dois mil, trezentos e quarenta e sete: ________________

b)  Oito milhões: __________________

c)  Cento e cinquenta e dois milhões e cem mil: ________________

d)  Cento e quarenta e seis milhões, quatrocentos e vinte e nove mil: ____________

3 -  Leia os desafios abaixo e escreva as respostas na cartela:   

1)  Algarismos que formam a 1ª classe do numeral 3597.  

2)  Numeral  formado pela 3ª e a 2ª ordem do numeral 3287.  

3)  Numeral formado pelos algarismos da 1ª e 2ª ordens do numeral 8946.

4)  Nome da ordem mais elevada do numeral 6259.   

5)  O maior numeral par, formado pelos algarismos 7, 4, 5 e 6.  

6)  O nome da maior classe do numeral 8400.

7)  Sucessor do numeral 8799.   

8)  Soma do algarismo da 2ª ordem com o algarismo da 4ª ordem.

9)  Algarismo qualquer que faz o número  6521, ficar com a 5ª ordem.

10)  Antecessor do numeral 5400.

Fonte: Acervo da autora

4ª Atividade:

Professor, nessa atividade, os alunos devem entender que uma sequência  é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem, assim na matemática é chamado de sequência numérica.  

 Problematize:

  •         Vocês conhecem alguma sequência numérica?
  •          Qual?

 

Professor, apresente algumas sequências numéricas. Veja:

  •      Sequência dos numerais pares: 0, 2, 4, 6, 8, 10...
  •      Sequência dos numerais ímpares: 1, 3,  5,  7,  9,  10 ...
  •      Sequência dos numerais que começam com a letra D: 2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, 200.

Em seguida, providencie um jogo que estimule a escrita em sequência numérica, bem como a realização de operações. Sugerimos:  

JOGO DA LOTERIA

  •          Complete a tabela abaixo com os numerais que estão faltando:

Fonte: Acervo da autora

  •         Escolha e pinte 15 quadrinhos com as cores que você quiser.
  •         Você e seus colegas vão construir um conjunto de 51 fichas. Cada uma receberá um número escrito, de 0 até 50.
  •          As fichas deverão ser colocadas dentro de um saquinho para serem sorteadas durante o jogo. Para tanto,   entregue uma folha para cada aluno e faça 50 quadradinhos.

Fonte: Acervo da autora

  •          Cada jogador deve trazer 5 pedrinhas para a sala de aula, ou poderá marcar com o próprio lápis.

COMO JOGAR:

  •         Alguém da turma sorteia 5 fichas e você marca com as pedrinhas ou com o lápis, na sua tabela, cada numeral sorteado.
  •         Cada vez que for sorteado um numeral da casa colorida, você ganha 1 ponto. Depois do sorteio dos 5 numerais, cada participante conta e anota seus pontos.
  •         O jogo prossegue por mais 4 rodadas. No final, cada um conta seu total de pontos. O vencedor será aquele que obtiver maior quantidade de pontos.

Professor, após esse jogo, você poderá realizar o seguinte registro no caderno de matemática:

Mãos a obra:

É hora de curtição! Todos jogando!!

Na primeira jogada eu fiz  ________ pontos

Na segunda jogada eu fiz ________ pontos

Na terceira jogada eu fiz  ________ pontos

Na quarta jogada eu fiz  ________ pontos

Na quinta jogada eu fiz  ________ pontos

No total eu fiz ________ pontos

  • Leia o quadro de numerais e dê o que se pede:

a) Qual é o menor numeral do quadro? _________

b) Qual é o maior? _________

c) copie os numerais da primeira coluna? O que você observou?

d) Agora, copie os numerais da 2ª linha. O que você percebeu?

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito de ordem, classe e sequência numérica.  

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