Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CORDÉIS, CULTURA POPULAR

 

05/11/2010

Autor y Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar a literatura de cordel para entender que é uma forma das pessoas simples expressarem os seus sentimentos e suas realidades de vida;
  • Construir cenários a partir da literatura de cordel para visualizar um outro espaço geográfico com realidade diferenciada das conhecidas no cotidiano;
  • Analisar as ilustrações de cordéis e motivar-se para realizar xilogravuras.
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem ter desenvolvido a habilidade de realizar trabalhos manuais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Brincar de mapa do tesouro

1º Momento  -  Escrever em papel madeira um mapa com pistas de como achar o tesouro. O tesouro deve ficar em um espaço escolhido pelo professor. O professor planeja pontos para deixar as pistas - e dá o comando:

  • Caminhem até a secretaria da escola e procure a mensagem embaixo da mesa  pequena do telefone.
  • No local determinado, os alunos  encontram a próxima pista - Vão até a cozinha e procurem na panela do cabo preto a próxima informação.

Assim, deve dar outras pistas de modo que permita mapear a escola e as crianças percebam as diferentes direções e os pontos onde se encontram as informações até chegar ao tesouro.  O tesouro é justamente os cordéis. A quantidade de cordéis deve possibilitar as crianças fazerem leituras em duplas. Quando as crianças encontrarem o tesouro,  os cordéis devem ser distribuídos para que façam o manuseio. Para encerrar à atividade se faz uma conversa sobre o conteúdo dos cordéis, sempre pontuando a questão da xilogravura que está expressa nas capas. Elas devem sentar juntas (em duplas) para fazer uma leitura e ao final da atividade, escolhem um folheto, tendo como procedimento a participação por intermédio do voto,  em seguida o professor faz uma leitura dinâmica para a turma. .

    

http://1.bp.blogspot.com/_pBAMKZ4Zo38/So2zZvwnmXI/AAAAAAAAAeU/jpFIgw5IXBs/s400/Blog+Victtor.gif 

2º Momento - Escolha um texto de cordel, leia em voz alta e escreva em um cartaz,  deixe espaço para registrar os comentários dos alunos, a partir da audição dos versos. Professor discuta o tipo de linguagem dos cordéis  e solicite que os alunos imaginem o espaço onde ocorreram os fatos, os personagens falados em versos e desenhem em pedaços de cartolinas brancas, com a finalidade de ilustrar os versos do cordel  e em seguida  devem construir  um cenário em uma maquete que retrate o o cenário da história do cordel, essa atividade pode ser desenvolvida  em dupla para ajudar as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho.

Septilha

Eu me chamo Zé Limeira

 Da Paraiba falada

 Cantando nas escrituras

Saudando o pai da coaiada

A lua branca alumia

Jesus, Jose e Maria

Três anjos na farinhada

                                                                                                              Sextilha

                                                                                                      Quem inventou esse "S"

                                                                                                       Com que se escreve saudade

                                                                                                       Foi o mesmo que inventou

                                                                                                       O "F" da falsidade

                                                                                                       E o mesmo que fez o "I"

                                                                                                       Da minha infelicidade

      Quadra

E nesta constante lida

 Na luta de vida e morte

O sertão é a própria vida

 Do sertanejo do Norte

3º Momento - A partir do trabalho realizado,  o professor deve promover um diálogo sobre a arte de  xilogravuras nas capas dos folhetos dos cordéis,  motivando os alunos para despertar a curiosidade a cerca dessa arte. Em seguida ensine como fazer xilogravura na escola. O professor e as crianças assistem e verificam quais as ações acessíveis aos alunos e fazem o trabalho em parceria.

 http://www.youtube.com/watch?v=4p96AWO5Kgw 

Atividade 2 - Realizar uma exposição.

1º Momento - Realizar uma exposição de todos os cordéis contidos no tesouro, juntamente com o texto e a xilogravura construída por cada criança. Reserve  um local da escola bem visitado pelos pais e por outros alunos para que as crianças  expliquem todo o processo de trabalho realizado e  sua importância para a ilustração dos cordéis.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final do trabalho pedagógico, observar se o aluno ou aluna:

  1. Participou ativamente da construção de cenários com a turma;
  2. Consegue apreciar as xilogravuras, compreendendo sua origem e linguagem visual;
  3. Reconhecer nos cenários construídos, paisagens e lugares.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.