26/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar a origem da palavra trekking e compreender a história e a evolução da modalidade no mundo e no Brasil.
Identificar os principais riscos envolvidos na prática do trekking.
Identificar os materiais necessários para a prática do trekking.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a prática do trekking como conteúdo nas aulas de educação física. Essa aula é teórica o objetiva apresentar um histórico da modalidade e sua evolução no Brasil e no mundo.
Atividade 1:
Caro professor, inicie a aula com uma provocação. Pergunte aos alunos se eles já realizaram caminhadas ou trilhas em grupos por áreas verdes (parques naturais, na cidade ou no campo). Tal atividade é relativamente popular entre os jovens e há grandes possibilidades que muitos já tenham experimentado. Peça para os jovens relatarem rapidamente como foi a experiência:
1- local,
2- tempo de duração,
3- dificuldade da trilha,
4- materiais utilizados pelo grupo na caminhada.
As diferentes experiências relatadas são importantes para o professor diagnosticar o interesse do grupo por esse tipo de atividade. Outro fator importante é que os próprios alunos poderão conhecer melhor as experiências anteriores de seus colegas com caminhadas por parques e florestas. Após esse primeiro momento pergunte para a turma sobre o termo trekking.
1- O que é o trekking?
2- Qual a origem da palavra trekking?
3- Onde é praticado?
4- Quais os principais materiais utilizados na sua prática?
Essas são as perguntas que deverão ser respondidas pelos alunos ao final dessa aula. Como o termo é pouco popular no Brasil é provável que poucos alunos sejam capazes de responder as perguntas supracitadas. Crie um suspense na turma afirmando que, apesar de desconhecerem o significado do termo trekking, muitos alunos já praticaram a modalidade de forma recreativa ou competitiva.
Caberá a turma descobrir mais informações sobre essa atividade de aventura.
Atividade 2:
A segunda atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola com computadores com acesso a internet. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Cada grupo terá que responder a ficha de perguntas previamente elaborada pelo professor. Ao final, cada grupo irá realizar uma rápida apresentação para os colegas dos principais achados de sua pesquisa.
A primeira questão é: o que é o trekking? Qual a origem do termo? Peça para os alunos procurarem em um dicionário em português e inglês o significado da palavra. Os jovens irão constatar que o termo não aparece em ambos os dicionários. Estimule então os jovens a pesquisarem na internet as informações necessárias para responder as duas questões formuladas pelo professor.
http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=17880&action=geral
http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=222&v_sub=
http://www.trilheirosdosultrk.com.br/materias/59-historia-do-trekking
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trekking/trekking-2.php
Peça para os alunos dos grupos compararem as diferentes informações contidas em cada site. Elas são semelhantes? Há informações contrastantes. Estimule os grupos a debaterem sobre o tema da confiabilidade das fontes na internet. Afinal, as informações na internet são confiáveis? É importante fomentar um olhar reflexivo sobre as fontes, sejam elas da internet, livros, revistas etc.
Atividade 3:
Essa atividade também será realizada no laboratório de informática com a mesma divisão dos grupos. As duas questões a serem pesquisadas são: onde é praticado o trekking? Quais os principais materiais necessários para a prática do trekking?
Os jovens deverão destacar as respostas na ficha (entregue na atividade 2).
http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=223&v_sub=
http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=228&v_sub=
http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=3913&action=reportagem
http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=1578&action=reportagem
http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=231&v_sub=
http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=11108&action=reportagem
http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=224&v_sub=
http://360graus.terra.com.br/trekking/default.asp?did=4627&action=reportagem
Após a coleta de dados, assim como foi realizado na atividade 2, peça para os grupos compararem as diferentes informações contidas em cada site. Elas são semelhantes? Há informações contrastantes. Estimule os grupos a debaterem sobre o tema da confiabilidade das fontes na internet.
Atividade 4:
Os diferentes grupos já coletaram as informações sobre a modalidade trekking. Puderam também debater (com os membros do próprio grupo) as diferentes informações encontradas em diferentes sites na internet. Essa última atividade será uma apresentação dos grupos para toda a turma. Cada grupo deverá organizar uma rápida apresentação (entre cinco e dez minutos) dos principais achados da pesquisa. É importante que os jovens tenham capacidade de concisão na apresentação.
Nas apresentações os jovens deverão conjugar dois pontos importantes:
1- as informações coletadas na internet;
2- as experiências pessoais de cada membro do grupo.
Isso irá tornar as apresentações mais interessantes. Por exemplo, quando o grupo estiver apresentando informações sobre onde o trekking é praticado, os alunos poderão apresentar relatos pessoais de viagens que já realizaram e suas impressões sobre diferentes locais para a prática do trekking. Essa dinâmica deverá permear todos os pontos da apresentação.
Informações adicionais para o professor.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trekking/trekking-2.php
Ao final da aula o professor deverá realizar um debate final, retomando temas centrais da aula. É fundamental que os alunos compreendam o significado da palavras trekking, quais são as características da modalidade, suas possibilidades de realização pelos jovens e os principais materiais envolvidos na prática.
1) O que é o trekking?
2) Quais alunos já praticaram? Relate sua experiência.
3) Quais os principais materiais e cuidados que devemos ter na prática da modalidade?
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