06/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ressaltar a importância da água para a sobrevivência do homem no planeta Terra.
Elencar estratégias de preservação e economia da água.
Valorizar a necessidade de preservá-la para a manutenção da vida no nosso planeta.
A importância da água para a sobrevivência da vida no planeta Terra.
A necessidade de preservar e economizar água
Divida as turmas em duplas e faça a leitura do texto: Defensor da água, publicado na Revista Ciência Hoje das Crianças, ano 15 nº 126 07/2002
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/126/chc-126/?searchterm=defensor da água
Os textos abaixo também pode ajudar a explorar o assunto:
Economias domésticas que ajudam a preservar a água
Água na boca
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm
Após a leitura, promova um debate com as crianças sobre a importância da água para a existência da vida no nosso planeta.
POR QUE A ÁGUA É TÃO IMPORTANTE PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA?
POR QUE DEVEMOS PRESERVÁ-LA?
Anote as informações que surgirem em uma folha de papel pardo e a deixe afixada na sala de aula (em lugar visível). Peça a ajuda delas para fazer uma lista com estratégias individuais e coletivas de preservação e economia da água e também as anote na mesma folha de papel pardo.
Uma boa sugestão de material sobre o assunto pode ser encontrado na música "Planeta água", de Guilherme Arantes. Você pode encontrá-la no site Youtube:
Planeta água- Guilherme Arantes
http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io
Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arantes
http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagosNo leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Leia e interprete a letra da canção, mas não deixe de cantá-la com as crianças.
Aproveite a organização em duplas e faça a seguinte proposta de trabalho:
Que tal criar uma propaganda para conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água?
Deixe-as livres para escolher a linguagem adequada para fazer as propagandas: escrita, cênica, plástica, entre outras.
Quando as propagandas estiverem prontas, sugira às duplas que as apresentem aos colegas. Você pode sugerir que elas apresentem suas propagandas para uma outra turma também. Seria uma ótima oportunidade de repassar adiante as informações aprendidas na aula.
No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada um na atividade de ler o texto e debater o assunto,
2° Observar como cada dupla age ao responder as demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar novas ideias, se as respostas são elaboradas em colaboração ou se alguém direciona as respostas, etc.
3° Perceber, através de perguntas sobre a aula ministrada, como cada dupla compreendeu o assunto e a sua relevância para a nossa existência.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!