07/02/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
- Principais motivos, internos e externos, que levaram ao declínio e à queda do Império Romano;
- Papel desempenhado pelos germanos “romanizados” no período das invasões;
- Identificar geograficamente as principais regiões ocupadas pelas tribos germânicas e caracterizar as formas pelas quais se deram as invasões;
- Principais permanências e rupturas no mundo romano no período posterior às invasões.
- As estruturas sociais, políticas e econômicas do baixo Império Romano
- A crescente germanização do exército imperial
- A ascensão do Cristianismo dentro do Império
- Os limites geográficos do Império Romano.
Primeira Aula
Primeiro passo:
Exibir os seguintes vídeos para os alunos:
1 - http://www.youtube.com/watch?v=Qp3xqZEhVIk&feature=related
2 - http://www.youtube.com/watch?v=id71CM5y9Kc
Segundo passo:
Após a exibição dos vídeos, levar os alunos para a sala de informática, onde deverão pesquisar sobre a queda do Império Romano. Dividir os alunos em dois grupos da seguinte forma:
Grupo 1: os "bárbaros"
Esse grupo deverá elencar as principais razões que levaram os povos germânicos a transporem o rio Reno e penetrarem o Império Romano. Apresentar as características de organização social, política e econômica que pravaleciam nas sociedades germânicas.
Grupo 2 : os romanos
Imagem em: http://4.bp.blogspot.com/_dsOUCWva9Ho/SfoJmwHIu7I/AAAAAAAAAU4/W9WdmTwjj-8/s400/romanos.jpg
Esse grupo deverá enumerar as razões internas que, pouco a pouco, minaram as estruturas romanas e, consequentemente, o seu poder. Apresentar as características de organização social e econômica do Império Romano.
Segunda Aula
Desenvolvimento
Com os dados coletados durante a primeira aula, os alunos de um grupo deverão compartilhar seus conhecimentos com os do outro grupo. Para tanto, o professor deverá organizar um seminário, onde cada um dos grupos exporão seus conhecimentos. Tendo em vista os seguintes elementos:
Terceira Aula
Na terceira aula os alunos deverão organizar uma exposição de imagens salientando as principais características do mundo romano e do mundo germânico. Essas imagens podem ser ilustrações, obras de arte e fotografias de edificios e construções, representando as principais estruturas de cada uma das sociedades (romana e germânica). Segue abaixo exemplos do que deve ser feito:
Estrutura militar romana (http://2.bp.blogspot.com/_dMk5Rmt0EyI/SBSTLGCTj-I/AAAAAAAABFs/TYA4caiXu2k/s320/r4.bmp)
Estrutura militar germânica (http://1.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SWSqbUkhijI/AAAAAAAADXs/7o_9b6Oum5E/s400/Barbaros+no+inicio+da+Idade+Media.jpg)
Arte romana (http://3.bp.blogspot.com/_dxnbK-v-CBo/SWaDwYDFalI/AAAAAAAABk8/kMRROKQQsjQ/s1600/romanos.jpg)
Arte germânica (http://4.bp.blogspot.com/_XYf3H5KDBfw/TLTL-pbHzLI/AAAAAAAABs4/7IKLPLKpwD0/s640/ourivesaria+germanica+2.jpg):
Conclusão:
Após os seminários, os alunos deverão redigir um texto de aproximadamente 20 linhas, onde estabelecerão uma conexão entre as questões internas e externas que levaram às invasões germânicas e à consequente queda do Império Romano do Ocidente.
Para tanto, o professor poderá sugerir a consulta aos seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%B5es_dos_povos_b%C3%A1rbaros
Como forma de avaliação, propor um debate que atente para a importância das “invasões bárbaras” para o desenvolvimento do mundo ocidental, além do texto redigido para a conclusão da aula.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/03/2012
Quatro estrelasGostei, mas o youtube é ruim, porque demora para carregar, eu faria no power point, pois os alunos nao tem paciencia e perdem a concentracao e causa tumulto nas aulas.