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Do Papel para a Quadra: o jogo da velha humano.

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Novos conhecimentos a respeito do jogo de passatempo popular: o jogo da velha.
  • Novas formas de brincar de jogo da velha, encenando os movimentos do jogo, interagindo com os colegas, com o espaço e com os materiais.
  • Aprender a coordenar diferentes movimentos com o corpo, buscando encontrar novas estratégias de jogo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Jogo da Velha 

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial, o(a) professor(a) pedirá aos alunos que pesquisem na sala de informática assuntos relacionados ao jogo da velha, tais como a forma de jogar, as características e estratégias do jogo, as regras etc. Para sistematizar melhor o que você deseja dos alunos, faça um roteiro de pesquisa enfatizando os aspectos apontados anteriormente e selecione alguns sites de referência para os alunos.   

Sites de referências para os alunos:   

http://www.jogos.antigos.nom.br/jvelha.asp (Acessado em 17/10/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha (Acessado em 17/10/2010).  

http://joanabrincar.blogspot.com/2009/06/jogo-da-velha.html (Acessado em 17/10/2010).  

No momento em que os alunos pesquisarem a respeito do jogo da velha, procure auxiliá-los na atividade, mediando a relação do aluno com as informações presentes nos sites pesquisados. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do jogo. Aproveite este momento para enriquecer a pesquisa.

 Fonte: http://www.ppgia.pucpr.br/~radtke/jogos/velha/projeto-jogo_da_velha.pdf (Acessado em 17/10/2010).

Atividade 2: Brincando de Jogo da Velha Online 

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: Internet

Descrição: Nesta atividade divida a turma em duplas. Cada dupla acessará o site abaixo sugerido e disputarão partidas de jogo da velha online. Caso seja inviável um computador para cada dois alunos faça grupos maiores e estabeleça junto com os mesmos a quantidade de partidas que cada dupla irá jogar. http://www.jogos360.com.br/jogo_da_velha.html (Acessado em 17/10/2010).  

Atividade 3: Jogo da Velha no papel 

Recursos: Papel e Caneta

Duração: Aproximadamente 20 minutos.

Descrição: Nesta atividade proponha a brincadeira do jogo da velha no papel. Da mesma maneira que na atividade anterior, estabeleça junto com os alunos a quantidade de partidas que cada dupla disputará. Para estabelecer um número de partidas iguais para todos as duplas o(a) professor(a) distribuirá folhas como a sugerida logo abaixo:

Fonte: http://www.sol.eti.br/jogo_da_velha/jogo_da_velha_para_imprimir.html (Acessado em 17/10/2010).    

Atividade 4: Do papel para a quadra: o jogo da velha humano

Recursos: 9 pneus de carro, 2 cones e coletes (2 cores para diferenciar as equipes)

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Descrição: Nesta atividade divida a turma em duas equipes. As equipes serão diferenciadas pela cor do colete, que poderão também representar os símbolos do jogo da velha X ou O. Os pneus serão dispostos como se representassem os quadrados onde são preenchidos os símbolos do jogo da velha. Cada cone será colocado na frente de cada equipe, como se observa no desenho abaixo.

 Arquivo do autor.

No momento em que o(a) professor(a) apitar, o primeiro componente de cada fila correrá até o cone, dará uma volta ao seu redor, retornará a fila de sua equipe, tocando na mão do colega que esta na frente da fila e, em seguida, ocupará um lugar dentro do pneu que ele escolher. Assim que ele entrar no pneu o próximo colega da fila fará o mesmo percurso e assim até completar o jogo. Marcará ponto a equipe que conseguir fechar o jogo da velha. Estabeleça junto com os(as) alunos(as) qual será a pontuação final para o fim do jogo.   

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação do espaço proposto na atividade 4.

Quanto ao Material: Caso fique inviável a aquisição dos pneus, o(a) professor(a) poderá utilizar arcos. Para deixar a atividade mais atrativa, as equipes poderão construir com cartolina os símbolos do jogo da velha e, aos invés de ocuparem os pneus, deixarão dentro do arco.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 4 outros jogos de estafetas poderão ser elaborados pelo(a) professor(a), em que as relações corporais entre os(as) alunos(as) sejam mais exploradas como, exemplos, correr de mãos dadas, abraçados, carregando objetos juntos etc.

Recursos Complementares

Os sites abaixo indicados apresentam algumas curiosidades e formas de jogar o jogo da velha.

http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/08/11/como-ganhar-no-jogo-da-velha/ (Acessado em 17/10/2010).

http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285810.shtml (Acessado em 17/10/2010).

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam da pesquisa? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Eles entenderam as regras e as funções do jogo da velha? Criaram estratégias e novas formas de jogar? Já haviam vivenciado o jogo? Eles relataram o que aprenderam? Exploraram as possibilidades de criar ações e atitudes que o jogo permite? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades foram mais interessantes? Como foi desempenhar o papel das dos símbolos do jogo? Qual(is) gostaria(m) de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior. Utilize os relatos para (re)planejar e (re)organizar seu projeto/plano de aula a respeito do conteúdo ministrado.

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