25/11/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, MARIA JOSÉ CAMPOS FERREIRA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pela caixa da memória
1º momento - O professor inicia a aula lendo para a turma o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes de autoria de Mem Fox, da editora Brinque Book. Antes da leitura, o professor fala o título do livro para as crianças e questiona: - Gente, sobre o que vocês acham que essa história vai falar? Após ouvir as crianças, o professor informa que o livro vai falar sobre memória e, em seguida, questiona à turma sobre o que é a memória. Prossegue a aula realizando a leitura do livro
Fonte: http://www.brinquebook.com.br
Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, em que todos os moradores eram seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente... Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias. |
Fonte: http://www.brinquebook.com.br
2º momento - Após a leitura do livro o professor retoma as falas iniciais das crianças sobre o que é a memória e propõe a confecção de uma caixa da memória com a ajuda dos familiares. Para ajudar as famílias na organização da caixa o professor pode enviar a seguinte orientação:
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - CAp/UFRN NATAL 18/06/2010 Caros pais, Combinamos com a turma de confeccionarmos a caixa da memória de cada criança. Solicitamos que ajudem as crianças nesta atividade. Nessa caixa vocês podem colocar itens (brinquedos, fotos, roupinhas, etc.) que ajudem a contar a história da criança desde o tempo que era bebê até os dias atuais. Visando possibilitar as crianças conhecerem a sua história e a dos colegas, planejamos a apresentação da caixa da memória para os dias 23 e 30/06, no horário das 14h e das 16h e 30m. Nessa apresentação contamos com a participação de vocês, portanto, pedimos que nos procurem para definir qual o melhor dia e horário para a sua participação nessa atividade.
Atenciosamente, Analice e Maria José
|
Fonte: Relato da prática, NEI, 2010.
Á medida que os familiares procurarem a escola para esclarecerem suas dúvidas sobre a atividade, o professor solicita que preencham a agenda indicando o dia e horário que podem vir apresentar a caixa da memória com a criança.
Fonte: Relato da prática, NEI, 2010.
ATIVIDADE 2 - Socializando as caixas das memórias
1º momento - O professor organiza com as crianças a sala para receberem os pais que irão apresentar a caixas da memória. Durante esse momento, o professor procura estabelecer com a turma alguns combinados para a realização da atividade.
2º momento - Os pais agendados iniciam a apresentação.
Socialização das caixas das memórias
Fonte: acervo do NEI, 2010.
ATIVIDADE 3 -
1º momento - Concluida a socialização de todas as caixas das memórias, o professor propõe a turma a produção de um texto coletivo para registrarem o que aprenderam com a atividade, como no exemplo abaixo:
Fonte: relato da prática, NEI, 2010
2º momento - Após a conclusão do texto o professor solicita que às crianças façam registro por meio do desenho para ilustrá-lo.
http://www.brinquebook.com.br - Ao entrar no site o professor digita na caixa de pesquisa o título da obra ou nome do autor. Além das imagens e sinopse do livro, o professor poderá acessar o link de sugestões para o professor e encontrará outras dicas de como trabalhar com o livro e o tema memória.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/09/2011
Quatro estrelasAchei super interessante e válida sua aula, parabéns,foi trabalhado aí vários aspectos. Com certeza realizarei com minha turma de 4 anos.
09/05/2011
Cinco estrelasAmei esta aula,devemos sempre incentivar os nossos alunos a construir e preservar as suas histórias pessoais.