07/02/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Professor leia com os seus alunos o artigo do dia "7 de agosto de 2010", sobre o agravamento da seca no nordeste com as mudanças climáticas, de Carlos Medeiro, publicado na UOL. A partir da leitura do texto, ensine a procurar o significado de clima, temperatura, semiárido, desertificação, discuta com eles esses termos e o artigo, para haver uma compreensão da notícia.
Notícia – “As mudanças climáticas agravam seca no nordeste e criam quatro desertos na região.”
http://fatosnoespelho.blogspot.com/2010/08/mudancas-climaticas-agravam-seca-no.html
Acesso em 10 de out. 2010.
Professor destaque os mapas do artigo e ensine aos seus alunos a fazer uma leitura de mapas. Para o destaque, clique na faixa colorida no centro do mapa que ele será destacado; verifique com os alunos o que o autor está querendo demonstrar; verifique a cor simbólica que indica desertificação; observe os dois mapas comparados em períodos diferentes para demonstrar a intensidade da desertificação.
Professor apresente o quadro de Candido Portinari, "os retirantes", solicite aos seus alunos que façam uma leitura, retratando as suas impressões iniciais. Mostre e pergunte: o que vocês podem falar desse quadro? O que vocês percebem? Faça anotação das respostas dos alunos e os convidem para um entendimento melhor. Logo após a leitura, você retoma o que foi dito e junto com eles, vai reconstruindo o diálogo inicial. O procedimento é o seguinte:
http://passapalavra.info/wp-content/uploads/2010/04/retirantes.jpg
Ao final, você pode verificar se no livro didático, da série dos seus alunos, há algum texto sobre o tema e faz uma leitura para uma melhor compreensão da seca no nordeste. Pode usar outros textos da sua escolha para aprofundamento.
Procure formar o pensamento critico e discursivo dos alunos e algumas habilidades: de leitura, de argumentação, de comparação e identificação, de busca e curiosidade, para evitar a formação de um aluno que incute a concepção de que a escola deve lhe fornecer tudo pronto.
Professor apresente uma galeria de fotos que retratem a seca no nordeste. Mostre o tipo de vegetação e como ficam no período de seca; os animais que se adaptam a esse tipo de ambiente, que são criados como economia doméstica, o estrago que a seca faz aos animais, provocando morte por falta de água e de alimentação, o tipo de habitação do camponês do nordeste e a possibilidade de produção em pleno período de seca.
Foto 1 – juazeiro e foto 2 - Catingueira http://ricardoamancio.zip.net/
foto 3 - nome popular macambira - http://3.bp.blogspot.com/_nRmLM9rp1Dk/SWkIS23oXUI/AAAAAAAABCU/po0gaQ7N_Gg/s1600-h/DSC00456.jpg
foto 4 – cactus – nome popular: xiquexique e cardeiro http://www.vegetacaodobrasil.hpg.com.br/caatinga-02.jpg
foto 5 – cactus - nome popular: coroa de frade. http://eptv.globo.com/ETG_FOTOS/FLORA/50.jpg
foto 6 – cactus – nome popular facheiro http://www.frigoletto.com.br/GeoAlagoas/Cactos/facheiro.jpg
foto 7 - criação de cabras http://oliveirajunior2.zip.net/images/seca.jpg
foto 8 – O gado morto. http://farm3.static.flickr.com/2652/3779283526_612013bc4d.jpg
foto 9 – moradia do camponês nordestino. http://contenti1.espn.com.br/foto/pequena/490506f7-12eb-3ffc-8f17-cb318785e350.JPG
Professor a partir das fotos estude com os alunos alguns aspectos relacionados à compreensão do problema da seca no nordeste. Colocaremos algumas questões norteadoras para você orientar esse estudo:
Sugestão de textos A seca no Nordeste 09/10/2007
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/nordeste_seca
Acesso em 10 de out. 2010.
Clima semiárido Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_semi%C3%A1rido
Acesso em 10 de out. 2010
Caatinga Wagner de Cerqueira e Francisco Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/brasil/caatinga.htm
Caatinga Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga
Acesso em 10 de out. 2010
Professor organize com os alunos uma conferência sobre a seca no nordeste, prepare uma atividade de busca que precise do trabalho dos alunos em equipe, para montagem de diferentes painéis retratando o problema da seca:
Combina-se o dia da conferência com convites e horários para as diferentes turmas da escola e no momento das visitas, as devidas equipes ficam ao lado do seu painel compartilhando o conhecimento aprendido sobre a seca do nordeste.
Professor coloque o vídeo notícia UOL da enchente em Alagoas, para seus alunos assistirem. No vídeo eles vão observar o rio da cidade e a localização das casas e deduzirem a causa do rio mudar o curso e invadir parte da cidade. Assim, os alunos fazem as primeiras explicações sobre o fenômeno de enchentes no nordeste. Discutir com os alunos porque muitas cidades se formam a margem e perto dos rios.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2010/07/04/04021C326CD4A133A6.jhtm
Professor possibilite que os alunos vivenciem as explicações nacionais para as enchentes de Alagoas e Pernambuco. Assistam ao vídeo: programa Nordeste viver e preservar, do Globo Nordeste. Ao final, organize os alunos em pequenos grupos para que elaborem um resumo do programa e destaquem as explicações da enchente em Alagoas e em Pernambuco.
Link.
http://consciencia.blog.br/2010/07/causas-reais-das-enchentes-da-zona-da-mata-nordestina.html
Professor oriente os alunos a fazer um relato sobre as enchentes no nordeste, fazendo os comentários pessoais sobre o fenômeno e ao final transforme as opiniões em um debate na turma.
No debate, o professor faz a coordenação dos turnos das falas e os alunos se inscrevem, com direito a cinco minutos de expressão.
Ao final do conjunto de aulas, analisar se os alunos:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!