Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AS CHUVAS NO NORDESTE TRAZEM ALEGRIA OU TRISTEZA

 

07/02/2011

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que a falta de chuva no nordeste atinge o sertão de oito Estados, considerados como o Polígono das Secas.
  • Discutir as causas da seca do nordeste e as conseqüências sociais e econômicas;
  • Entender que o nordeste também sofre com o excesso de chuva, que traz conseqüências desastrosas à população
Duração das atividades
4 aulas, cada uma com diferentes momentos de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter domínio do conceito de lugar, de Estado e de País.
  • Localizar o nordeste no  mapa.
  • Diferenciar as regiões
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Analisar a situação de seca no nordeste

1º momento

Professor leia com os seus alunos o artigo do dia "7 de agosto de 2010", sobre o agravamento da seca no nordeste com as mudanças climáticas, de Carlos Medeiro, publicado na UOL. A partir da leitura do texto, ensine a procurar o significado de clima, temperatura, semiárido, desertificação, discuta com eles esses termos e o artigo, para haver uma compreensão da notícia.

Notícia – “As mudanças climáticas agravam seca no nordeste e criam quatro desertos na região.”

http://fatosnoespelho.blogspot.com/2010/08/mudancas-climaticas-agravam-seca-no.html

Acesso em 10 de out. 2010.

2º momento

Professor destaque os mapas do artigo e ensine aos seus alunos a fazer uma leitura de mapas. Para o destaque, clique na faixa colorida no centro do mapa que ele será destacado; verifique com os alunos o que o autor está querendo demonstrar;  verifique a cor simbólica que indica desertificação; observe os dois mapas comparados em períodos diferentes para demonstrar a intensidade da desertificação.

3º momento

 Professor apresente o quadro de Candido Portinari, "os retirantes", solicite aos seus alunos que façam uma leitura, retratando as suas impressões iniciais. Mostre e pergunte: o que vocês podem falar desse quadro? O que vocês percebem? Faça anotação das respostas dos alunos e os convidem para um entendimento melhor. Logo após a leitura, você retoma o que foi dito e junto com eles, vai reconstruindo o diálogo inicial. O procedimento é o seguinte:

  • Comece pela autoria da obra de arte – quem criou essa obra? Qual o título da obra?
  • Inicie com uma leitura interpretativa - Qual o objetivo do autor de representar um grupo de pessoas com tais características? Por que no quadro as pessoas pintadas têm essas características? Qual o impacto ao se observar o quadro "os retirantes"? O que devemos fazer para ajudar a transformar essa situação de vida no nordeste? Se você fosse um deputado estadual o que faria? Se fosse um deputado federal que projeto criaria? Se fosse o presidente da república que medidas seriam tomadas?
  • Propicie ao seu aluno a possibilidade de desenvolver a sensibilidade diante da condição de pobreza e abandono de seres humanos - Quais os seus sentimentos se você estivesse na condição de uma dessas pessoas pintadas no quadro?  O que você faria?

 

 

http://passapalavra.info/wp-content/uploads/2010/04/retirantes.jpg

Ao final, você pode verificar se no livro didático, da série dos seus alunos, há algum texto sobre o tema e faz uma leitura para uma melhor compreensão da seca no nordeste. Pode usar outros textos da sua escolha para aprofundamento.

Procure formar o pensamento critico e discursivo dos alunos e algumas habilidades: de leitura, de argumentação, de comparação e identificação, de busca e curiosidade, para evitar a formação de um aluno que incute a concepção de que a escola deve lhe fornecer tudo pronto.

Atividade 2 - Discutir a seca no nordeste via aspectos sociais e econômicos.

1º momento

Professor apresente uma galeria de fotos que retratem a seca no nordeste. Mostre o tipo de vegetação e como ficam no período de seca; os animais que se adaptam a esse tipo de ambiente, que são criados como economia doméstica, o estrago que a seca faz aos animais, provocando morte por falta de água e de alimentação, o tipo de habitação do camponês do nordeste e a possibilidade de produção em pleno período de seca.

 

Foto 1 – juazeiro e  foto 2 - Catingueira  http://ricardoamancio.zip.net/  

foto 3  - nome popular macambira - http://3.bp.blogspot.com/_nRmLM9rp1Dk/SWkIS23oXUI/AAAAAAAABCU/po0gaQ7N_Gg/s1600-h/DSC00456.jpg

 

foto 4 – cactus – nome popular: xiquexique e cardeiro http://www.vegetacaodobrasil.hpg.com.br/caatinga-02.jpg

foto 5 – cactus - nome popular: coroa de frade. http://eptv.globo.com/ETG_FOTOS/FLORA/50.jpg

foto 6 – cactus – nome popular facheiro http://www.frigoletto.com.br/GeoAlagoas/Cactos/facheiro.jpg 

 

 

foto 7 -  criação de cabras http://oliveirajunior2.zip.net/images/seca.jpg    

foto 8 – O gado morto. http://farm3.static.flickr.com/2652/3779283526_612013bc4d.jpg    

foto 9 – moradia do camponês nordestino. http://contenti1.espn.com.br/foto/pequena/490506f7-12eb-3ffc-8f17-cb318785e350.JPG

 

2º momento

 Professor a partir das fotos estude com os alunos alguns aspectos relacionados à compreensão do problema da seca no nordeste. Colocaremos algumas questões norteadoras para você orientar esse estudo:

  • O que é um clima semiárido?
  • O que é vegetação denominada caatinga;
  • O tipo de cultivo é adequado ao clima do semiárido?
  • Como vive o camponês nordestino e quais as suas condições de vida no sertão do nordeste?
  • Por que o camponês nordestino abandona a sua terra e se aventura a busca da sua sobrevivência nos grandes centros (êxodo rural)?
  • Quais as alternativas que podem amenizar o problema da seca?

Sugestão de textos   A seca no Nordeste  09/10/2007

 http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/nordeste_seca

Acesso em 10 de out. 2010.  

  Clima semiárido  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_semi%C3%A1rido

Acesso em 10 de out. 2010

  Caatinga Wagner de Cerqueira e Francisco Equipe Brasil Escola  

 http://www.brasilescola.com/brasil/caatinga.htm

  Acesso em 10 de out. 2010

Caatinga Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre  

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga

Acesso em 10 de out. 2010

3º momento

Professor organize com os alunos uma conferência sobre a seca no nordeste, prepare uma atividade de busca que precise do trabalho dos alunos em equipe, para montagem de diferentes painéis retratando o problema da seca:

  • fotos.
  • obras de artes.
  • notícias.
  • artigos

Combina-se o dia da conferência com convites e horários para as diferentes turmas da escola e no momento das visitas, as devidas equipes ficam ao lado do seu painel compartilhando o conhecimento aprendido sobre a seca do nordeste.

Atividade 3 - Explicar o porquê das enchentes no nordeste brasileiro  

1º momento

Professor coloque o vídeo notícia UOL da enchente em Alagoas, para seus alunos assistirem. No vídeo eles vão observar o rio da cidade e a localização das casas e deduzirem a causa do rio mudar o curso e invadir parte da cidade. Assim, os alunos fazem as primeiras explicações sobre o fenômeno de enchentes no nordeste. Discutir com os alunos porque muitas cidades se formam a margem e perto dos rios.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2010/07/04/04021C326CD4A133A6.jhtm

2º momento

Professor possibilite que os alunos  vivenciem as explicações nacionais para as enchentes de Alagoas e Pernambuco. Assistam ao vídeo: programa Nordeste viver e preservar, do Globo Nordeste.  Ao final, organize os alunos em pequenos grupos para que elaborem um resumo do programa e destaquem as explicações da enchente em Alagoas e em Pernambuco.  

Link.   

http://consciencia.blog.br/2010/07/causas-reais-das-enchentes-da-zona-da-mata-nordestina.html     

3º momento

Professor oriente os alunos a fazer um relato sobre as enchentes no nordeste, fazendo os comentários pessoais sobre o fenômeno e ao final transforme as opiniões em um debate  na turma.

No debate, o professor faz a coordenação dos turnos das falas e os alunos se inscrevem, com direito a cinco minutos de expressão.  

Recursos Complementares
Avaliação

  Ao final do conjunto de aulas, analisar se  os alunos:

  • desenvolveram as atividades propostas;
  • compreenderam e conseguiram fazer com ou sem ajuda um exercício avaliativo com questões abordando a seca, a causa da seca e as enchentes no nordeste,
  • atingiram os objetivos propostos.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.