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Diferenças entre pronúncia e escrita em trabalhos com ortografia

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a diferença entre a escrita e pronúncia de determinadas palavras. Saber que esta diferença repercute na escrita convencional destas palavras.  
  •  Conhecer alguns grafemas que representam um mesmo som e cuja variação dependa da sua posição na palavra.     
  • Ampliar, a partir dessas percepções, as habilidades ortográficas.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos, podendo se prolongar, já que se trata de uma temática a ser trabalhada constantemente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreensão de como funciona a escrita alfabética.  

Estratégias e recursos da aula

1 – Observação quanto à relação pronúncia - escrita   

OBJETIVOS:   

  • Desenvolver a percepção de que há diferença entre a escrita e a pronúncia de determinadas palavras. Saber que esta diferença repercute na escrita convencional destas palavras.   

PROCEDIMENTOS:   

- Interrogue as crianças sobre como elas definem, como planejam a escrita de uma palavra. O que é pensado? O que é levado em consideração para definir o modo correto de escrever?  

 Para fomentar a problemática, desafie-os a escrever uma palavra de “pouco” domínio do grupo como, por exemplo: ornitorrinco, estereótipo, asteroide etc.

É importante que tenham observado e entendido que, para escrever corretamente, pronunciamos pausadamente cada parte/sílaba da palavra buscando, desse modo, identificar o som de cada letra que a compõe.  

 - Pergunte às crianças se esta estratégia funciona para todas as palavras. Verifique ainda com elas qual poderia ser a diferença de falar pausadamente, rapidamente ou normalmente a palavra a ser escrita.

Solicite que falem “normalmente” palavras como: retrato, cabelo, tomate, livro, esmalte etc. Na sequência, elas devem escrevê-las, exercitando a prática de falar pausadamente/silabando. Verifique se perceberam algo que gostariam de compartilhar com os colegas a respeito da atividade realizada.

Nesta fase, é necessário que os alunos tenham identificado a relevância da fala para auxiliar a escrita ortográfica. Contudo, o objetivo principal é que reconheçam que haverá algumas letras, em determinados lugares de certas palavras, que nem sempre o som usual representado na oralidade corresponderá ao que deve ser utilizado para ortografia convencional. Como experiência, solicite que falem a palavra tomate. Pergunte qual o som representado pela última letra. Seria o som da letra i, mas na escrita convencional esta palavra termina com a letra e.   

- Verifique se os alunos sabem apresentar alguns exemplos de palavras em que a pronúncia é diferente da escrita. Os exemplos apresentados deverão ser registrados no caderno.   

- Oriente uma atividade na qual, em duplas ou grupos, deverão pesquisar (revistas, livros e jornais) com a finalidade de elaborar alguma estratégia para identificar algumas letras e/ou palavras onde a “dualidade” som/escrita são mais marcantes. Deverão, a partir disso, indicar hipóteses para desenvolver, adquirir a maneira adequada de se apropriar da escrita ortográfica desses casos.  

O desafio é que percebam e identifiquem situações como disputas entre E, I, O e U que ocorrem em palavras, como seguro e tamborim. Na palavra seguro, o E “assume" som de I; no caso de tamborim, o O representa som de U.   

Uma alternativa, neste trabalho, é que percebam a leitura e o treino da escrita como uma estratégia importante e necessária para nos apropriarmos de uma escrita adequada e correta.   

2 – Variação sonora das vogais E - I  e  O- U   

OBJETIVO:  

  •  Conhecer alguns grafemas que representam um mesmo valor sonoro, cuja variação depende da sua posição na palavra.       

PROCEDIMENTOS:  

 ATENÇÃO: As atividades orientadas a seguir devem ser desenvolvidas por “blocos” de variações, ou seja, em um momento de variações entre E e I e, em seguida, O e U, ou vice-versa.    

- Selecione algumas palavras que possuam as vogais E e I / O e U. Prioritariamente, nesta lista, devem constar palavras terminadas e iniciadas com as referidas vogais.   

EXEMPLOS   

Variações E – I:

Igreja, pele, frente, chocolate, escola, irmão, elefante, Iara, fiquei, dente, táxi, júri, pai, herói, javali, imediato, gente, chave, tomate, etc.   

Variações O – U:   

Ouvido, vaso, livro, caderno, urso, ovelha, ônibus, olho, cabelo, usina, sapato, Otávio, troféu, muito, etc.

Registre as palavras no quadro-negro e solicite que leiam em voz alta. A cada palavra lida, pergunte o que observaram. Dentre as observações apresentadas pelas crianças, as indicadas a seguir devem constar, pois são de fundamental importância como construção de entendimento da estrutura que caracteriza algumas das palavras com este perfil.  

  •  Todas as palavras apresentadas começaram e/ou terminaram com vogais.
  • As que terminaram com vogais E – I ou O – U possuíam som muito parecido, podendo gerar dúvidas e confusões no momento da escrita.
  •  Quando estas letras (e – i / o – u) aparecem em outro lugar da palavra, que não o início ou o fim, demonstram representação sonora mais clara, o que inibe possíveis dúvidas.

- Todas as conclusões, bem como as palavras analisadas, deverão ser registradas no caderno.   

- Organize duplas para que possam localizar em jornais ou revistas dez palavras com as características trabalhadas, ou seja, palavras em que a oralidade não representa fielmente a sua escrita ortográfica. As palavras encontradas deverão ser copiadas no caderno.  

3 – Fixando habilidades ortográficas   

OBJETIVO:   

  •  Ampliar, a partir das reflexões, as habilidades ortográficas.    

PROCEDIMENTOS:   

Verifique a seguir algumas atividades de fixação:  

 I - No quadro abaixo, temos várias palavras. Colora de verde as que estiverem erradas e reescreva-as corretamente nas linhas abaixo do quadro. As corretas deverão ser coloridas de azul.

CABELU

FRENTI

LIVRU

SAPATU

CHOCOLATI

CADERNU

RETRATU

PIOLHU

ESMALTI

TUMATI

URSU

ELEFANTI

____________________________          ____________________________       ____________________________          ____________________________

____________________________          ____________________________       ____________________________          ____________________________

____________________________          ____________________________       ____________________________          ____________________________

II- A professora ditou algumas frases e precisa de sua ajuda na correção. Identifique, nas frases a seguir, o(s) erro(s) e, em seguida, escreva a frase corretamente na linha abaixo:  

 Meu livru preferidu é Caichinhus Dourados.

____________________________________________________________________

Hoje tivemos na merenda macarrão com molhu de tumati.  

____________________________________________________________________  

 Fiquei com dor de denti de tanto comer chocolati.  

 ____________________________________________________________________  

Otáviu esqueceu o livru e o cadernu na biblioteca da iscola.  

 ____________________________________________________________________ 

III- Escreva uma lista com cinco palavras, no mínimo, onde o som da pronúncia pode causar confusão, prejudicando a escrita correta. Seja criativo e utilize palavras diferentes das já apresentadas neste exercício.    

 ____________________________          ____________________________     ____________________________          ____________________________ ____________________________          ____________________________      ____________________________          ____________________________  

IV - Escreva o que representa a figura:

Recursos Complementares

Para ampliar seus estudos sobre esta temática, vale a pena conferir uma matéria apresentada pela Revista Nova Escola. Nesta reportagem, são apresentadas reflexões do estudioso Artur Gomes de Morais, sobre o ensino da ortografia para crianças em processo de alfabetização. O texto “É hora de escrever certo” encontra-se disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. (Acesso em: 07 de outubro de 2010). 

Avaliação

O importante das habilidades trabalhadas nesta aula é o avanço da criança quanto às estratégias para uma escrita ortográfica, ao compreender que nem sempre a oralidade corresponde à escrita ortográfica. No acompanhamento deste processo, indicamos a realização de ditados periódicos, de palavras e ou frases que apresentem tais desafios.

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