07/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Compreensão de como funciona a escrita alfabética.
1 – Observação quanto à relação pronúncia - escrita
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
- Interrogue as crianças sobre como elas definem, como planejam a escrita de uma palavra. O que é pensado? O que é levado em consideração para definir o modo correto de escrever?
Para fomentar a problemática, desafie-os a escrever uma palavra de “pouco” domínio do grupo como, por exemplo: ornitorrinco, estereótipo, asteroide etc.
É importante que tenham observado e entendido que, para escrever corretamente, pronunciamos pausadamente cada parte/sílaba da palavra buscando, desse modo, identificar o som de cada letra que a compõe.
- Pergunte às crianças se esta estratégia funciona para todas as palavras. Verifique ainda com elas qual poderia ser a diferença de falar pausadamente, rapidamente ou normalmente a palavra a ser escrita.
Solicite que falem “normalmente” palavras como: retrato, cabelo, tomate, livro, esmalte etc. Na sequência, elas devem escrevê-las, exercitando a prática de falar pausadamente/silabando. Verifique se perceberam algo que gostariam de compartilhar com os colegas a respeito da atividade realizada.
Nesta fase, é necessário que os alunos tenham identificado a relevância da fala para auxiliar a escrita ortográfica. Contudo, o objetivo principal é que reconheçam que haverá algumas letras, em determinados lugares de certas palavras, que nem sempre o som usual representado na oralidade corresponderá ao que deve ser utilizado para ortografia convencional. Como experiência, solicite que falem a palavra tomate. Pergunte qual o som representado pela última letra. Seria o som da letra i, mas na escrita convencional esta palavra termina com a letra e.
- Verifique se os alunos sabem apresentar alguns exemplos de palavras em que a pronúncia é diferente da escrita. Os exemplos apresentados deverão ser registrados no caderno.
- Oriente uma atividade na qual, em duplas ou grupos, deverão pesquisar (revistas, livros e jornais) com a finalidade de elaborar alguma estratégia para identificar algumas letras e/ou palavras onde a “dualidade” som/escrita são mais marcantes. Deverão, a partir disso, indicar hipóteses para desenvolver, adquirir a maneira adequada de se apropriar da escrita ortográfica desses casos.
O desafio é que percebam e identifiquem situações como disputas entre E, I, O e U que ocorrem em palavras, como seguro e tamborim. Na palavra seguro, o E “assume" som de I; no caso de tamborim, o O representa som de U.
Uma alternativa, neste trabalho, é que percebam a leitura e o treino da escrita como uma estratégia importante e necessária para nos apropriarmos de uma escrita adequada e correta.
2 – Variação sonora das vogais E - I e O- U
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
ATENÇÃO: As atividades orientadas a seguir devem ser desenvolvidas por “blocos” de variações, ou seja, em um momento de variações entre E e I e, em seguida, O e U, ou vice-versa.
- Selecione algumas palavras que possuam as vogais E e I / O e U. Prioritariamente, nesta lista, devem constar palavras terminadas e iniciadas com as referidas vogais.
EXEMPLOS
Variações E – I:
Igreja, pele, frente, chocolate, escola, irmão, elefante, Iara, fiquei, dente, táxi, júri, pai, herói, javali, imediato, gente, chave, tomate, etc.
Variações O – U:
Ouvido, vaso, livro, caderno, urso, ovelha, ônibus, olho, cabelo, usina, sapato, Otávio, troféu, muito, etc.
Registre as palavras no quadro-negro e solicite que leiam em voz alta. A cada palavra lida, pergunte o que observaram. Dentre as observações apresentadas pelas crianças, as indicadas a seguir devem constar, pois são de fundamental importância como construção de entendimento da estrutura que caracteriza algumas das palavras com este perfil.
- Todas as conclusões, bem como as palavras analisadas, deverão ser registradas no caderno.
- Organize duplas para que possam localizar em jornais ou revistas dez palavras com as características trabalhadas, ou seja, palavras em que a oralidade não representa fielmente a sua escrita ortográfica. As palavras encontradas deverão ser copiadas no caderno.
3 – Fixando habilidades ortográficas
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
Verifique a seguir algumas atividades de fixação:
I - No quadro abaixo, temos várias palavras. Colora de verde as que estiverem erradas e reescreva-as corretamente nas linhas abaixo do quadro. As corretas deverão ser coloridas de azul.
CABELU |
FRENTI |
LIVRU |
SAPATU |
CHOCOLATI |
CADERNU |
RETRATU |
PIOLHU |
ESMALTI |
TUMATI |
URSU |
ELEFANTI |
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II- A professora ditou algumas frases e precisa de sua ajuda na correção. Identifique, nas frases a seguir, o(s) erro(s) e, em seguida, escreva a frase corretamente na linha abaixo:
Meu livru preferidu é Caichinhus Dourados.
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Hoje tivemos na merenda macarrão com molhu de tumati.
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Fiquei com dor de denti de tanto comer chocolati.
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Otáviu esqueceu o livru e o cadernu na biblioteca da iscola.
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III- Escreva uma lista com cinco palavras, no mínimo, onde o som da pronúncia pode causar confusão, prejudicando a escrita correta. Seja criativo e utilize palavras diferentes das já apresentadas neste exercício.
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IV - Escreva o que representa a figura:
Para ampliar seus estudos sobre esta temática, vale a pena conferir uma matéria apresentada pela Revista Nova Escola. Nesta reportagem, são apresentadas reflexões do estudioso Artur Gomes de Morais, sobre o ensino da ortografia para crianças em processo de alfabetização. O texto “É hora de escrever certo” encontra-se disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. (Acesso em: 07 de outubro de 2010).
O importante das habilidades trabalhadas nesta aula é o avanço da criança quanto às estratégias para uma escrita ortográfica, ao compreender que nem sempre a oralidade corresponde à escrita ortográfica. No acompanhamento deste processo, indicamos a realização de ditados periódicos, de palavras e ou frases que apresentem tais desafios.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/06/2014
Quatro estrelasOTIMA.
07/11/2013
Cinco estrelasexcelente essas aulas
16/08/2013
Cinco estrelasMuito boa a sua aula.