05/12/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Observar que homens e mulheres tem capacidade para praticar as mesmas modalidades esportivas.
- Definição de Esporte
- História do Futebol
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Nos dias atuais é raro encontrarmos uma mulher que se dedique única e exclusivamente a cuidar dos filhos e da casa. Com a evolução e modernização da sociedade as mulheres tornam-se cada dia mais independentes, e no esporte não é diferente a cada dia que passa as mulheres estão mostrando a que vieram.
PROBLEMATIZAÇÃO
CAFÉ DO RICHARD. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/_banco/multiplas/1239947122_chutfem.jpg acessada em: 25/09/2009
INSTRUMENTALIÇÃO
Vamos testar nossos conhecimentos.
Atividade 1
Reunam-se em grupos e vamos fazer uma lista com o nome de atletas femininos e as modalidades que praticam, destacando inclusive os atletas locais e de nossa escola.
Professor solicite a:
- um dos estudantes que faça o registro no quadro de giz, para a turma acompanhar e ir verificando os nomes que se repetem.
- e a outro que faça o registro em folha separada, para que a partir desta lista você pesquise mais dados para continuar as discussões.
Atividade 2
Solicite aos estudantes que pesquisem alguns ditos populares sobre a posição feminina na sociedade e anotem em seu caderno (para iniciarmos as discussões na próxima aula).
A partir das pesquisas sobre os ditos populares sobre a posição feminina na sociedade, vamos solicitar que os estudantes façam a leitura para seus colegas. Após ou durante as apresentações vamos iniciar uma disucssão sobre o ponto de vista da turma. Cuidado para não ficar muito tempo nesta atividade.
Esta atividade poderá ser realizada no laboratório de informática para facilitar o momento da pesquisa.
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18462/mulheres_esporte_escola.wmv acessada em 25/09/2 009.
Roteiro de Discussão:
Vocês conhecem Walt Whitman? E o pensamento que inicia o vídeo: "Se a alma não é o c orpo, o que será a alm a"?
Apartir dess e pensamento vamos analisar:
- A alma tem sexo?
- A alma masculina é melhor que a feminina?
- Se a alma é o corpo, existe distinção de gênero?
CATARSE
Muitos dizem que lugar de mulher é em casa, mas isso está mudado, nos dias atuais é rara a mulher que fica em casa fazendo serviços domésticos e cuidando dos filhos, as mulheres passaram de um papel submisso no casamento e na família para uma presença ativa no mercado de trabalho. Não que o papel desempenhado pelas mulheres seja menos importante que os dos homens até hoje, mas que as atividades realizadas não eram consideradas importantes. Observem a situação dos estudantes, por exemplo: muitos acham que estudar é fácil, que não exige esforço e dedicação, não é verdade? Quantos de vocês ajudam suas mães, avós, tias em casa?
Questione sobre o que cada um pensa sobre a independência feminina, aproveite este momento para debater com a turma sobre a importância das mulheres na sociedade e nos esportes, após uma boa conversa use como exemplo a medalha de ouro conquistada pela Seleção Feminina de Futebol nos Jogos Panamericanos do Brasil (Rio 2007) , onde diante de um público de mais de 67 mil pessoas no Maracanã elas realizaram uma goleada - BRASIL 5 x 0 EUA.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Pergunte aos alunos se alguém sabe quem é a melhor jogadora de futebol do mundo?
http://www.youtube.com/watch?v=IASQHCbhRKI
Roteiro de discussão:
- Qual o papel dos pais em relação ao esporte/brincadeiras praticado pelos filhos?
- Que tipo de preconceitos Marta enfrentou?
- Por que os estádios ainda não possuem uma estrutura adequada para equipes femininas e masculinas? Quem projeta estes locais que visão possuem do esporte?
Vamos analisar: Existe preconceitos entre nós? O que vocês acham que suas irmãs, mães, tias passem a praticar o futebol e outros esportes de tradição masculina? Como o alterofelismo, por exemplo?
Proponha aos estudantes uma atividade de pesquisa on-line, utilizando a metodologia de webquest, sugerimos ao professor esta metodologia, pois possibilita o estudante seguir um roteiro de sites, pré-selecionados por você, de forma que estes não se percam diante de tantas informações na internet, organize a tarefa e as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site da Escolabr para criar e postar sua webquest, onde há orientações para esse processo, e o site é gratuito http://www.webquestbrasil.org/
Faça uma discussão final, conversando sobre a importância de revermos alguns de nossos valores pessoais, sobre o papel que a mulher pode e deve desempenhar não somente na sociedade atual, mas nos esportes e na vida de cada um de nós. Deixe bem claro que, não se trata de ser melhor, mas que todos temos o direito de tratamento igual .
Nome | Tipo |
---|---|
Mulheres [Visões do esporte] | Vídeo |
Através da participação de cada um nos momentos de discussão e da defesa do seu ponto de vista sobre assunto trabalhado.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito bem elaborada para discução de genero. No mundo preconceituoso que vivemos trabalhar este tema na esola é fundamental principalmente porque aproximamos da nossa realidade.