17/11/2010
Nelson V. F. Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Compreender o processo de modernização da agricultura, a partir da Revolução Verde.
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula com alguns questionamentos:
Com o objetivo de oferecer mais subsídios para a discussão, o professor poderá ler e refletir com os alunos os seguintes fragmentos:
"Apesar do grande desenvolvimento industrial e da expansão urbana, a agricultura representa papel fundamental no mundo hoje. O desenvolvimento científico e tecnológico vem alterando os seus padrões tradicionais, porém ela continua responsável pela alimentação da humanidade." (DINIZ, José A. F. Geografia da agricultura. São Paulo: Difel, 1984)
A modernização da agricultura é necessária e importante, pois o contingente de pessoas a serem alimentadas é muito grande e continua crescendo.
"Quando ocorreu a grande crise do capitalismo nos anos de 1870 a 1896, a agricultura passou a ser subordinada definitivamente à indústria e, em seguida, também ao capital financeiro." (ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecológica: preservação do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 13.)
A revolução na agricultura
A fome é um problema mundial, pois atinge milhões de pessoas diariamente, mais precisamente nos países pobres. Nas décadas de 50 e 60 os países mais industrializados realizaram experiências no ramo de produção de alimentos, tendo como finalidade amenizar a fome no mundo, acreditava-se no momento que o simples fato de aumentar a oferta de alimentos resolveria a problemática da fome.
A chamada Revolução Verde corresponde ao método de promover um significativo aumento na produção de cereais básicos à alimentação (arroz, milho e trigo), os processos e experimentos foram realizados em centros de pesquisas nos Estados Unidos. A idéia primordial do aumento da produtividade tem como intenção o crescimento da produção sem atingir a estrutura fundiária.
No decorrer da década de 60, foram introduzidas culturas como o trigo e o arroz de novas variedades, fato que proporcionou a multiplicação da produção dessas culturas, no entanto, esse progresso produtivo tinha como base a necessidade de emprego de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas e inseticidas), além da irrigação, que geralmente os países subdesenvolvidos não possuem. Essa evolução atingiu praticamente as áreas já avançadas, pois nas regiões pobres o cultivo ainda é tradicional e com baixa produtividade.
Disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm (Acesso em 16/10/2010)
A partir das leituras e reflexões feitas, o professor deverá conduzir a formação de grupos de discussões. Cada aluno deverá fazer análises sobre o aumento da produtividade proporcionado pela Revolução Verde e a continuidade da fome no mundo.
O professor deverá pedir aos alunos (aos grupos anteriormente formados) que realizem uma pesquisa com as seguintes orientações:
O que é a Revolução Verde?
Quando ela ocorreu?
De forma ela aconteceu em países com diferentes graus de desenvolvimento econômico?
O que é um pacote tecnológico? Qual a relação desses pacotes com a Revolução Verde?
Quais as principais empresas interessadas na continuidade dessa Revolução?
Como foi a entrada da Revolução Verde no Brasil?
Quais as principais consequências da Revolução para a terra e para o homem?
Quais as relações entre a Revolução Verde e a diminuição da fome no mundo? Essa diminuição de fato ocorreu? O problema da fome está na produção de alimentos?
O trabalho poderá ser ilustrado com gráficos sobre a produtividade agrícola no mundo e a distribuição de alimentos.
Aula 2
O resultado da pesquisa deverá ser apresentado pelos grupos na turma e, depois, o professor deve promover um debate. Visando a participação de todos, o docente deve organizar a sala em círculo, de modo que todos possam se ver. Feito isso, com as orientações dadas para a pesquisa e os resultados encontrados pelos grupos o debate acontecerá com a intermediação do professor.
Recursos
- Fragmentos de textos apresentados;
- Internet.
Referências bibliográficas
DINIZ, José A. F. Geografia da agricultura. São Paulo: Difel, 1984
ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecológica: preservação do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petrópolis: Vozes, 2001.
Sites para consulta
http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm
Ao final da primeira aula: os alunos deverão ser avaliados pela sua organização, participação e envolvimento nas discussões.
Ao final da segunda aula: a avaliação será feita a partir do trabalho escrito e das participações durante as apresentações e o debate. O respeito por ideias divergentes deve ser observado.
Três estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/10/2012
Duas estrelaseu não gotei tanto por que não tem as respostas deveria ter as respostas!
08/08/2011
Três estrelasBom
15/06/2011
Cinco estrelasesta foi uma boa psquisa e que ns ajuda muito no mlhor entendimento dos alunos
28/04/2011
Cinco estrelasÉ bom demais poder compartilhar com sugestões tão boas como estas.