Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Notícia cresce-cresce - Construção e desconstrução de notícia.

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a ideia principal e as ideias secundárias de uma notícia.
  • Confrontar a notícia original com a criada, destacando semelhanças e diferenças.
  • Destacar, numa frase, as palavras fundamentais para a compreensão, a partir de sua construção e desconstrução.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de notícias do dia-a-dia e construção de manchetes.

Estratégias e recursos da aula

1° momento:

          A turma é dividida em grupos de 3 e cada um deles recebe palavras da manchete de uma notícia, recortada, e colada em fichas.

          O professor solicita aos grupos que as organizem, em sequência, formando uma frase, com as palavras recebidas.

milhão          de          um           quer          doze          mais

alemão           anos          plantar          um          árvores

          À turma é solicitado que crie uma notícia correspondente à manchete construída.

  • Exemplos de algumas manchetes que podem surgir:
  • As palavras deverão ser apresentadas com letras minúsculas de um lado da tira e com maiúsculas do outro lado.
  1. Um alemão quer plantar árvores de milhão mais de doze anos.
  2. Alemão, de um milhão de anos, quer plantar mais doze árvores.
  3. Um milhão de árvores quer mais um alemão doze anos plantar.
  4. Mais um milhão de anos, um alemão quer doze árvores plantar.
  5. Um milhão, mais doze árvores de anos um alemão quer plantar.
  6. Plantar doze árvores um milhão de anos, mais um alemão quer.
  7. Plantar doze árvores, mais um milhão, um alemão de anos quer.
  8. Quer mais um alemão, um milhão de anos, plantar doze árvores.
  9. Um milhão mais árvores de doze anos um alemão plantar quer.
  10. Um alemão de doze anos quer plantar árvores mais um milhão.

2° momento: 

          Os grupos criam uma notícia que corresponda à manchete produzida.

  • É pedido que eles não esqueçam de informar:
  1. O que aconteceu?
  2. Onde?
  3. Como?
  4. Quando?
  5. Por quê?   

          Cada grupo, ao terminar sua notícia, faz sua ilustração e apresenta sua produção para o restante da turma.

  • Neste momento, os alunos confrontam suas manchetes e suas notícias, analisando:
  1. as reais, as possíveis.
  2. as imagináveis, as ficcionais.
  3. as possíveis que podem se tornar ficcionais.
  4. as ficcionais que podem se tornar reais.   

          É um momento onde diversão, surpresa, curiosidade, criatividade e muita lógica estão envolvidas.   

          As notícias deverão ser expostas com suas ilustrações no mural da turma, com o título: Cresce-cresce ou com algum outro sugerido pela turma..

3° momento:  

           Este é o momento no qual a manchete original original é conhecida.   

Alemão de 12 anos quer plantar mais um milhão de árvores.   

  • A leitura da notícia acontece tendo a turma a tarefa de achar as informações:
  1. O que aconteceu?
  2. Onde?
  3. Como?
  4. Quando?
  5. Por quê?
  • Notícia:

  • Faz-se, então, o confronto da notícia original e as criadas, destacando-se as semelhanças e diferenças entre elas e montando-se o quadro:

Notícia

Manchete

O que aconteceu?

Onde?

Como?

Quando?

Por quê?

Original

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Grupo 5

Grupo 6

Grupo 7

Grupo 8

Grupo 9

          O preenchimento do quadro é feito em colaboração e, para isso, cada grupo faz a identificação da ideia principal e das secundárias de sua notícia.

Recursos Complementares
  • Vídeo de Félix Finkbeiner, na conferência, em Bonn – oglobo.com.br/razaosocial-
Avaliação
  • A construção e desconstrução das palavras da manchete, a criação da notícia, o seu confronto com as da turma e a identificação das ideias principais e secundárias fornecerão ao professor uma avaliação de seus alunos quanto: à organização, à lógica, à sequência de ideias e à percepção de fatos principais e secundários.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana Lúcia de Campos, EMEF ANTONIO CARLOS DE A SILVA , São Paulo - dijo:
    analucampos@bol.com.br

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente e prática!podemos dinamizá-la com a apresentação de imagens e aproveitando outrras reportagens! Parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.